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Começou a "eletrizante" corrida ao Carro do Ano 2025

07 nov, 2024 - 23:36 • José Carlos Silva

Naquela que é considerada como uma das edições mais participadas de sempre, 42 modelos candidatam-se a vencer o Troféu Volante de Cristal. Mas a lista é muito mais longa se incluirmos os candidatos nas oito diferentes classes: A soma total, aponta para 71 inscrições.

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Começou a eletrizante corrida ao Carro do Ano 2025. Que modelo vai suceder ao Byd Seal, é o que vão decidir os jurados que representam 18 órgãos de comunicação social portugueses, entre eles um da Renascença/RFM.

Naquela que é considerada como uma das edições mais participadas de sempre, 42 modelos candidatam-se a vencer o Troféu Volante de Cristal. Mas a lista é muito mais longa se incluirmos os candidatos nas oito diferentes classes: A soma total, aponta para 71 inscrições.

Até ao final de fevereiro, estão em testes os modelos distribuídos pelas diferentes classes a concurso, muitos elétricos e eletrificados, e algumas novas marcas no mercado.

Em março será conhecido o vencedor.

Há uma nova categoria, o design, que se junta a outras sete: Desportivo/Lazer, Familiar, Elétrico, Híbrido Plug-in, SUV Compacto (que inclui crossovers), e Grande SUV.

Tal como em anos anteriores, os jurados vão também atribuir o Prémio Inovação e Tecnologia, que deverá distinguir dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados que consigam beneficiar diretamente a condução e o condutor.

A Comissão Executiva voltará também a distinguir a Personalidade do Ano, no sector automóvel em Portugal.

No que diz respeito aos diferentes modelos, e candidaturas por classes, fica assim composta a lista:

Citadinos

  • Alfa Romeo Junior Ibrida
  • Citroën ë-C3 Max
  • Dongfeng Box Plus
  • Fiat Grande Panda La Prima
  • KIA Picanto 1.0 MT Urban
  • Renault 5 E-Tech Iconic

Design do Ano

  • Alfa Romeo Junior
  • BYD Sealion 7 Excellence
  • Fiat Grande Panda La Prima
  • Hyundai Santa Fe PHEV Vanguard
  • Polestar 4 Long Range Dual Motor
  • Renault 5 Iconic E-Tech
  • Xpeng G6 Performance

Desportivo/Lazer do Ano

  • Abarth 600e Scorpionissima
  • Alfa Romeo Junior Veloce
  • Cupra Tavascan VZ
  • Hyundai Ioniq 5 N
  • MG Cyberster GT
  • Volkswagen Golf GTI 2.0 TSI

Elétrico do Ano

  • Alfa Romeo Junior Elletrica
  • Audi Q6 e-tron Performance
  • BYD Seal U Design
  • BYD Sealion 7 Excellence
  • BYD Tang Flagship
  • Citroën ë-C3 Max
  • Cupra Tavascan Endurance
  • Dongfeng Box Plus
  • Fiat Grande Panda La Prima
  • Hyundai Ioniq 5 N
  • KIA EV3 Tech
  • Peugeot E-3008 GT
  • Polestar 4 Long Range Dual Motor
  • Renault 5 E-Tech Iconic
  • Renault Scénic E-Tech Iconic 60kW 220cv
  • Smart #3
  • Volkswagen ID.7 Tourer Pro Urban 286cv 77kWh
  • Xpeng G6 Performance
  • Xpeng G9 Performance
  • Xpeng P7 Performance

Familiar do Ano

  • Audi A5 TDI Avant
  • BYD Seal U Design
  • KGM Torres EVX K5
  • Skoda Superb Break Laurin & Klement 1.5 TSI PHEV
  • Volkswagen Passat 1.5 TSI 272cv DSG R Line
  • Híbrido Plug-in do Ano
  • BYD Seal U DM-i Boost
  • Cupra Terramar PHEV 272cv
  • Hyundai Santa Fe PHEV Vanguard
  • Hyundai Tucson PHEV
  • Mazda CX-80 2.5 e-Skyactiv PHEV 327cv
  • MG HS Luxury PHEV
  • Renault Rafale E-Tech 4x4 300cv Plug-in hybrid
  • Skoda Kodiaq 1.5 TSI 204cv PHEV
  • Skoda Superb Break Laurin & Klement 1.5 TSI PHEV
  • Toyota C-HR Plug-in Hybrid Lounge
  • Volkswagen Tiguan 1.5 TSI 204cv DSG

SUV Compacto do Ano

  • Dacia Duster Extreme Hybrid 140
  • Hyundai Tucson PHEV
  • KIA EV3 Tech
  • Lexus LBX Cool Full-Hybrid
  • MG ZS Luxury HEV
  • Opel Grandland GS electric 73kW
  • Peugeot E-3008 GT
  • Smart #3

Grande SUV do Ano

  • Audi Q6 e-tron Performance
  • BYD Tang Flagship
  • Hyundai Santa Fe PHEV Vanguard
  • Mazda CX-80 3.3 e-Skyactiv D 200cv
  • Polestar 3 Long Range Dual Motor
  • Skoda Kodiaq 1.5 TSI 204cv PHEV
  • Toyota Land Cruiser 250 VX-L
  • Xpeng G9 Performance

A carro do ano concorrem os seguintes modelos:

  • Abarth 600e
  • Alfa Romeo Junior
  • Audi A5 Avant
  • Audi Q6 e-tron
  • BYD Seal U
  • BYD Sealion 7
  • BYD Tang
  • Citroën C3
  • Cupra Tavascan
  • Cupra Terramar
  • Dacia Duster
  • Dongfeng Box
  • Fiat Grande Panda
  • Hyundai Ioniq 5 N
  • Hyundai Santa Fe
  • Hyundai Tucson
  • KGM Torres EVX
  • KIA EV3
  • KIA Picanto
  • Lexus LBX
  • Mazda CX-80
  • MG Cyberster
  • MG HS
  • MG ZS
  • Opel Grandland
  • Peugeot 3008
  • Polestar 3
  • Polestar 4
  • Renault 5
  • Renault Rafale
  • Renault Scénic
  • Skoda Kodiaq
  • Skoda Superb
  • Smart #3
  • Toyota Land Cruiser
  • Volkswagen Golf
  • Volkswagen ID.7 Tourer
  • Volkswagen Passat
  • Volkswagen Tiguan
  • Xpeng G6
  • Xpeng G9
  • Xpeng P7

Na edição deste ano, os 18 jurados são os seguintes:

Adriano Oliveira - Jornal de Negócios

António Catarino - TSF

Carla B. Ribeiro - Público

Miguel Dias - Razão Automóvel

José Caetano - E-Auto

José Carlos Silva - Rádio Renascença/RFM

Silva Pires - Volante

Miguel Rodrigues - Carros

Paulo Santos - Visão

Paulo Solipa - RTP

Paulo Tavares - DN

Pedro Amante - SIC

Pedro Ramalho - TVI

Rui Cardoso - Expresso

Rui Pedro Reis - SIC Notícias

Rui Pelejão - Record

Sara Figueiredo Santos - Correio da Manhã

Sérgio Magno - Exame Informática

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