"Eu já venci uma Taça". Qual é o clube em prova que tem mais jogadores que podem dizê-lo?

18 dez, 2018 - 11:00 • Eduardo Soares da Silva*

Em semana de oitavos de final, a Renascença foi descobrir qual dos 16 clubes em prova tem o plantel com o maior número de jogadores que já venceram taças.

A+ / A-

Entre os 16 clubes ainda em prova na Taça de Portugual há nove que já venceram o troféu, mas só um, o Montalegre, não tem jogadores que nunca conquistaram uma Taça de Portugal, ou equivalente noutro país.

O Desportivo das Aves, detentor do título, é o clube com mais jogadores com uma Taça nacional no currículo. Mota preservou 16 elementos do plantel da época passada e ainda recebeu El Adoua, que já venceu, no Jamor, pelo Vitória de Guimarães.

Curiosamente, o clube sem Taça que mais jogadores tem no plantel que já conquistaram, pelo menos, um troféu desse nível é o Feirense, com sete atletas. Em semana de oitavos-de-final da Taça de Portugal, a Renascença foi descobrir, partida por partida, qual o plantel com mais jogadores que já provaram o sabor da vitória na Taça de Portugal, ou provas equivalentes noutros países.

Para efeitos de contabilização, apenas foram considerados os troféus em que o jogador disputou, pelo menos, um minuto na prova.

Vitória de Setúbal-Braga - terça-feira, 18 de dezembro, 19h00

O Vitória de Setúbal tem quatro jogadores que sabem o que é vencer uma Taça: Rúben Micael, que conquistou por duas ocasiões a prova em Portugal, Hildeberto Pereira, que venceu uma Taça da Polónia, o avançado Frédéric Mendy, que conquistou uma Taça de Singapura e também Alex Freitas, que venceu no Jamor, pelo Vitória de Guimarães.

Já o Sporting de Braga, que tem estado em grande forma esta temporada, conta com mais alguma experiência no plantel. Matheus, Marafona, Ricardo Ferreira, Goiano, Wilson Eduardo e Ricardo Esgaio já conseguiram levantar o troféu no Jamor. A juntar-se a estes seis nomes está Claudemir. O médio brasileiro, reforço para esta temporada e experiente em palcos internacionais, venceu uma Taça da Bélgica no Club Brugge e duas Taças da Dinamarca, ao serviço do Copenhaga.

O duelo será entre dois clubes históricos do futebol português, que fazem parte da lista de vencedores da Taça. Os emblema de Setúbal conquistou o troféu em 1964/65, 1966/67 e mais recentemente, em 2004/05. Já o Braga venceu em 1965/66 e 2015/16.

Leixões-Tondela, terça-feira, 18 de dezembro, 20h00

Apesar do Tondela ser o clube da I Liga, é o Leixões que vence no histórico na Taça de Portugal. A equipa de Matosinhos, que ganhou o troféu em 1961, conta com três jogadores no plantel que sabem o que é vencer uma Taça. O defesa Pedro Monteiro venceu a Taça de Portugal ao serviço do Braga, em 2014/15, assim como Breitner, que venceu uma Copa do Brasil e Erivaldo, que venceu a Taça em Angola.

Para chegar aos "oitavos", o Leixões eliminou o Leça, Amarante e Anadia.

Já o Tondela, que nunca marcou presença no Jamor numa final da Taça de Portugal, apenas conta com dois jogadores com vitórias na prova: Ricardo Costa, capitão e dono de um currículo invejável, venceu duas Taças de Portugal com o FC Porto, e Arango, que a conquistou na última temporada ao serviço do Desportivo das Aves.

FC Porto-Moreirense, terça-feira, 18 de dezembro, 20h45

O FC Porto é um crónico candidato à vitória em todas as provas nacionais e o historial na prova rainha não foge à regra: 16 vitórias e sete jogadores no plantel que já conquistaram uma Taça.

