Mau tempo

Choveu mais em Lisboa esta terça-feira do que em qualquer mês deste ano

13 dez, 2022 - 19:18 • Diogo Camilo

Estações meteorológicas registaram precipitações acima dos 100 litros por metro quadrado. Só a água que caiu na freguesia da Ajuda, mais de 320 milhões de litros de água, dava para encher 128 piscinas olímpicas ou 64 milhões de garrafões.

A+ / A-

A chuva que caiu esta terça-feira em diversas zonas do país, com especial incidência na Área Metropolitana de Lisboa, promete ficar para a história. Só até às 17h00 de hoje, caiu mais água em Lisboa do que em qualquer mês deste ano. A probabilidade de chuva para o resto do dia é quase nula, mas os máximos de precipitação num dia não estão longe de ser alcançados.

Segundo resumos horários do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a estação meteorológica da Tapada da Ajuda registou uma precipitação até às 17h00 de 101,8 litros por metro quadrado (l/m2 ou mm).

Comparando este valor ao território, caíram na Ajuda esta terça-feira cerca de 320 milhões de litros de água, o que daria para encher mais de 128 piscinas olímpicas ou 64 milhões de garrafões de cinco litros só com a água que caiu na freguesia onde vivem apenas cerca de 15 mil pessoas.

Noutras estações meteorológicas da capital, os números foram ainda maiores: no Instituto Geofísico Dom Luís foi registada uma precipitação de 109,7 mm, enquanto em Gago Coutinho a precipitação foi de 110,6 mm.

Estes valores ficam acima dos registados na passada quarta-feira, quando a precipitação não ultrapassou os 85 mm.

O período de tempo em que foi registada uma maior queda de água foi entre as 4h00 e as 7h00 da madrugada, em que caíram mais de 65 litros de chuva por metro quadrado.

Por comparação com o resto do ano, o mês com mais chuva em Lisboa tinha sido outubro, com cerca de 103 litros por metro quadrado registados na estação de Gago Coutinho - valor menor que os 110,6 mm registados só no dia de hoje.

Os valores desta terça-feira ficam também próximos dos extremos absolutos de chuva num dia, registados a 18 de fevereiro de 2008, quando, na estação da Tapada da Ajuda, foi captada uma precipitação de 122,5 mm.

Noutras zonas do país, a precipitação não foi tão intensa: em Elvas, onde foram registados estragos, a chuva não passou dos 45 mm.

Com o fim da chuva, o IPMA alterou entretanto o seu alerta de precipitação para Lisboa e outros distritos, que ficaram agora a verde. No entanto, o nível laranja da Proteção Civil permanece para todos os distritos do continente, com exceção de Bragança.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • eu
    18 dez, 2022 l 13:50
    A isto chama-se MENTYRA

Destaques V+