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Ferrovia

Há novidades da linha de alta velocidade. Veja como vai ser a nova ponte no Douro

11 out, 2024 - 21:07 • João Pedro Quesado

A Infraestruturas de Portugal aproveitou a adjudicação da concessão do primeiro troço da nova linha entre Porto e Lisboa para mostrar imagens do projeto. Dúvida sobre onde os comboios de alta velocidade param em Leiria está dissipada.

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Há novidades da linha de alta velocidade. Veja como vai ser a nova ponte no Douro
Há novidades da linha de alta velocidade. Veja como vai ser a nova ponte no Douro

Leiria vai ter uma nova estação para comboios de alta velocidade. Esta é a principal novidade da cerimónia de adjudicação da concessão para a construção dos primeiros 71 quilómetros da linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa, que aconteceu na quinta-feira. A Infraestruturas de Portugal (IP) revelou ainda imagens atualizadas do projeto para as estações de Porto Campanhã, Santo Ovídio em Vila Nova de Gaia, e a nova ponte sobre o Rio Douro.

A apresentação da IP revelou a opção de construir uma nova estação de alta velocidade em Leiria, que será em Barosa, na margem oeste do rio Lis – a localização do projeto da alta velocidade em 2009. A atual estação ferroviária de Leiria, da Linha do Oeste, é na margem leste.

A escolha da localização, que pendia entre a construção da nova estação ou a adaptação da atual, já estava em debate com as entidades locais desde o final de 2023. A concelhia local do PSD, por exemplo, mostrou-se contra a utilização da atual estação, dizendo que era a opção “mais dispendiosa”, segundo o jornal “Região de Leiria”. Também o PCP de Leiria disse preferir a construção da nova estação em Barosa, de acordo com o “Jornal de Leiria”.

Esboço da praça da nova estação de Leiria, para comboios de alta velocidade. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Esboço da praça da nova estação de Leiria, para comboios de alta velocidade. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Esboço do bairro da nova estação de Leiria, para comboios de alta velocidade. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Esboço do bairro da nova estação de Leiria, para comboios de alta velocidade. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Esboço da modernização do bairro da atual estação de Leiria. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Esboço da modernização do bairro da atual estação de Leiria. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Esboço da remodelação da estação Coimbra-B, conhecido desde janeiro de 2023. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Esboço da remodelação da estação Coimbra-B, conhecido desde janeiro de 2023. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Esboço da remodelação da estação Coimbra-B, conhecido desde janeiro de 2023. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Esboço da remodelação da estação Coimbra-B, conhecido desde janeiro de 2023. Imagem: Infraestruturas de Portugal

A definição da localização fecha a última questão pendente sobre a segunda fase da linha de alta velocidade, que se estende entre Soure e o Carregado, injetando aí os comboios rápidos na Linha do Norte para a chegada a Lisboa, na estação de Oriente. Estes 120 km da segunda fase vão ser os últimos a serem construídos - têm conclusão prevista para 2032. O estudo de impacte ambiental, diz a IP, foi entregue à Agência Portuguesa do Ambiente em setembro.

Imagens de projetos reveladas

O troço entre Campanhã e Oiã, em Oliveira do Bairro, foi o primeiro a ter contrato da parceria público-privada assinado. A concessão é de 30 anos – 5 anos para construir e 25 anos para a manutenção e disponibilização à IP. Segundo a gestora das infraestruturas públicas, o contrato apenas deve entrar em vigor em julho de 2025, após receber o visto do Tribunal de Contas.

O vídeo mostrado pela IP durante o evento revelou como vão ficar os três principais projetos destes primeiros 71 km da linha – a estação de Porto Campanhã, a nova ponte sobre o rio Douro, e a estação subterrânea de Santo Ovídeo, em Vila Nova de Gaia.

Projeto da renovação e ampliação da estação de Porto Campanhã. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Projeto da renovação e ampliação da estação de Porto Campanhã. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Projeto da renovação e ampliação da estação de Porto Campanhã. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Projeto da renovação e ampliação da estação de Porto Campanhã. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Projeto da renovação e ampliação da estação de Porto Campanhã. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Projeto da renovação e ampliação da estação de Porto Campanhã. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Projeto da renovação e ampliação da estação de Porto Campanhã. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Projeto da renovação e ampliação da estação de Porto Campanhã. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Projeto da renovação e ampliação da estação de Porto Campanhã. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Projeto da renovação e ampliação da estação de Porto Campanhã. Imagem: Infraestruturas de Portugal

O projeto para renovar a estação de Campanhã - com direito a mais duas plataformas para acomodar o maior número de comboios – conta com um novo edifício, que se parece com uma ponte por cima de todas as linhas. O edifício liga os dois lados da estação e permite o acesso às plataformas. Já a cobertura destas não muda muito - não cobre as plataformas por completo nem se estende por cima das linhas de comboio.

A nova ponte, que vai ter o nome de Ponte D. António Francisco dos Santos, tem agora uma nova versão do desenho. Enquanto o tabuleiro superior vai permitir a passagem dos comboios de alta velocidade, o tabuleiro inferior vai cumprir a função rodoviária que tinha sido pensada para o projeto original da Ponte D. António Francisco dos Santos - e que acabou a ser fundido com a necessidade de uma nova ponte ferroviária.

Projeto da nova ponte sobre o rio Douro. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Projeto da nova ponte sobre o rio Douro. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Projeto da nova ponte sobre o rio Douro. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Projeto da nova ponte sobre o rio Douro. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Projeto da nova ponte sobre o rio Douro. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Projeto da nova ponte sobre o rio Douro. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Projeto da nova ponte sobre o rio Douro. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Projeto da nova ponte sobre o rio Douro. Imagem: Infraestruturas de Portugal

A nova estação em Vila Nova de Gaia é, provavelmente, o projeto mais ambicioso de toda a linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa. Construída a 60 metros de profundidade, a estação de Santo Ovídio vai permitir recolher os passageiros do terceiro município mais populoso do país (atrás de Lisboa e Sintra), e fazer ligação direta às linhas Amarela e Rubi do Metro do Porto.

Projeto da nova estação Gaia Santo Ovídio. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Projeto da nova estação Gaia Santo Ovídio. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Projeto da nova estação Gaia Santo Ovídio. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Projeto da nova estação Gaia Santo Ovídio. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Projeto da nova estação Gaia Santo Ovídio. Imagem: Infraestruturas de Portugal
Projeto da nova estação Gaia Santo Ovídio. Imagem: Infraestruturas de Portugal

A primeira parceria público-privada da linha de alta velocidade vai custar 1.978 milhões de euros, distribuídos pelos 30 anos do contrato. A primeira fase da linha, que inclui a segunda PPP (para o troço Oiã-Soure), tem o financiamento de 813 milhões de euros em fundos europeus e 3 mil milhões em financiamento do Banco Europeu de Investimento. A IP diz que vai candidatar-se, em janeiro, a mais fundos europeus.

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