Tempo
|

Conselho das Finanças Públicas prevê inflação nos 6% e PIB a crescer 1,2% este ano

21 mar, 2023 - 15:36 • Sandra Afonso

Inflação de 2%, o valor referência do Banco Central Europeu (BCE), só deverá ser atingida em 2027.

A+ / A-

A inflação deverá ficar este ano nos 6%, com a economia a crescer 1,2%, segundo números avançados esta terça-feira pelo Conselho das Finanças Públicas (CFP), que anuncia ainda que o défice no último ano terá ficado nos 0,5%.

O organismo liderado por Nazaré da Costa Cabral atualizou as projeções e afasta um cenário de recessão este ano. O crescimento mantém-se nos 1,2%, o que significa uma forte desaceleração, sendo que a inflação foi revista em alta, para 6%.

O crescimento previsto pelo CFP aproxima-se das previsões do Governo, que aponta para um crescimento do PIB de 1,3% em 2023.

Segundo o Conselho das Finanças, este forte abrandamento é uma consequência da acentuada desaceleração do consumo, do arrefecimento do investimento, e da moderação das exportações.

A inflação persistente e o agravamento das condições de financiamento afetam o poder de compra e adiam o investimento por parte das empresas.

O relatório “Perspetivas Económicas e Orçamentais 2023-2027”, publicado esta terça-feira, aponta ainda para a subida da taxa de desemprego este ano, para 6,4%, com um recuo previsto só em 2025.

Os riscos e a “elevada incerteza” persistem neste cenário, sobretudo devido à guerra na Ucrânia. O documento sublinha ainda que estas contas foram concluídas “antes dos recentes desenvolvimentos em instituições bancárias nos EUA (Estados Unidos da América) e Suíça”, nomeadamente a falência dos bancos norte-americanos Silicon Valley Bank e Signature Bank e o colapso em bolsa do Crédit Suisse.

Inflação chega a 2% só em 2027

Sim, a inflação vai descer, mas devagarinho. Segundo o Conselho das Finanças Públicas, este ano a taxa de inflação média anual será de 5,9%, acima do que tinha antecipado em setembro, na última projeção, onde apontou para 5,1%.

Esta projeção fica ainda muito acima dos 4% avançados pelo Governo, no Orçamento do Estado para 2023.

Segundo este relatório, a inflação em Portugal no próximo ano ainda rondará os 3,1%, sendo que em 2025 deverá passar para 2,3%, e para 2,1% em 2026, atingindo os 2% (o valor de referência do BCE) apenas em 2027.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    21 mar, 2023 Leiria 17:47
    Lembram-se o que Centeno dizia ? Incompetente.........

Destaques V+