Ucrânia

"Mom, I see war". A guerra desenhada pelas crianças

18 mar, 2022 - 23:07 • André Rodrigues

Yaroslava Antipina deixou Kiev pouco depois do início da guerra. Vive, agora, com o filho de 19 anos na Ucrânia ocidental. Todos os dias, escreve no Twitter o seu diário da guerra, tentando mostrar ao mundo a normalidade possível num país em guerra. Chamou-lhe "Café de Guerra". Em resposta, recebe desenhos de crianças para decorar canecas de café pela paz.

A+ / A-

Yaroslava Antipina é uma mãe ucraniana que, todos os dias, publica no Twitter várias entradas de um diário a que chama “Café de Guerra” para contar a vida num país abalado pela guerra.

Em resposta, os seus leitores enviam imagens de paz, através das fotografias das suas próprias canecas.

Yaroslava vivia em Kiev até ao início do mês com o filho de 19 anos. Ambos foram viver para a Ucrânia ocidental. Não tentaram fugir, porque, tal como todos os homens ucranianos entre os 18 e os 60, o filho está impedido de sair do país.

Esta mãe contou a história dos seus dias à cadeia norte-americana CBS.

Crianças artistas ao serviço da paz

O projeto já reuniu cerca de quatro mil desenhos que vão ser colocados numa colagem que será vendida num leilão NFT. A receita será transferida para um fundo de ajuda humanitária para crianças.

"Pedimos aos pais na Ucrânia e em todo o mundo que tirem uma foto do seu filho e nos enviem nas páginas do projeto. Precisamos de pelo menos milhares de desenhos de crianças da Ucrânia e, claro, de todo o mundo", pedem os promotores da iniciativa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+