Tempo
|

Diário de Guerra

Dia 27 de guerra. Jornalistas obrigados a abandonar Mariupol, Biden diz que Putin vai usar armas biológicas na Ucrânia

22 mar, 2022 - 20:00 • João Malheiro

O conflito militar em curso na Ucrânia já provocou, pelo menos, 953 mortos e 1.557 feridos entre a população civil, de acordo com a ONU.

A+ / A-

No dia 27 de guerra, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky convidou o Papa Francisco a visitar a Ucrânia, num dia em que Joe Biden avisou o mundo que tem sinais claros de que a Rússia planeia usar armas químicas e biológicas no conflito.

Já António Costa afirmou esta terça-feira que Portugal recebeu até ao momento 17.504 refugiados provenientes da Ucrânia, dos quais 6.200 são menores, e defendeu que o país agilizou o conjunto de procedimentos para a reconhecimento do estatuto de refugiado.

O conflito militar em curso na Ucrânia já provocou, pelo menos, 953 mortos e 1.557 feridos entre a população civil, de acordo com a ONU.

A Renascença resume os principais momentos de mais um dia de conflito entre Ucrânia e Rússia.

Papa telefona a Zelensky e é convidado a visitar a Ucrânia

O embaixador ucraniano na Santa Sé, Andrii Yurash, referiu que num telefonema do Papa Francisco ao presidente da Ucrânia, Zelensky terá indicado que o Santo Pontífice era "o convivado mais esperado da Ucrânia".

"Papa Francisco: Há poucos minutos o Papa ligou ao Presidente Zelensky. Ambos tiveram uma conversa promissora. O Papa disse que está a rezar e a fazer todo o possível para o fim da guerra", escreveu o diplomata, no Twitter.

Já Zelensky acrescentou, também através do Twitter, que, em resposta, disse a Francisco que “o nosso povo tornou-se num exército e lembrei-lhe o quanto a Ucrânia tem visto o mal que o inimigo traz, quanta devastação, quanto derramamento de sangue”.

“Disse a Sua Santidade da difícil situação humanitária e do bloqueio dos corredores de resgate pelas tropas russas. O papel mediador da Santa Sé para o fim do sofrimento humano seria apreciado”, escreveu.

Biden diz ter sinais claros de que Putin pode usar armas químicas e biológicas

O presidente dos Estados Unidos revelou ter indicações de que o Presidente russo, Vladimir Putin, vai usar armas biológicas e químicas na Ucrânia.

Joe Biden diz que as acusações feitas pela Rússia de que os ucranianos possuem armas desta natureza são falsas.

“Putin está a preparar bandeiras falsas, incluindo afirmar que nós, América, temos armas químicas na Europa. Simplesmente, não é verdade. Garanto-vos. Eles também estão a sugerir que a Ucrânia tem armas biológicas e químicas no país. É um sinal claro de que ele está a considerar usar ambas”, declarou Biden numa conferência de imprensa, depois de ter estado reunido com empresários norte-americanos a quem pediu que estivessem atentos a um eventual ataque cibernético.

Já a Rússia referiu-se ao seu armamento nuclear, garantindo que só o vai utilizar se a sua existência for ameaçada.

O porta-voz Dmitry Peskov, citado pela agência Tass, garante que a invasão russa da Ucrânia não tem como objetivo ocupar o país vizinho.

O representante do Kremlin também referiu que ninguém estava à espera que a “operação militar especial” na Ucrânia durasse dois dias e que tudo está a decorrer conforme o planeado.

Jornalistas obrigados a abandonar Mariupol

Dois jornalistas ucranianos que, durante as semanas de conflito, relataram o cenário de caos em Mariupol, foram obrigados a sair da cidade, depois de terem sido informados por tropas ucranianas que eram alvos a abater dos russos.

“Nós éramos os únicos jornalistas, com ligações internacionais, que restavam na cidade e estávamos a documentar o cerco pelas tropas russas. Estávamos dentro do hospital quando homens armados começaram a perseguir-nos pelos corredores. Cirurgiões deram-nos panos brancos para nos escondermos”, conta a jornalista Mstyslav Chernov.

Os dois jornalistas só perceberam que tinham de sair dali quando os soldados ucranianos perguntaram: “Onde estão os jornalistas, pelo amor de Deus?”.

Depois, as tropas ucranianas levaram-nos através de um corredor humanitário para longe da cidade, tendo-lhes sido dito que, caso tivessem sido encontrados pelos russos, o mais provável era serem forçados a desmentir todo o material recolhido e divulgado e a dizer que tinham manipulado tudo.

Portugal vai reforçar contigente a enviar para a Roménia

O contingente militar que Portugal vai enviar para a Roménia vai ser reforçado.

O anúncio foi feito esta terça-feira pelo primeiro-ministro, durante uma visita ao Campo Militar de Santa Margarida e a Renascença obteve confirmação de fonte do Ministério da Defesa.

António Costa não precisou, contudo, o número de elementos que se irá juntar ao contingente inicialmente projetado de 174 militares.

OMS preocupada com impacto dos refugiados na saúde pública

O impacto dos refugiados da Ucrânia nos países que os recebem, ao nível da saúde pública, é muito grande e, por isso, a Organização Mundial da Saúde defende três prioridades.

Esta manhã de visita à Moldávia, o diretor para a Europa, Hans Kluger defendeu que a saúde mental, doenças crónicas e as doenças transmissíveis, devem ter tratamento prioritário.

“A primeira prioridade é, naturalmente, a necessidade de apoio psicossocial, pois muita gente sofreu bastante. Há crianças separadas das famílias e esta é uma questão de saúde mental”, apontou.

Como segunda prioridade, Hans Kluger define as doenças crónicas, pessoas com a tensão alta com doenças cardiovasculares, com diabetes, cujos tratamentos foram interrompidos”.

A terceira prioridade da OMS vai para as doenças transmissíveis.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+