Tempo
|

Milhares ainda sem luz. Veja como a "Leslie" destruiu a rede elétrica

15 out, 2018 - 06:47

A tempestade afetou o abastecimento de energia, especialmente na região Centro do país. A EDP Distribuição está no terreno a reparar a linha elétrica e registou em fotos os danos da tempestade.

A+ / A-

Milhares de famílias continuam sem eletricidade, quase 48 horas após a passagem da tempestade "Leslie". Durante o dia de domingo, as equipas da EDP Distribuição estiveram no terreno a reparar avarias, mas há locais onde a situação continua por resolver.

Coimbra é o distrito mais afetado. A empresa declarou mesmo o “estado de emergência” na região e admite recorrer a meios internacionais para reparar os danos causados pela tempestade.

De acordo com o jornal "Expresso", o Exército terá sido mobilizado para ajudar a repor o abastecimento de eletricidade em Coimbra, nomeadamente através do fornecimento de geradores e de equipamentos e serviços de telecomunicações.

Segundo a EDP Distribuição, em todo o país, cerca de 200 linhas de alta/média tensão ficaram fora de serviço. Numa primeira fase, mais de 300 mil habitações estiveram se eletricidade.

Foram instalados 50 geradores de emergência para permitir o abastecimento de electricidade nalgumas localidades.

Ainda não há data para a conclusão dos trabalhos de recuperação das linhas afetadas.

Na povoação de Monte Redondo, em Leiria, vários pinheiros caíram sobre linhas de baixa e média tensão.

Mais de metade do concelho de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, ficou sem energia elétrica. Vários equipamentos municipais, empresas e habitações foram danificadas. Três famílias ficaram desalojadas.

No domingo, técnicos da EDP estiveram a trabalhar na reparação das linhas.

A tempestade Leslie que passou no sábado e madrugada de domingo por Portugal provocou 27 feridos ligeiros, 61 desalojados e quase 1.900 ocorrências comunicadas à Proteção Civil.

Fez ainda 61 desalojados, 57 dos quais no distrito de Coimbra, um em Leiria e três em Viseu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+