Entrevista Renascença/Ecclesia

“Temos uma solução” para os doentes abandonados nos hospitais, diz CNIS

15 jan, 2023 - 09:30 • Henrique Cunha (Renascença), Octávio Carmo (Ecclesia)

Presidente da Confederação Nacional das Instituições Particulares de Solidariedade Social (CNIS) diz que vai surgir uma solução para resolver o problema das pessoas abandonadas nos hospitais. “Em breve", adianta Lino Maia, em entrevista à Renascença e à agência Ecclesia. Lino Maia mostra receio de que a legislatura não chegue ao fim porque "este princípio de ano está a ser bastante perigoso".

A+ / A-
Entrevista ao presidente da CNIS, padre Lino Maia

O presidente da Confederação Nacional das Instituições Particulares de Solidariedade Social (CNIS), padre Lino Maia, diz que vai surgir uma solução para resolver o problema das pessoas abandonadas nos hospitais.

“Em breve, talvez tenhamos mais boas notícias”, diz Lino Maia, em entrevista à Renascença e à agência Ecclesia.

Lino Maia, que acaba de ser eleito para novo mandato na presidência da CNIS, revela que as instituições vão poder “absorver essas pessoas", estando "a ser articulado um modelo de transporte” para a passagem “dessas pessoas para os lares das Instituições”.

“Pondo em marcha esse modelo, em breve, conseguiremos libertar os hospitais”, garante o sacerdote, antevendo que, no imediato, as instituições vão poder acolher mais de 700 pessoas. O levantamento recente feito pela CNIS "apontava para cerca de mil a 1.500 pessoas nessa situação”.

O presidente da CNIS volta a alertar para a situação de dificuldade de instituições e famílias por causa da crise provocada pela pandemia e pela guerra. considerando que “são insuficientes” as medidas de combate à situação.

Lino Maia lembra o exemplo da Espanha, onde “foram adotadas medidas diferentes, libertando a alimentação de IVA”, defendendo que "o mesmo deveria ter sido feito em Portugal”. O sacerdote revela que propôs ao Governo incluir no Orçamento uma medida para que “durante este ano, nas instituições, a alimentação fosse isenta".

Noutro plano, o sacerdote antecipa a possibilidade de surgimento de uma nova crise política com “o colapso desta legislatura e o começo de outra”, porque “este princípio de ano está a ser bastante perigoso e está a levantar receios de que, de facto, o Governo não se aguente até ao fim”.

O responsável entende que as IPSS deveriam ter assento na Concertação Social, destacando que “é o setor que melhor aplica em Portugal a Doutrina Social da Igreja” e queixa-se ainda de que, "por vezes, nota-se um excessivo e uma excessiva intromissão do Estado na gestão quotidiana das instituições”.

Há cerca de um ano dizia, neste mesmo espaço, que não tinha intenção de se recandidatar à presidência da CNIS. O que o demoveu?

Mantive, diria, até ao limite essa decisão. Se aparecesse outra lista, claramente, eu recuava. Mas não apareceu mais nenhuma lista. Aquilo que eu tinha dito, em Conselho Geral, que apertou comigo, digamos assim, para que continuasse, é que não era candidato, mas sempre estaria disponível para servir num setor em que acredito piamente.

"Aquilo que mais atormenta um líder deste setor são as negociações"

Confiava que aparecessem outras pessoas, porque era necessário. Considero necessário um rejuvenescimento, uma renovação no setor, na liderança do setor. Não apareceu nenhuma lista porque me pareceu que, por esse país fora, todos se convenceram de que eu continuaria. Não deveria ter falado na disponibilidade em continuar a servir, porque era servir de outra maneira. Não apareceram outras listas, todos me pressionaram para continuar e é no espírito de serviço que estou.

Se, por um lado, quer dizer que estão contentes com o seu trabalho, se virmos o copo meio vazio, pode querer dizer outra coisa…

Pode também querer dizer que não há muita gente disponível para um exercício voluntário da função. Neste mundo em que, repito, acredito piamente - até porque penso que é o setor que melhor aplica em Portugal a Doutrina Social da igreja, aqueles nove princípios -, os dirigentes das instituições têm também outras ocupações. Estar ao serviço, a nível do país, é de facto difícil. Muitas vezes,aquilo que mais atormenta um líder deste setor são as negociações: negociações com o Estado, com o Governo, negociações com sindicatos... E movimentar um bocado, promover a formação deste setor, de dirigentes e de trabalhadores. É um trabalho extenuante, mas gratificante.

No programa de candidatura, “A Missão das IPSS: Princípios E Valores”, para o mandato 2023/2026, a sua lista enaltece a forma como as IPSS lidaram com a pandemia, falando numa afirmação do Setor Social Solidário no espaço público. É um capital importante de confiança para este novo ciclo?

