Tempo
|

O "pior dia de incêndios do ano" visto do espaço

16 out, 2017 - 12:16

Imagens de satélite da NASA permitem ver a dimensão dos incêndios que lavram por todo o país.

A+ / A-
Veja as diferenças entre a imagem captada pela NASA Worldview este sábado, 14 de Outubro, e aquela captada deste domingo, dia 15.

Imagens de satélite da NASA permitem ver o número elevado de ocorrências que os bombeiros tiveram que combater este Domingo. Com 523 incêndios activos, este foi já descrito pela Protecção Civil como o "pior dia do ano" em matéria de incêndios. Há pelo menos 31 mortos a registar, segundo a Protecção Civil.

Esta segunda-feira, há mais de 170 incêndios activos, segundo o site da Protecção Civil. Na imagem captada pela NASA Wordview, é possível ver que ainda há muitos fogos activos no centro do país.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios. Foram declarados três dias de luto nacional.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no verão, um fogo que alastrou a outros municípios e que provocou 64 mortos e mais de 200 feridos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rodrigo
    16 out, 2017 ponte 14:59
    O que 'e que isto interessa? O que o povo quer 'e a sua equipa de futbol a ganhar o proximo jogo ;) Daqui a uns dias ninguem se lembra disto e as pessoas vao estar a discutir futebol - nada vai mudar e ninguem vai ser responsabilizado.
  • M. Guilherme
    16 out, 2017 Paredes de Coura 14:57
    MARIA deve ter tanto de Maria, como eu de CRISTAS, mas nota-se um certo racismo, ou são efeitos de África... Sr. Julio Santos, subscrevo, mas nos incêndios onde infelizmente existira vitimas, sou mais um pouco radical, metido/s dentro do fogo que atearam, é que quando o bicho morre a peçonha acaba...
  • Julio Santos
    16 out, 2017 Lisboa 13:35
    Urgente alterar a legislação especifica para incêndios. Mínimo de 10 anos de cadeia e quando houverem vitimas mortais pena máxima 25 anos. Não interessa que sejam alcoolizados, dementes, drogados ou outros. Por favor legislem.
  • maria
    16 out, 2017 lx 13:28
    Escreva aqui o seu comentário... o político que está por de trás disto tirem-no de circulação e isto acaba. prendam o Nero.

Destaques V+