Explicador

Aumento no Gás. Como posso mudar de mercado de energia?

25 ago, 2022 - 19:19 • Sandra Afonso com Redação

A Renascença explica o que é que a mudança de mercado implica e quais são as diferenças entre o "mercado regulado" e o "mercado livre".

A+ / A-

VEJA TAMBÉM:


A EDP e a Galp anunciaram que vai aumentar a fatura do gás natural das famílias, em outubro. Em resposta, o Governo indicou esta quinta-feira que vai permitir a mudança de famílias e pequenos negócios do mercado liberalizado para o mercado regulado de gás, também a partir de outubro.

O que é que a mudança de mercado implica? E quais são as diferenças entre o "mercado regulado" e o "mercado livre"?

A Renascença explica o essencial.

Quem quiser mudar de mercado ou tarifa, o que deve fazer?

Qualquer consumidor pode mudar do mercado livre para o regulado, ou vice-versa, as vezes que quiser, sem qualquer custo associado.

Mas, primeiro, deve consultar as ofertas no mercado. Segundo o site da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), neste momento há 12 comercializadores de último recurso para o gás, ou seja, 12 fornecedores com tarifa regulada de gás, e 13 na eletricidade.

No mercado liberalizado as opções chegam a ser cinco vezes mais.

Para efetivar a mudança basta celebrar um novo contrato com outro comercializador. Será esta empresa que irá depois tratar da transição com a antiga.

Depois de fechado o contrato, recebe uma fatura final do antigo fornecedor, com o acerto de contas. A transição pode demorar duas a três semanas, mas nunca ficará sem gás ou luz em casa.

Assista ao vídeo explicativo do regulador:

Qual é a diferença entre mercado regulado de energia e mercado livre?

No mercado regulado, os preços ou tarifas são fixadas pela ERSE, mas quem fornece a energia são os comercializadores.

No mercado livre, cada comercializador ou empresa decide o preço, de forma autónoma. No entanto, está sujeito a regras de concorrência e tem também de respeitar a Lei geral e a regulamentação sobre relações comerciais.

Quanto posso poupar no mercado regulado?

Tudo depende do tipo de consumos, mas segundo os cálculos do Ministério do Ambiente, a fatura mensal de gás natural pode descer entre 25 e 45 euros a partir de 1 de outubro, com a tarifa regulada. São poupanças de 65%.

O governo tem em conta aumentos médios de 150%, tal como o que foi anunciado pela EDP, o maior comercializador português.

Uma família com dois filhos e sem aquecimento central, deverá gastar por ano cerca de 290 metros cúbicos de gás. Ou seja, em outubro, com aumentos de 150% no mercado livre, passa a pagar 70 euros por mês. No mercado regulado paga apenas 25 euros, o que representa uma poupança de 45 euros.

Um casal sem filhos e sem aquecimento central, pode contar com uma poupança de 25 euros com tarifa regulada. Passará a pagar 13 euros, em vez dos mais de 38 euros com aumentos de 150%.

Os consumidores podem escolher livremente qualquer um destes mercados?

A partir de 1 de outubro sim, tendo em conta o anúncio desta quinta-feira pelo ministro do Ambiente, mas nem sempre foi assim.

Desde janeiro de 2013, quem saísse do mercado regulado já não podia regressar, era obrigado a continuar com a tarifa liberalizada, tanto na eletricidade como no gás natural.

Só no início de 2018, através de uma alteração à lei proposta pelo PCP, foi possível regressar à tarifa regulada, mas a medida só abrangeu a eletricidade.

Atualmente, o mercado regulado do gás conta apenas com consumidores que nunca transitaram para o liberalizado.

Até quando podem os consumidores continuar no mercado regulado?

Se nada mudar, o mercado regulado acaba dentro de três anos.

Bruxelas aprovou a extinção do mercado regulado nos Estados-membros, até 2025. Portugal, como outros países, criaram regimes transitórios, que permitem a permanência dos consumidores o máximo de tempo possível.

A alteração legislativa agora anunciada vai permitir o regresso das famílias e pequenos negócios à tarifa regulada do gás, mas apenas por um ano. Mesmo que este prazo seja revogado, está sempre limitado pela extinção do mercado regulado, decidida a nível comunitário, dentro de três anos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco Miranda
    30 ago, 2022 Esposende 18:07
    Gostaria de saber como alterar o meu contrato de gás para o mercado regulado.
  • Salvador Nunes
    26 ago, 2022 Maia 12:17
    O que tenho que fazer para pertencer ao mercado regulado? Atualmente tenho contrato com a EDP o que tenho que fazer? Obrigado
  • Francisco Xavier
    26 ago, 2022 Praia da Vagueira 10:49
    E COMO como posso aceder ao "Mercado Regularizado"?
  • Maria Teresa Gouveia
    26 ago, 2022 Carcavelos 07:48
    Onde me dirijo para mudar para o mercado regulado?

Destaques V+