Diria que não só com a pandemia. As instituições - não foi o presidente da CNIS, foram as instituições - e a equipa diretiva - não o presidente, mas uma equipa diretiva - da CNIS movimentaram-se muitíssimo bem, dedicaram-se profundamente e isso ajudou os dirigentes das várias Instituições, que souberam superar as dificuldades. Estão agora a saber superar também, com muita dificuldade, estes problemas, como o aumento da inflação e a guerra na Ucrânia que tem repercussões muito fortes, até no acolhimento de refugiados. São dirigentes, são instituições muito importantes neste país e dão uma certa serenidade, um certo bem-estar, uma certa confiança ao povo português.

"O aumento da esperança de vida não tem sido acompanhado com a qualidade que era necessário"

A pandemia veio mostrar a necessidade de maior articulação entre a Segurança Social e o Ministério da Saúde. É urgente mudar atual modelo de resposta à velhice?

Sem dúvida. Muitas vezes, no passado recente e mais longínquo, pensou-se que estas instituições eram importantes e faziam muito bem aos idosos. Mas, diria, era no acolhimento, pensando que os idosos não precisariam de cuidados de saúde: apenas uma cama, um convívio, uma refeição e pouco mais.

Os idosos precisam de cuidados de saúde. O aumento da esperança de vida não tem sido acompanhado com a qualidade que era necessária e, portanto, as pessoas vão ficando mais dependentes, com comorbilidades, é necessário que a saúde acompanhe.

Neste momento, devo dizer que um dos “bons frutos” da pandemia foi que, de facto, o Estado, o Governo - não são a mesma coisa, mas aqui quero sublinhar - começou a despertar para a necessidade de pôr a Saúde também em articulação com a Segurança Social, para apoiar estas instituições. Já estão a ser dados alguns passos.

Dizia o primeiro-ministro que a minha grande vitória foi pôr em diálogo Saúde e Segurança social. Não gosto de falar em vitórias pessoais, mas foi, diria, um efeito da pandemia e estão a ser dados passos nesse sentido, há já algumas decisões importantes. Em breve, outras serão anunciadas.

Os nossos idosos - não apenas idosos - precisam muito de cuidados de saúde, porque a maior parte dos que estão em ERPI e Lar, em Centros de Dia também, para além do Apoio Domiciliário, são pessoas com bastantes dependências, com doenças…

Para não falar daqueles que são abandonados nos hospitais. Conhece essa realidade…

Conheço essa realidade, temos acompanhado e temos uma solução. Em breve, talvez tenhamos mais boas notícias a dar.

Em devido tempo, fizemos um levantamento das pessoas que “vegetam”, não gosto da expressão, mas é isso: vegetam nos hospitais, tiveram alta clínica, não tiveram alta social, foram abandonadas nos hospitais e lá estão, contraindo, até, outras doenças, criando dificuldade nas movimentações internas dos hospitais e ocupando camas que seriam necessárias.

Pode levantar um pouco do véu sobre o que é que está a ser pensado?

Apresentamos, primeiro, um modelo de solução e fizemos o levantamento de instituições que podem absorver essas pessoas e já está a ser articulado um modelo de transporte, de passagem dessas pessoas para os lares das Instituições.

Estamos a falar de um número significativo de pessoas…

Nós fizemos o levantamento e, na altura passava, de mil. Eram quase 1.500 pessoas nessa situação de abandono nos hospitais. Penso que se nós conseguirmos, para já, absorver, passe a expressão, cerca de 700 pessoas que estão nessa situação é já um passo muito bom. Pondo em marcha esse modelo, em breve, conseguiremos libertar os hospitais. Não é que as pessoas sejam um problema…

A questão é que não há uma solução social para esta população, ainda…

Exatamente. Até porque, muitas vezes, essas pessoas precisam de duas fases de atenção: uma fase primária, que é de uns seis meses, em que estarão nos lares e precisam de cuidados de saúde e de uma espécie de readaptação à nova situação, que obriga a uma atenção especial. Depois de readaptados, digamos assim, transitam para outras vagas nos lares, para continuarmos a poder receber mais pessoas e encaminhá-las para uma solução mais digna, de vida.

"Dizia o primeiro-ministro que a minha grande vitória foi pôr em diálogo Saúde e Segurança Social"

Depois da pandemia, veio a guerra e a inflação. Sabemos que as instituições estão subfinanciadas e que o quadro se agravou, nos últimos anos. Como é que o setor pode crescer e inovar quando sente tantas dificuldades em assegurar a sobrevivência das suas Instituições?

É, de facto, um problema que começa a ser enfrentado e que, lentamente, irá ser resolvido. Foi assinado um pacto de cooperação em 23 de dezembro de 2021, em que o Estado se compromete a caminhar para os 50% de financiamento em relação aos custos das instituições. Já estão a ser dados passos, temos feito estudos e vemos que invertemos uma situação gravosa. De ano para ano, até 2017,-2018, o financiamento do Estado vinha a diminuir. Em 2018, começamos a inverter de facto, a situação.

