Tempo
|

Opinião

A embaraçosa equidistância chinesa face à invasão da Ucrânia

25 fev, 2022 - 21:53 • Xúlio Rios*

"Quando vires as barbas do teu vizinho a arder… Moscovo e Pequim partilham o mesmo interesse de afastar os Estados Unidos da sua periferia.(…) Mas quanto mais se agravar o conflito na Ucrânia, mais difícil será para a China caminhar sobre o fio da navalha. As vantagens estratégicas da crise são limitadas para Pequim".

A+ / A-

O agravamento da crise da Ucrânia com a invasão russa implica o fracasso dos apelos à moderação produzidos pela China. É certo que, nesta ocasião, Pequim se tem mostrado mais próxima das teses do Kremlin, alimentando a sua reivindicação de que a segurança deve ser indivisível, culpando Washington de desestabilizar a região e, no geral, responsabilizando os países ocidentais pelo desinteresse na aplicação efetiva dos acordos de Minsk.

Na cimeira mantida por Vladimir Putin e Xi Jiping por ocasião dos jogos Olímpicos de Inverno ficou evidenciada uma aproximação estratégica importante a partir da premissa partilhada de condenação da Nato. Quão terá influído este contexto bilateral Pequim/Moscovo na decisão final de Putin de invadir a Ucrânia? Putin já havia tomado a decisão por altura da cimeira com Xi Jiping? O encontro de Pequim traduziu-se num estímulo à invasão?

Mesmo agora, quando a invasão já é um fato consumado, a porta-voz do Ministérios de Relações Exteriores, Hua Chunying, colocou o acento tónico na condenação dos Estados Unidos por provocar a tensão. É que para a China, essa dinâmica sentida na Europa não é alheia à que se vive na Ásia-Pacífico: a ativação do QUAD, a criação do AUKUS e a nova estratégia anunciada pela Administração Biden para o Indo-Pacífico, a incluir a definição da China como o “principal desafio regional” e, subsequentemente, a firme aposta pelo que qualifica de políticas de “assédio e contenção”. Quando vires as barbas do teu vizinho a arder… Moscovo e Pequim partilham o mesmo interesse de afastar os Estados Unidos da sua periferia.

Mas a ação da Rússia na Ucrânia resulta muito incómoda para Pequim. Em primeiro lugar, a China proclama o respeito da soberania e da integridade territorial como pilares básicos da sua política externa. Pequim não reconheceu a anexação da Crimeia em 2014, nem tão pouco reconhecerá a de Donetsk e Lugansk, se formalmente concretizadas. O temor da China é que um passo em falso neste terreno possa algum dia vir a justificar que as potências ocidentais optem pelo reconhecimento de Taiwan como um país soberano.

A China vai procurar manter a calma, repetindo apelos ao diálogo e ao fim das hostilidades, sem condenar, nem apoiar abertamente o desenrolar dos acontecimentos. Num cenário muito desconfortável, a Pequim inquieta particularmente a hipótese de ser percecionada como um mero cúmplice de Moscovo e procurará manter a distância. Não tomando partido, desde logo, o que não será tão fácil como na crise de 2014, especialmente no plano do auxílio que possa prestar à Rússia para suavizar as duras sanções do Ocidente.

Uma das maiores preocupações da diplomacia chinesa tem a ver com esse efeito Moscovo nas relações com a União Europeia, há meses em processo de tentativa de retoma. Tem-se falado muito da inabilidade estratégica de Washington no confronto em simultâneo com a Rússia e a China, mas a crise da Ucrânia também irá acentuar a proximidade no Ocidente, algo que a China gostaria de diluir.

No diálogo recente com Emanuel Macron, à frente da presidência rotativa da União, Xi Jinping, por entre elogios ao ‘formato da Normandia’ (Alemanha, França, Rússia e Ucrânia) como via para se encontrar uma solução política e global para ultrapassar a crise, instava em paralelo ao impulso de uma agenda positiva que incluiria avanços na ratificação do acordo de investimentos que continua à margem. E assim vai continuar.

A China, portanto, caminha na corda bamba. A hipotética alegria de que esta crise possa desviar a atenção dos seus diferendos com os Estados Unidos, passando a Rússia a ocupar o primeiro plano, pode ser efémera se daí resultar o fortalecimento do mundo ocidental contra os seus rivais.

O teste do algodão será a atitude de Pequim face às sanções. Há espaço para admitir que a China não as desafiará e que vá optar por alternativas que não impliquem um confronto direto, com medidas que mitiguem o impacto sancionatório, talvez recorrendo às compras de energia, a principal fonte de riqueza da Rússia.

Mas quanto mais se agravar o conflito na Ucrânia, mais difícil será para a China caminhar sobre o fio da navalha. As vantagens estratégicas da crise são limitadas e poderão traduzir-se em perdas dolorosas com Pequim abertamente a favor de Putin e contra o Ocidente. O risco da China ampliar a brecha na relação com os países ocidentais é cada vez mais elevado e a única possibilidade de conjurar essa tendência seria que as reservas existentes quanto às ações de Putin se traduzam num distanciamento que recomponha a sua imagem global. Também por isso, a Ucrânia é um enorme teste e coloca muito à prova o entendimento estratégico entre Moscovo e Pequim.

*Diretor do Observatório da política chinesa do IGADI, Instituto Galego de Análise Internacional, autor do livro “A metamorfose do comunismo na China”, Ed. Kalandraka, 2021

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+