Óliver Torres, Adrián López e Casillas venceram a Taça do Rei em Espanha, Alex Telles duas Taças da Turquia, João Pedro uma Copa do Brasil e Maxi Pereira e Sérgio Oliveira a Taça de Portugal. Curiosamente, o médio dos dragões é o único jogador no plantel que venceu o troféu com a camisola azul e branca, em 2009/10. Com Jesualdo Ferreira no banco, o internacional português, na altura com apenas 18 anos, somou 90 minutos numa partida da 3ª eliminatória frente à Sertanense.

Já o Moreirense, que tem uma Taça da Liga no museu, conta com Rúben Lima como vencedor de uma Taça. O lateral ganhou na Croácia, pelo Hajduk Split.

Feirense-Paços de Ferreira, quarta-feira, 19 de dezembro, 15h00

Nenhuma das equipas venceu a Taça na sua história, mas os fogaceiros contam com sete jogadores que sabem o que é conquistar um troféu semelhante. Edinho e Crivellaro já foram felizes no Jamor, Babanco conquistou a Taça de Cabo Verde, Valência e Miller na Colômbia, Vítor Bruno na Roménia e Tiago Gomes no Chipre.

O Feirense é o clube com mais jogadores (sete) que conquistaram uma taça nacional, entre os clubes em prova que nunca venceram a Taça de Portugal.

Já o Paços de Ferreira, conta com André Leão, que venceu a Taça da Roménia, Luiz Carlos que venceu a Taça de Portugal com o Braga, e Luiz Phellype, que conquistou uma Taça de Angola. Os castores eliminaram, até agora, o Condeixa, Gafanha e Casa Pia.

Aves-Chaves, quarta-feira, 19 de dezembro, 16h00

O Desportivo das Aves é o clube com maior número de jogadores que já venceram a Taça de Portugal, dado que José Mota manteve a espinha dorsal do plantel que venceu o troféu na temporada passada, frente ao Sporting.

Na Vila das Aves vivem 16 campeões em título: Rodrigo Soares, Nélson Lenho, Ponck, Jorge Felipe, Defendi, Braga, Pedrinho, Diego Galo, Fariña, Cláudio Falcão, Vítor Gomes, Nildo Petrolina, Mama Baldé, Derley, Amilton e Elhouin. Para além destes 16 jogadores, junta-se o marroquino Issam El Adoua, que venceu o troféu com o Vitória de Guimarães.

Nota especial para o lateral Rodrigo Defendi, que venceu a Taça de Portugal com o Aves e Vitória de Guimarães, uma Taça da Eslovénia com o Maribor e uma Taça de Itália ao serviço da Roma. Em 2006/07, Defendi apenas somou duas partidas pelos romanos, uma delas na Taça, frente ao Triestina, nos oitavos-de-final.

Já o Chaves, que recentemente trocou de liderança no banco, procura repetir a presença no Jamor que alcançou em 2009/10, a única na história do clube. Tiago Fernandes conta com quatro jogadores no plantel que sabem o que é vencer o trofeu. Ricardo Nunes, Nuno André Coelho e Djavan venceram a Taça de Portugal, e o arménio Ghazharyan conquistou uma Taça da Grécia, no Olympiacos, e duas Taças da Arménia, ao serviço do Pyunik.

Boavista-Vitória de Guimarães, quarta-feira, 19 de dezembro, 18h00

A equipa de Luís Castro regressa ao Estádio do Bessa, um mês depois de um empate a zero a contar para a I Liga. Na Taça de Portugal, o Boavista vence no número de troféus, mas os vitorianos lideram nos jogadores com mais Taças.

O Boavista venceu o troféu por cinco ocasiões, o último em 1997. Já o Vitória de Guimarães conseguiu a proeza uma vez, em 2012/13, numa reviravolta histórica frente ao Benfica.