Já há, lentamente, uma melhor situação das Instituições. Não é boa… Aliás, em dezembro, até pareceu que o problema poderia estar resolvido nas instituições, porque houve antecipação, quer de apoios previstos para 2023 quer da atualização dos acordos.

Chegou a falar numa ideia de falsa abundância…

Exatamente. Aliás, vou chamando a atenção para que as Instituições não embandeirem em entusiasmo, porque já neste mês de janeiro vão sentir que, afinal, o apoio é só 0,8% mais do que no ano passado.

O objetivo é atingir os 50% em outubro de 2004. Chegar-se-á lá?

É verdade. Tenho tido reações porque, quando foi assinado o pacto de cooperação, estava previsto que a legislatura terminasse em 2024 e, portanto, era um caminho para a legislatura. Depois, houve eleições e começou uma nova legislatura e agora vou vendo que algum há alguma pressão para que se avance para 2026.

Que será o final legislatura...

O problema é que, provavelmente, teremos o colapso desta legislatura e o começo de outra. E, então, vamos sempre protelando a data. Eu espero que não.

"Provavelmente, teremos o colapso desta legislatura"

Receia por eleições antecipadas, novamente?

Parece evidente que isso possa acontecer. Eu queria que fosse até ao fim e penso que todos os portugueses também. Não está aqui subjacente uma questão partidária. Nós precisamos de estabilidade, mas este princípio de ano está a ser bastante perigoso, digamos assim, está a levantar receios de que, de facto, o Governo não se aguente até ao fim. Espero que que se aguente e que governe bem. É isso que é importante.

Ainda relativamente à questão da situação financeira das IPSSS e também do aumento da inflação... Soubemos que o preço da comida registou a maior subida em quase 40 anos e tivemos ainda, na semana que passou, o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa a manifestar preocupação com a situação social e também com as dificuldades económicas e financeiras por que passam as famílias. Como é que olha para as medidas adotadas pelo Governo para combater a crise?

São insuficientes. Nomeadamente, em relação ao aumento dos custos com a alimentação. Eu vejo que, por exemplo, aqui ao lado, na Espanha, foram adotadas medidas diferentes, libertando a alimentação de IVA. Eu penso que isso devia ter sido também feito em Portugal, mas não foi. Aliás, em devido tempo - e tive apoio bastante consistente de vários partidos - propus que, para as instituições, a alimentação fosse isenta de IVA, durante este ano. A proposta seria para incluir no Orçamento de Estado, mas não foi consagrada. Penso que se podia ter avançado mais, até porque o Estado está a arrecadar mais receita. É claro que é muito importante que Portugal diminua a sua dívida, é muito importante que, de facto. não haja um défice excessivo nas contas públicas, mas o Estado, no ano que terminou, por força do aumento de preços, teve um aumento da receita.

Aliás, isto que aconteceu com as instituições em dezembro 2022, de antecipar apoios previstos para 2023 e antecipar a atualização dos acordos para dezembro de 2022 significou e foi de facto um reflexo disso mesmo. Portanto, havia uma receita grande no Estado e foi necessário canalizá-la para que não parecesse que, de facto, estávamos no "País das Maravilhas". Até por causa dos apoios europeus, era importante que não houvesse um excesso de receita.

"Nós precisamos de estabilidade, mas este princípio de ano está a ser bastante perigoso"

Olhando para o seu novo mandato, o programa de candidatura aludiu a tentativas por parte da Administração Pública de transformar os dirigentes em meros executantes de ordens e instruções alheias. O que é que está exatamente em causa?

Primeiro, é importante preservar a identidade destas instituições. Quando falo de identidade - e não é por estar a falar na Rádio Renascença nem por eu ser padre que eu o digo - é para dizer que a identidade tem muito a ver com aquilo que eu já disse. Com um pôr em prática a Doutrina Social da Igreja: uma atenção aos mais carenciados, a defesa da dignidade da pessoa, a defesa da vida, a participação, a subsidiariedade, a solidariedade, depois participação do bem comum, etc.

Ora, é importante preservar a identidade destas instituições e, depois, a autonomia. Elas não são instituições públicas do Estado, são instituições particulares. E, por vezes, nota-se, de facto, uma excessiva intromissão do Estado na gestão quotidiana das instituições. Podia dar imensos exemplos, mas isso ocuparia muito tempo. A grande batalha que temos de travar é exatamente a defesa da identidade e a preservação da autonomia.

Mantém apreensão face ao processo de transferência de competências para as autarquias?

