Tempo
|

Hora da Verdade

Paulo Rangel. “O ministro Santos Silva tem estado impecável”

17 mar, 2022 - 07:00 • Susana Madureira Martins (Renascença) , Sofia Rodrigues (Público)

Eurodeputado do PSD elogia o ministro dos Negócios Estrangeiros pela "assunção de responsabilidades" de Portugal perante a NATO e a União Europeia, na sequência da guerra na Ucrânia, mas arrasa o governo pela gestão interna dos efeitos do conflito, exigindo que se explique aos portugueses que vai ser preciso "fazer alguns sacrifícios".

A+ / A-
Paulo Rangel. “O ministro Santos Silva tem estado impecável”
Paulo Rangel. “O ministro Santos Silva tem estado impecável”

Paulo Rangel, em entrevista ao programa Hora da Verdade, da Renascença e do jornal Público, defende que este é um período de "risco e de maior gravidade do que no tempo da Guerra Fria" e que o melhor mesmo é "contar com o pior".

O eurodeputado considera ainda que o "Papa pode ter um papel mediador" neste conflito, não "tanto pela linha religiosa, mas pela linha política como teve em muitos conflitos no mundo".

Que consequências terá a invasão da Ucrânia para os portugueses? Acredita que haverá falhas no abastecimento de alimentos?

Estou pessimista quanto à situação internacional, espero estar enganado. Este ciclo negativo do ponto de vista económico vai prolongar-se. Estamos a dar muita atenção à crise energética e temos de dar porque os preços repercutem-se no resto. Mas também temos de dar à crise agroalimentar, que em Portugal está a ser um pouco disfarçada e que vai ser uma crise séria. Em termos de escassez não sei, mas vai haver escassez no mundo.

Na nossa gestão interna, do ponto de vista da assunção das nossas responsabilidades perante a União Europeia e a NATO, o Governo tem estado bem para não dizer muito bem, nomeadamente o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Aqui, Santos Silva tem estado impecável. Na gestão dos impactos da crise interna, as coisas são diferentes. O Governo tem fugido a dar explicações, tudo é muito atabalhoado. Não há um discurso claro. No caso dos combustíveis, a novela dos impostos é antiga e o Governo não saiu disso, continua com os vouchers e uma série de esquemas. No ISP retira o que seria o IVA e agora diz ‘pedimos à União Europeia para baixar o IVA’ que, com certeza vai fazê-lo, e não fomos apenas nós a pedir.

Devia haver medidas concertadas?

O discurso do Presidente da República na sequência do Conselho de Estado é muito mais verdadeiro e sério para com os portugueses. Claro que o discurso dele é no plano dos princípios e das grandes linhas. No plano das medidas tem de ser o Governo e aí está a falhar.

O que podia fazer para mitigar o impacto da guerra?

Em vários países, o preço dos combustíveis foi congelado, por exemplo. Não estou a dizer que devia ser esta a medida, mas este aumento podia ser muito mais mitigado. Essa medida só pode ser aguentada durante algum tempo, mas podia ser uma resposta até ver se haveria no curto prazo alguma solução. No aspeto alimentar, também era preciso dar outras garantias. Era importante dar uma mensagem sobre o que nos espera e que é a de que vamos ter de fazer alguns sacrifícios.

“Vamos ter que fazer sacrifícios”, alerta Paulo Rangel
“Vamos ter que fazer sacrifícios”, alerta Paulo Rangel

É o regresso do discurso da austeridade, que o Governo não quer fazer.

Não sei se é o discurso da austeridade. Temos de preparar a nossa opinião pública, a nossa cidadania para um período que será difícil. Mesmo que tudo agora corresse bem, já tínhamos uma fatura grande a pagar só por esta instabilidade e turbulência e ataque aos valores humanos fundamentais.

A invasão vai ficar-se pela Ucrânia? Ou este conflito pode espalhar-se aos independentistas dos Balcãs?

Temos de contar com o pior. Putin está a trabalhar para a História, está a querer restaurar o império russo e a comparar-se com Pedro, O Grande, com Catarina, A Grande, e com Estaline de alguma maneira, não está a competir com estes poderes de agora e isso torna-o mais imprevisível. Ele neste momento não tem nada a perder, é um pária internacional.

A Moldávia é, talvez, o país mais vulnerável por causa da Transnístria, porque não é membro da NATO e foi uma república soviética. Existe risco e de maior gravidade do que no tempo da Guerra Fria. O poder americano e soviético eram responsáveis porque as cadeias de poder não pertenciam a uma pessoa e neste momento não sabemos qual é o mecanismo de decisão que está no Kremlin.

O Vaticano pode ter aqui um papel de mediação?

O Vaticano tem uma tradição de diplomacia muito grande. Uma das razões pelas quais eu defendo que o Vaticano deve continuar a ser um Estado é porque a Igreja Católica tem uma tradição diplomática muito grande. Há boas relações com a Igreja Ortodoxa, embora com a de Moscovo seja um pouco mais problemática. O Papa pode ter um papel mediador, não será tanto pela linha religiosa mas pela linha política como teve em muitos conflitos no mundo.

Paulo Rangel. “Este não é o momento para ser candidato”
Paulo Rangel. “Este não é o momento para ser candidato”
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+