Fotogaleria

Imagens da festa dos jovens portugueses com o anúncio da Jornadas da Juventude em Lisboa

27 jan, 2019 - 16:34

O anúncio de Portugal como país anfitrião da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2022, provocou uma onda de alegria entre os jovens católicos portugueses. Muitos do que acompanharam as jornadas à distância reuniram-se em várias cidades do país para acompanhar o momento do anúncio, no Panamá.

A+ / A-
Do Panamá a Portugal, as reações eufóricas dos portugueses após anúncio da próxima JMJ
Do Panamá a Portugal, as reações eufóricas dos portugueses após anúncio da próxima JMJ

Mais uma vez, cumpriu-se a tradição de anunciar o local e a data da próxima Jornada Mundial da Juventude antes da bênção final da missa de encerramento desta JMJ, que decorreu no campo São João Paulo II, na cidade do Panamá. O anúncio foi feito pelo atual prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

A assistir ao vivo estavam 300 jovens portugueses, de 12 dioceses, bem como 30 voluntários e seis bispos. Até o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve na cidade do Panamá e juntou-se aos jovens portugueses para celebrar a notícia.

Uma Jornada Mundial da Juventude em janeiro, em época de aulas e exames na faculdade, e num país a quase sete mil quilómetros de distância, impediu a participação de muitos jovens portugueses, por isso, um pouco por todo o país centenas acompanharam, à distância, o evento deste ano com grande expetativa.

Quando a palavra “Portugal” foi pronunciada foram inúmeras as manifestações de alegria dos jovens portugueses.

A realização do encontro em Portugal já era esperada desde dezembro, mas só foi oficializada este domingo. Alguns jovens preparam-se com antecedência com mensagens de boas-vindas para o Papa Francisco.

A Jornada Mundial da Juventude regressa à Europa em 2022, com a escolha da capital portuguesa para acolher o maior evento da Igreja Católica, depois de em 2016 se terem realizado em Cracóvia, na Polónia.

As primeiras JMJ foram promovidas pelo Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude, e o primeiro encontro internacional realizou-se em Buenos Aires, Argentina, dois anos depois.

História da JMJ. O legado de João Paulo II aos jovens
História da JMJ. O legado de João Paulo II aos jovens
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+