Tempo
|

A seca australiana vista a partir do céu

A seca australiana vista a partir do céu

Tempo
|

04 ago, 2018 - 12:59 • Fotografias: David Gray/Reuters

A paisagem da Austrália, em pelo Inverno, é em tons de castanhos, denuncia a seca extrema que o sul do país enfrenta.

A+ / A-

Esta é a pior seca desde que há memória a afetar o hemisfério sul da Austrália. Depois de um verão e outono com recordes de calor, vive-se um inverno sem chuva. A seca extrema levou já o Governo australiano a aprovar ajuda de emergência aos agricultores e aos criadores de gado.

Quem depende da água da chuva para regar os terrenos ou alimentar os animais, vive momentos de incerteza. “Acho a seca semelhante a um cancro. Consome-te e apenas fica mais e mais seco e severo. De tal forma que torna a tua vida cada vez pior”, lamenta May McKeown, de 79 anos, um residente que relembra que quase não chove há dez anos.

O Governo da Austrália já disponibilizou mil milhões de dólares como fundo de emergência para os agricultores. A falta de chuva já deixou mais de 95% do país em estado de seca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+