Diário de Guerra

Dia 84. Costa vai a Kiev ainda esta semana. Rússia estará a enfrentar dificuldades na guerra

18 mai, 2022 - 19:54 • André Rodrigues

Além do primeiro-ministro, também o presidente da Assembleia da República aceitou um convite para ir a Kiev. Moscovo anunciou a rendição de 959 soldados de Azovstal. Primeiro soldado russo julgado por crimes de guerra na Ucrânia declarou-se culpado pela morte a tiro de um civil de 62 anos.

A+ / A-

O primeiro-ministro vai a Kiev a convite do seu homólogo ucraniano. A notícia chegou durante a tarde, depois de o Presidente da República ter quebrado o segredo, assinalando a coincidência de António Costa visitar a capital ucraniana ao mesmo tempo que ele, Marcelo, vai estar em Timor-Leste para a tomada de posse presidencial de José Ramos-Horta, exatamente no dia em que o país assinala os 20 anos da sua independência.

De passagem por Bucareste, a capital da Roménia, Costa foi confrontado pelos jornalistas com o facto de ter sido o Chefe do Estado a anunciar a sua ida à Ucrânia, ainda esta semana.

Não disse a data em que iria e afastou qualquer eventual mal-estar com a inconfidência do Presidente: "O senhor Presidente da República anunciou está anunciado, se anunciou fez seguramente bem”, rematou Costa.

Também Augusto Santos Silva, o Presidente do Parlamento português, disse que sim ao convite do seu homólogo ucraniano para ir a Kiev.

Santos Silva garantiu que a visita ocorrerá assim que for oportuno e não vai sozinho.

“São deslocações que envolvem o presidente [da Assembleia da República] e delegações parlamentares. Deslocar-me-ei brevemente à Suécia e serei também acompanhado por uma delegação parlamentar, mas, dadas as circunstâncias que se vivem na Ucrânia, tudo isso será tratado com a discrição indispensável. Posso dizer que será logo que seja oportuno e as condições o permitam”, avançou.

Ainda no plano diplomático, estão formalmente apresentados os pedidos de adesão da Suécia e da Finlândia à NATO. Jens Stoltenberg aceitou a pretensão dos dois vizinhos nórdicos. Do outro lado do Atlântico, e enquanto suecos e finlandeses aguardam a tramitação do processo de entrada na Aliança Atlântica, Joe Biden assegurou que os EUA vão trabalhar com os seus candidatos a parceiros NATO em caso de uma eventual resposta agressiva da Rússia.

Em Ancara, o Presidente Erdoğan voltou a avisar que a Suécia não deve esperar uma aprovação do seu pedido de adesão à NATO, a menos que repatrie os militantes curdos, que a Turquia classifica como terroristas.

Horas depois, um porta-voz do Chefe do Estado turco referiu que a adesão da Finlândia e da Suécia só vai ser possível se ou quando forem dadas garantias claras de que a Turquia não precisa de ter preocupações acrescidas com a sua segurança nacional.

Enquanto isso, em Moscovo, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo anunciou a expulsão de 85 funcionários diplomáticos da França, Espanha e Itália em resposta a medidas semelhantes desses países.

Já em Kiev, a embaixada dos EUA retomou a sua atividade, quase três meses após o seu encerramento.

Da frente diplomática para o terreno, o dia ficou marcado pelo anúncio da Rússia de que já se renderam 959 combatentes ucranianos que se encontravam acantonados no complexo siderúrgico de Azovstal, o último reduto da defesa da cidade portuária de Mariupol.

O Ministério da Defesa russo não esclarece o que vai acontecer aos combatentes que vão abandonando a fábrica e também não se sabe quantos permanecem, ainda, nos túneis de Azovstal.

No entanto, segundo o Ministério da Defesa ucraniano, há cada vez mais soldados russos que recusam participar nos combates na Ucrânia. Os casos estarão a ser ocultados e, segundo Kiev, os militares mais renitentes estão a ser "enviados para a área mais perigosa da linha de frente na esperança de que sejam mortos rapidamente".

Noutro plano, o primeiro militar russo a ser julgado por crimes de guerra na Ucrânia declarou-se culpado. Vadim Shysimarin, de 21 anos de idade, era comandante de uma viatura blindada está acusado de ter disparado uma AK-47 contra um homem desarmado de 62 anos na região nordeste de Sumy, poucos dias depois do início da ofensiva russa na Ucrânia.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+