Interactivo

Muros que dividem o mundo

26 jan, 2017 - 12:45 • Redacção

O muro entre os EUA e o México vai mesmo avançar. A obra pensada por Donald Trump junta-se a uma longa lista de barreiras físicas que dividem países, sociedades e culturas. Conheça-as aqui.

A+ / A-
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Os muros do presente
    09 jun, 2017 Lisboa 19:34
    O Clinton JÁ tinha feito um muro entre o méxico e os estados unidos numa extensão de mil e tal quilómetros. Naquela fronteira existem passantes de droga e a salto para o est. unidos. Até fazem túneis. Os est. unidos gastam milhões para conter aquela situação. Só que se torna muito difícil. Daí a construção do muro.
  • basicregisters
    09 mai, 2017 brasil 22:24
    E o muro de la verguenza no Peru?
  • Vasco
    28 jan, 2017 Santarém 18:56
    Infelizmente o mundo antes dos muros já estava e continua a estar dividido por diferentes culturas e religiões a estas caberão talvez 80% da responsabilidade das guerras existentes no mundo, se parte daqueles que pretendem emigrar pensam fazer dos países de acolho o seu campo para libertar todo o seu ódio religioso ou selvagem existente em si o melhor é mantê-los à distância, diz um ditado que cada macaco no seu galho, se não têm respeito pelos outros como poderão ser acolhidos de braços abertos por quem trabalha e pretende viver em paz? No caso dos sírios e que todos lamentamos a situação porque estão passando com enormes responsabilidades externas porque razão entre os países árabes da região não existe um solidário capaz de os acolher? É estranha esta situação e a reboque da crise síria aparecem migrantes vindos dos confins de África e Ásia, uns por questões religiosas outros porque os partidos "libertadores" comunistas pelos vistos não lhes deram o prometido e a miséria aumentou.
  • 00SEVEN
    27 jan, 2017 Portugal 15:51
    Não faço ideia porque é que atacam Donald Trump por tudo e por nada! Para mim a esquerda entrou em pânico porque tem vivido de hipocrisia, mentira e demagogia! E os povos cansam-se desta treta da "redistribuição de riqueza" tão querida do Obama que até confiscou 221.000.00 USD aos contribuintes americanos para enviar para a Palestina pouco antes de sair da Casa Branca. Felizmente Trump ainda chegou a tempo de travar a prenda que iria direitinha para os cofres dos terroristas do Hamas! Mas se os portugueses estão contra o prolongamento do muro que protege os EUA do Mexico por onde entram diariamente centenas de criminosos, droga e todo o tipo de ilegais eu aconselho-os a um passeio pelos setecentos e tal kms.. do país de norte a sul para verem o que cá se passa. São centenas de milhares de casas com muros altíssimos à sua volta para as protegerem dos criminosos cidadãos portugueses! Aqui à minha volta há casas com muros de mais de 5 metros de altura com vidros encrustados no topo dos muros como mais um nível de proteção dos criminosos que por cá andam! Quer dizer Trump não pode erguer um muro para defender os seus cidadãos de estrangeiros ilegais e criminosos mas nós podemos erguer muros para defender as nossas casas dos criminosos cidadãos nacionais! É isso que faz sentido! Trastes!
  • A. Sottomayor
    27 jan, 2017 Maia 13:55
    ...Coisas (ideias da Hillary e atitude persecutória dos governos de Obama relativamente às igrejas cristãs) que nunca vi a RR a denunciar. Quando muito, a noticiar acríticamente?
  • Carminda Damião
    27 jan, 2017 Caparica 13:39
    Concordo inteiramente com o comentário de A. Sottomayor.
  • A. Sottomayor
    27 jan, 2017 Maia 11:11
    "O muro entre os EUA e o México vai mesmo avançar. A obra pensada por Donald Trump junta-se a uma longa lista de barreiras físicas que dividem países, sociedades e culturas. Conheça-as aqui. " O título dá a entender (quer dar a entender) que é uma ideia original de Trump, que ainda não existe nada. Sabem que não é verdade, é fácil ver isso na internet: o muro / vedações já existe na fronteira México / USA, em pontos mais críticos; ocupa 33% da extensão da fronteira, a dar como boa informação que li. E a obra deve-se a presidentes anteriores, entre eles Bill Clinton, Democrata; Obama parece "apenas" ter feito manutenção. Destaco isto para me interrogar porquê a atitude que a RR sempre tem tido com Trump? Não me refiro sequer à hostilidade óbvia, mas à manipulação das notícias, omitindo informação. Porquê? Acham éticamente aceitável, sobretudo na atividade (informativa) que desenvolvem? E, ainda por cima: como se coaduna isso com a orientação cristã da RR? Não pertence até ao Episcopado português? Eu também não gosto de muitas coisas do Trump, muito do que anuncia pretender fazer. A forma como se está a conduzir para com o México / os mexicanos, por exº. Como não gostava de muitas das coisas que a Hillary faria. E, espanto-me com isso, muitas delas opostas aos valores cristãos e por consequência da RR, como o "ativismo" pró-aborto - não só nos EUA, em todo o mundo - o que inclusivé tem levado a perseguição às Igrejas cristãs nos EUA, de forma prepotente e totalitária. Coisa..
  • Fernando Mateus
    27 jan, 2017 Lisboa 10:38
    Não gosto de ver nem de ouvir o sr. Trump. Atira muito lixo para a televisão e a para a net. Vou fazer um muro à frente da TV e outro, circular, à volta do PC. Passo a conversar mais com os familiares e os amigos, e pronto !
  • jose
    27 jan, 2017 Lousada 10:37
    Finalmente um bom artigo sobre a problemática dos "Muros". parabéns Sr.. Jornalista. afinal o muro entre o México e USA já tem 1000 Km, nunca teve polémica. agora vai aumentar mais 600 km e levanta polémica. mundo hipócrita. se os políticos fazem as coisas na calada e douram-nas com pilula doirada, ninguém levanta ondas, se o politico diz aberta e frontalmente o que vai fazer, então é um chorrilho de reações histéricas. como nós gostamos de ser enganados.
  • José Saraiva
    27 jan, 2017 Viseu 10:17
    tenho um vizinho que não se comporta bem...atira com lixo, mantém silvas e outras ervas daninhas , além de ser bisbilhoteiro e tem por hábito esconder-se para espreitar...como nunca quis confusão com o mesmo, resolvi o problema e acautelei a minha privacidade...CONSTRUÍ UM MURO ! e hoje estou muito bem...

Destaques V+