Fotogaleria

"Estado de catástrofe". Veneza inundada por uma das maiores marés de sempre

13 nov, 2019 - 00:42 • Redação com Reuters

Cheias históricas numa das cidades mais visitadas de Itália. Autarca aponta o dedo às alterações climáticas.

A+ / A-

A cidade italiana de Veneza foi esta terça-feira atingida por uma das maiores marés de que há registo. A água subiu, provocou inundações e estragos e a autarquia declarou o estado de catástrofe.

A maré atingiu um pico de 187 centímetros, pelas 22h50 (hora local), próximo do recorde de 194 centímetros registado em 1966.

A icónica Praça de São Marcos ficou inundada por mais de um metro de altura de água.

Na mesma zona da cidade postal, a Basílica de São Marcos ficou inundada pela sexta vez em 1.200 anos. Quatro dessas cheias foram registadas nas últimas duas décadas, a mais recente em outubro de 2018. Até ao momento, não há qualquer balanço dos danos causados pela subida das águas na basílica.

O presidente da câmara de Veneza, Luigi Brugnaro, declarou o estado de catástrofe na cidade que todos os anos é visitada por milhões de turistas.

“A situação é dramática. Já pedimos ajuda ao Governo. O custo vai ser elevado. Isto é o resultado das alterações climáticas”, escreveu o presidente da câmara, Luigi Brugnaro, na rede social Twitter.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+