Tempo
|

Guerra na Ucrânia

Guerra pode fazer da Transnístria "uma nova zona de conflito"

28 abr, 2022 - 22:00 • João Malheiro

A situação "estava adormecida", até à ocupação da Crimeia, em 2014, indica o historiador Fernando de Sousa, que teme que a guerra na Ucrânia e os fenómenos separatistas do Donbass "possam exacerbar a população russófona" da Transnístria, o que poderia resultar em mais um conflito na Europa.

A+ / A-

A guerra na Ucrânia pode fazer da Transnístria "uma nova zona de conflito", alerta o historiador Fernando de Sousa.

Em foco nas últimas semanas, a Transnístria é uma região da Moldávia que, desde 1992, se assume como independente do Governo do país e tem maior proximidade com a Rússia, sendo uma das consequências da dissolução da antiga União Soviética.

"A região está num impasse. A Moldávia tem procurado dar-lhe alguma autonomia administrativa e política, de modo a não levantar uma guerra civil. Desistiu de impôr pela força a sua soberania", explica Fernando de Sousa, ouvido pela Renascença.

A situação "estava adormecida", até à ocupação da Crimeia, em 2014, indica o historiador, que teme que a guerra na Ucrânia e os fenómenos separatistas do Donbass "possam exacerbar a população russófona" da Transnístria, o que poderia resultar em mais um conflito na Europa.

A região tem estado em foco nos últimos dias, após uma série de explosões em Tiraspol, a capital da região separatista moldava pró-Moscovo.

A Situação levou o presidente da Transnístria a apelar às autoridades da Moldávia e da Ucrânia para que preservem a paz.

Também do lado moldavo têm surgido apelos à calma, com o país a reforçar a segurança, após uma série de explosões ocorridas na Transnístria e após declarações de um general dizendo que o objetivo de Moscovo seria o controlo do Donbass, do sul da Ucrânia e também da região separatista da Moldávia onde, segundo o Kremlin, "há povos que falam russo e estão a ser oprimidos".

Transnístria pode ser importante nesta guerra?

Fernando de Sousa refere que, se a Rússia continuar a avançar pelo Ocidente, "poderá estabelecer um corredor entre a Crimeia, uma Odessa conquistada e chegar à Moldávia, através da Transnístria".

No entanto, este é um cenário que o historiador não acredita que possa mesmo vir a acontecer, devido aos custos que uma operação dessa escala exigiria.

"Vai prolongar a guerra muito mais tempo e a Rússia vai ter muito mais baixas", aponta.

E também é preciso ter em conta que "a Ucrânia não pode aceitar um isolamento do Mar Negro" e vai fazer tudo para não o permitir.

"Não pode aceitar deixar de ser uma potência marítima para ser uma potência unicamente terrestre, sem acesso ao mar", realça, Fernando de Sousa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    29 abr, 2022 Eu 13:26
    Já repararam que em Países onde haja uma presença apreciável de Russos, costumam haver problemas?

Destaques V+