Na lista de jogadores vencedores, os conquistadores lideram com seis: Douglas e André André, os únicos jogadores que restam do plantel de 2013, Dodô, que venceu a Taça da Ucrânia no Shakhtar, Guillermo Celis, que venceu uma Taça com o Benfica e uma Taça da Colômbia, Alexandre Guedes, que foi o herói da temporada passada no Desportivo das Aves e também Ola John, que venceu com o Benfica e também na Holanda, com o Twente.

Já os axadrezados têm quatro vencedores no plantel: David Simão e Falcone, que venceram a Taça por Benfica e Desportivo das Aves, respetivamente, Fábio Espinho, que conquistou a Taça da Bulgária, e Bracalli, que venceu no Brasil.

Sporting-Rio Ave, quarta-feira, 19 de dezembro, 19h30

No jogo entre duas equipas do topo da tabela na I Liga, o O Sporting conta com 16 vitórias na prova e 11 jogadores que sabem o que é vencer uma Taça:

Jefferson, André Pinto, Fredy Montero, Nani e Carlos Mané venceram a Taça de Portugal, Mathieu venceu duas Taças do Rei em Espanha, Ristovski e Misic venceram a Taça da Croácia, Sturaro conquistou quatro Taças em Itália, com a Juventus, e Bas Dost conquistou uma Taça da Alemanha, no Wolfsburgo.

O Rio Ave já marcou presença no Jamor em duas ocasiões: perdeu frente ao FC Porto em 1984 e contra o Benfica, mais recentemente, em 2014, com Nuno Espírito Santo ao leme da equipa. Os vilacondenses contam com três jogadores que conquistaram Taças, mas ninguém o fez em Portugal: Fábio Coentrão venceu uma Taça do Rei, com o Real Madrid, Léo Jardim conquistou a Copa do Brasil com o Grémio e Makaridze venceu na Geórgia, com o Dinamo Tbilisi.

Montalegre-Benfica, quarta-feira, 19 de dezembro, 20h45

A fechar a ronda, a verdadeira festa da Taça. O último clube amador em prova, do Campeonato de Portugal, vai receber o gigante Benfica em Trás-os-Montes, num remodelado Estádio Dr. Diogo Alves Vaz Pereira. O clube nunca foi ao Jamor e também não conta com qualquer jogador que já tenha conquistado o troféu.

Ainda assim, nada nem ninguém tira o sonho aos jogadores do pequeno Montalegre, que sonha em tombar as águias, depois de já terem deixado para trás o Peniche, Oriental e Águeda. No extremo oposto está o Benfica, que conta com 14 vencedores da Taça, que juntam aos 26 troféus no museu:

Grimaldo, Yuri Ribeiro, Jardel, André Almeida, Fejsa, Pizzi, Samaris, Jonas, Cervi, Zivkovic, Salvio e Rafa já venceram a Taça de Portugal no Jamor. Fejsa venceu ainda duas Taças da Grécia e duas Taças da Sérvia, ao serviço do Olympiacos e Partizan.

O avançado Facundo Ferreyra venceu ainda em três ocasiões a Taça da Ucrânia, no Shakhtar Donetsk, e Nicolás Castillo ergueu uma Taça do Chile e uma Taça da Bélgica.

O FC Porto-Moreirense, o Sporting-Rio Ave e o Montalegre-Benfica terão relato em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Lista de vencedores da Taça:

  • Desp. Aves: 17 jogadores
  • Benfica: 14 jogadores
  • Sporting: 11 jogadores
  • Braga: 7 jogadores
  • FC Porto: 7 jogadores
  • Feirense: 7 jogadores
  • Vitória de Guimarães: 6 jogadores
  • Vitória de Setúbal: 4 jogadores
  • Boavista: 4 jogadores
  • Chaves: 4 jogadores
  • Paços de Ferreira: 3 jogadores
  • Leixões: 3 jogadores
  • Rio Ave: 3 jogadores
  • Tondela: 2 jogadores
  • Moreirense: 1 jogador
  • Montalegre: 0 jogadores

*com Sílvio Vieira (edição)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+