É um exemplo. Em devido tempo o Estado/Governo - repito, não são sinónimos, mas o Governo gere, digamos assim, o Estado - solicitou às instituições a prestação destes serviços. Não foi, diria, por moto próprio das instituições que se começaram a prestar estes serviços. E, de repente, o Estado decide transferir estes serviços para as autarquias...

E, entretanto, as instituições que tinham contratado...

Tinham contratado pessoas, identificado equipamentos para montar estes serviços... Portanto, é um tratar mal. Mas não é só neste aspeto. Tenho de sublinhar que, no princípio, concordei que as autarquias pudessem exercer algum serviço no acompanhamento, no atendimento das pessoas. Passada a fase da construção de estradas e de infraestruturas, é preciso que as autarquias se voltem para as pessoas. Mas o que não podia ter acontecido era passar uma esponja sobre aquilo que já estava contratado com as instituições e que as instituições prestavam e muito bem.

"Propus que, para as instituições, a alimentação fosse isenta de IVA, durante este ano"

No que diz respeito ao setor social, a transferência de competências concluir-se-á em março. Da maior parte dos municípios tem recebido a ideia de que as instituições particulares vão manter essas competências no que diz respeito, por exemplo, ao Rendimento Social de Inserção e à Ação Social?

Da parte de muitas câmaras há essa manifestação de vontade em celebrar acordos com as instituições que já desenvolvem estas competências e estes serviços. Temos tido um diálogo bom com a Associação Nacional de Municípios e vamos ter reuniões de trabalho. Claro que cada câmara é uma câmara e, portanto, é um mundo. A Associação Nacional de Municípios não pode impor às câmaras que sigam este ou aquele modelo, mas há um exercício, um magistério que pode ser exercido.

Reparo que bastantes câmaras estão, de facto, disponíveis para isso mesmo, até porque reconhecem que as instituições têm experiência. E, depois, também quero sublinhar um aspeto incómodo, que cria alguns problemas: o acompanhamento do RSI. Como dirigente de instituiçõeé uma competência de que facilmente abriria mão. Como autarca, eu não quereria esse serviço porque é um serviço que traz ónus a quem o presta.

E tem peso político, ou seja, está a entrar diretamente na vida de um eleitor e talvez o trabalho não seja feito com a mesma autonomia como na instituição...

Evidentemente. Agora, da parte das instituições não há problemas com votos. Há, sim, com serviços e, portanto, as instituições estão disponíveis para continuar a prestar este serviço.

"Por vezes, nota-se, de facto, uma excessiva intromissão do Estado na gestão quotidiana das instituições"

Padre Lino Maia, continua a sonhar com a presença do setor social na Concertação Social?

É muito importante. Este setor emprega mais de 250 mil pessoas e, por exemplo, quando se trata de definir o salário mínimo e o impacto que isso tem, era importante que estivesse lá este setor representado. E não digo a CNIS, muito embora a CNIS seja quem emprega mais.

Mas era muito importante, é muito importante e reparo que há disponibilidade por parte de alguns agentes e de alguns que já têm assento na Concertação para considerar essa necessidade.

Ainda a respeito da guerra na Ucrânia, a CNIS assume a intenção de continuar a cooperar com as autoridades em matéria de asilo. Teme que a resposta solidária possa ser menos forte, com o arrastar do conflito? Suponho que essa seja uma das prioridades para os próximos anos...

Sem dúvida. Infelizmente, a guerra está para durar e eu temo que continuem, até com mais intensidade, a vir pessoas da Ucrânia para cá. As instituições estão a acolher e a acolher empregando, o que é importante. E também formando, ensinando, por exemplo, o português e garantindo alojamento. Eu penso que estas três componentes são muito importantes: trabalho, alojamento e formação.

A Igreja e o Papa em particular já alertaram em diversas ocasiões para possíveis casos de tráfico e de exploração, no caso dos refugiados da Ucrânia. Por cá, tivemos recentemente noticias de detenções de pessoas ligadas a redes de tráfico. De que forma, as instituições de solidariedade, que estão mais próximas da realidade, podem ajudar a combater este tipo de fenómeno?

Podem e combatem, até porque nós temos instituições de solidariedade por todo o país e a capilaridade é notória. Agora, o que as instituições não são propriamente é agentes policiais, não é?...

Combatem pela denúncia?

Direi que a denúncia não é propriamente uma matriz das instituições. Mas combatem de outra maneira, que é acolhendo mesmo os refugiados. E, como eu dizia há pouco, garantindo trabalho digno. Penso que isso é importante, porque, muitas vezes, essas redes não garantem trabalho digno nem alojamento. E é preciso que seja desta maneira: com o trabalho digno, com o alojamento e com a formação. Esta é uma forma concreta de combater isso. Claro que não é eficaz, não acautela todos estes oportunistas, mas, de algum modo, diminui o seu âmbito de ação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+