Tóquio2020

Da ambiciosa comitiva portuguesa à bandeira afegã. A abertura dos Paralímpicos em imagens

24 ago, 2021 - 16:50 • Redação

Depois de uns Jogos Olímpicos sem adeptos nas bancadas e com muitas restrições, também os Paralímpicos terão uma edição em Tóquio bem mais contida.

A+ / A-

Arrancaram esta terça-feira os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 (em 2021). Depois de uma edição histórica dos Jogos Olímpicos, é a vez dos atletas paralímpicos competirem em estádios e arenas sem espetadores e com muitos testes à Covid-19.

A cerimónia de abertura que decorreu esta madrugada voltou a encher o estádio olímpico de Tóquio com luzes, fogo de artifício e os tradicionais desfiles das delegações.

Um dos grandes destaques da cerimónia, além da música e das apresentações, foi a bandeira do Afeganistão que, na ausência dos atletas afegãos devido à crise no país, foi levada por um voluntário.

A missão portuguesa está com expectativas elevadas para esta participação. Portugal vai levar 33 atletas à competição e tanto o Governo como o Comité Olímpico esperam que o país atinja as 100 medalhas - atualmente, Portugal tem 92 medalhas desde a estreia nos Jogos Paralímpicos de Heilderberg, na Alemanha, em 1972.

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio decorrerão entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+