Fotogaleria

Os sapatos, o coração e a máscara. As obras mais emblemáticas de Joana Vasconcelos estão em Serralves

18 fev, 2019 - 16:07 • ​​Marília Freitas​

“I’m Your Mirror” chega ao Porto depois de ter estado no Guggenheim, em Bilbau.

A+ / A-

À entrada de Serralves, uma grande banheira azul com a forma de Portugal Continental anuncia a exposição. A peça, de 10 metros de altura, chama-se Portugal a Banhos e é a primeira obra de Joana Vasconcelos com que os visitantes se deparam ao chegar ao museu.

É uma das mais de 30 peças que integram a primeira exposição individual de Joana Vasconcelos em Serralves. "Esta exposição representa o voltar a casa, ao ponto de partida. Foi aqui que eu fiz a minha primeira aparição num museu e a minha primeira exposição com outros artistas internacionais", conta a artista durante a visita guiada que fez com os jornalistas.

“I’m Your Mirror” viajou do Museu Guggenheim de Bilbau, onde recebeu mais de 640 mil visitantes, para o Porto, onde vai estar até 24 de junho.

A exposição reúne obras icónicas da artista portuguesa. A escolha das peças a serem expostas foi feita em conjunto com o comissário Enrique Juncosa, que acompanhou Joana Vasconcelos durante a visita guiada.

"É uma exposição antológica no sentido em que acompanha várias décadas da minha obra. É cheia de referências, mas também diversa para que o público possa acompanhar a minha forma de pensar e aquilo que eu fui fazendo ao longo de diferentes períodos", diz a artista.

Entre as novidades da exposição está o anel solitário, que é apresentado pela primeira vez em Portugal. Com sete metros de altura é realizado com 112 jantes douradas e coroado por um enorme "diamante" constituído por 1.324 copos de whisky de cristal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+