Tempo
|

Diário de Guerra

Dia 17 de guerra. Kiev prepara-se para combate, corredor humanitário atacado

12 mar, 2022 - 20:26 • João Malheiro

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse, este sábado, que cerca de 1.300 militares ucranianos foram mortos desde o início da ofensiva militar de Moscovo e que a parte russa perdeu 12.000 soldados. A Renascença resume os principais momentos do 17.º dia do conflito.

A+ / A-

Veja também:


O dia 17 de guerra trouxe momentos de tensão. Kiev está a preparar-se para um combate duro.

Mas a invasão russa também atacou um alvo perto da fronteira entre a Ucrânia e a Polónia. E até pode estar em causa uma estação espacial.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse, este sábado, que cerca de 1.300 militares ucranianos foram mortos desde o início da ofensiva militar de Moscovo e que a parte russa perdeu 12.000 soldados.

Há ainda a lamentar a morte de 79 crianças, desde o início do conflito, segundo o parlamento ucraniano.

A Renascença resume os principais momentos do 17.º dia do conflito.

Rússia intensifica ataques nos arredores de Kiev

A Ucrânia prepara-se para uma nova vaga de ataques das tropas russas a Kiev, Kharkiv e, também, na região do Donbass.

De acordo com um conselheiro do chefe de gabinete do Presidente ucraniano, citado pela agência Reuters, os ataques deverão intensificar-se nas próximas horas - depois do que aparentava ser um abrandamento da ofensiva russa.

Durante a noite, um bombardeamento das tropas russas terá destruido uma base aérea numa cidade vizinha da capital ucraniana. Os ataques aéreos provocaram ainda um incendio num depósito de petróleo também na região de Kiev.

Sanções à Rússia podem causar queda da Estação Espacial Internacional

As sanções ocidentais contra a Rússia podem levar à queda da Estação Espacial Internacional (EEI), avisou este sábado o chefe da agência espacial russa Roscosmos, exigindo que sejam levantadas.

Dmitri Rogozine afirmou que o funcionamento das naves russas que abastecem a EEI vai sofrer com as sanções, afetando por isso o segmento russo da estação, responsável pela correção da órbita da estrutura.

Em consequência, isso poderá levar "à aterragem da EEI, que pesa 500 toneladas", salientou.

A 1 de março, a agência espacial norte-americana NASA indicou estar a trabalhar em soluções para manter a EEI em órbita, sem a ajuda da Rússia.
Zelensky pede libertação imediata de autarca de Melitopol
Zelensky pede libertação imediata de autarca de Melitopol

Forças russas destroem aeródromo militar perto da fronteira com Polónia

O exército russo destruiu o aeródromo militar ucraniano de Lutsk, perto da fronteira com a Polónia, depois de o atingir com quatro mísseis na sexta-feira. O anúncio foi feito este sábado por um autarca local.

De acordo com o presidente da câmara de Lutsk, Ihor Polishchuck, citado pela agência noticiosa ucraniana Ukrinform, as instalações militares foram atingidas na sexta-feira por quatro mísseis russos, tendo sido hoje confirmada a sua inoperatividade.

“É difícil dizer por que razão estes ataques aéreos foram realizados, já que o nosso aeródromo estava fora de serviço desde 24 de fevereiro, quando foi bombardeado pela primeira vez”, afirmou o autarca.

Rússia ameaça atacar carregamentos de armas ocidentais

O vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros avisou, este sábdo, os Estados Unidos da América de que poderá atacar os seus carregamentos de armas para a Ucrânia, nos locais tomados pelo exército russo, desde há duas semanas.

"Nós alertámos os Estados Unidos de que a entrega de armas que estão a organizar a partir de vários países não é apenas um movimento perigoso, é um ato que torna os comboios respetivos em alvos legítimos”, alertou Serguei Riabkov em entrevista ao canal televisivo, Pervy Kanal.

O ministro referiu-se nomeadamente aos sistemas de defesa aérea portáteis e aos sistemas de mísseis antitanques.

Sete pessoas morreram num corredor humanitário na região de Kiev

Sete pessoas morreram na sexta-feira na região de Kiev, vítimas de disparos de militares russos, num corredor humanitário para retirada de civis, anunciaram fontes militares ucranianas.

Numa mensagem na rede social Facebook, a agência de informações militares da Ucrânia revelou que entre as vítimas mortais está uma criança.

"Os russos dispararam contra uma coluna de mulheres e crianças que tentavam sair por um corredor previamente autorizado, na região de Kiev. O balanço de este ato brutal é de sete mortos, entre os quais uma criança", explicou.

As primeiras horas na Europa, para quem foge da guerra
As primeiras horas na Europa, para quem foge da guerra
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+