Fotogaleria

Conheça a obra do colectivo espanhol que ganhou o "Nobel" da arquitectura

02 mar, 2017 - 01:59

​Prémio Pritzker 2017 distinguiu os arquitectos espanhóis Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta. "O seu trabalho mostra um compromisso com o lugar e a sua história para criar espaços de diálogo com o contexto".

A+ / A-

O Prémio Pritzker deste ano, considerado o Nobel da arquitectura, foi atribuído aos três arquitectos espanhóis Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta, do ateliê catalão RCR Arquitectes, anunciou esta quarta-feira a organização.

É a primeira vez que o prémio - equivalente ao Nobel, pela importância nesta área - é entregue a três arquitectos em simultâneo, de acordo com a organização do galardão, criado em 1979, para prestar homenagem ao trabalho de um arquitecto vivo.

BellLloc Winery, em Girona, Espanha, é um dos projectos do trio espanhol. Foto: Hisao Suzuki

BellLloc Winery, em Girona, Espanha. Foto: Hisao Suzuki

Trata-se da segunda vez que arquitectos espanhóis são galardoados, vinte anos após Rafael Moneo, em 1996.

Rafael Aranda, de 55 anos, Carmen Pigem, de 54 anos, e Ramon Vialta, de 56, fundaram o seu ateliê em 1988, em Olot, cidade de origem, situada junto à fronteira com França, e trabalharam essencialmente em projectos naquele país, em Espanha e na Bélgica.

Museu Soulages, em Rodez. Foto: Hisao Suzuki

Entre as suas criações mais marcantes estão o museu Soulages, em Rodez, com placas exteriores em aço que se oxidaram para dar uma cor avermelhada ao conjunto arquitectónico, bem como a mediateca Waalse Krook de Gent, na Bélgica.

Barberí Laboratory, Girona, Espanha. Foto: Hisao Suzuki

Entre as suas construções estão edificados muito variados, como piscinas, instalações desportivas, restaurantes, escritórios e universidades.

Teatro La Lira, em Ripoll, Espanha. Foto: Hisao Suzuki

Teatro La Lira, em Ripoll, Espanha. Foto: Hisao Suzuki

O júri justificou a escolha desta forma: "Nós vivemos num mundo globalizado, onde devemos apoiar-nos em influências internacionais, trocas comerciais e discussões. Mas cada vez mais pessoas têm medo destas influências, da perda de valores locais, da arte e dos costumes".

Les Cols Restaurant Marquee. Olot, Girona, Espanha. Foto: Hisao Suzuki

Jardim de infância El Petit Comte. Besalú, Girona, Espanha. Em colaboração com J. Puigcorbé. Foto: Hisao Suzuki

Para Tom Pritzker, filho do fundador do prémio, citado no comunicado a anunciar os vencedores, os três arquitectos "tiveram um impacto na sua disciplina muito além das criações imediatas".

"O seu trabalho mostra um compromisso com o lugar e a sua história para criar espaços de diálogo com o contexto", acrescentou.

Biblioteca e Centro para Idosos Sant Antoni – Joan Oliver Library e Jardins Cándida Pérez. Barcelona. Foto: Hisao Suzuki

Pista de atletismo Tossols-Basil, em Girona. Foto: Hisao Suzuki

Row House, em Olot, Girona. Foto: Hisao Suzuki

O prémio, no valor de cem mil euros, será entregue numa cerimónia em Tóquio, em 20 de Maio.

Álvaro Siza Vieira (1992) e Eduardo Souto de Moura (2011) são os arquitectos portugueses já distinguidos com um Pritzker.

No ano passado, o Prémio Pritzker distinguiu o arquitecto chileno Alejandro Aravena, curador da Bienal de Arquitectura de Veneza de 2016.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+