Taça da Liga

Dragão cozido no "caldeirão"

02 abr, 2015

Marítimo 2-1 FC Porto. Reviravolta operada ainda na primeira metade coloca insulares pela primeira vez numa final da Taça da Liga. Azuis e brancos falham reencontro com o Benfica e perdem mais uma oportunidade de conquistar um troféu na presente temporada.
Dragão cozido no "caldeirão"
O Marítimo fez história, esta quinta-feira, apurando-se pela primeira vez para uma final da Taça da Liga, ao bater o FC Porto (2-1), em jogo das meias-finais.

Evandro abriu o activo, aos 32', mas a reviravolta no marcador surgiria nos minutos finais da primeira metade. Na conversão de uma grande penalidade, Bruno Gallo empatou a partida, aos 37'. Em cima do intervalo, Marega consumou a "cambalhota" (45').

Na segunda metade, apesar da intensa pressão sobre os insulares, a realidade é que os azuis e brancos não conseguiram traduzir o domínio em golos. O Marítimo organizou-se bem defensivamente, assumindo uma postura estóica e acabou por levar a melhor, segurando a magra vantagem.

Julen Lopetegui falha, desta forma, a primeira final como treinador do FC Porto e um reencontro com o Benfica. O dragão, por outro lado, continua sem vencer qualquer jogo na Madeira, esta temporada (duas derrotas com o Marítimo e um empate com o Nacional).

A final da Taça da Liga, entre Marítimo e Benfica, está inicialmente marcada para o feriado de 25 de Abril (um sábado), em Coimbra. O desafio poderá, todavia, ser adiado já que, nesse fim-de-semana (25 e 26 de Abril), disputa-se o Benfica-FC Porto da 30ª jornada da Primeira Liga.

Recorde as principais incidências do desafio, em baixo.

_______________________________________________________________

21h38 - ACABOU! MARÍTIMO NA PRIMEIRA FINAL DA TAÇA DA LIGA DO SEU HISTORIAL!!! O FC Porto cai nas meias-finais e falha reencontro com o Benfica.

95' - Aboubakar ainda permite a defesa a Salin, mas o camaronês estava em fora-de-jogo, no momento do passe.

94' - Cruzamento de José Ángel e Tello, em esforço, a cabecear a bola por cima...

90' - Ambiente tenso, no "caldeirão" dos Barreiros. Toda a gente à beira de um ataque de nervos.

90' - 4' de descontos.

90' - Amarelo para Evandro. Derrube de Xavier, no início de uma jogada de contra-ataque do Marítimo.

89' - Amarelo para Gegé, por protestos. O cabo-verdiano está em campo há dois minutos...

87' - Substituição no Marítimo: sai Alex Soares, entra Gegé.

85' - Marítimo deu o "estouro", fisicamente. Perfeitamente normal. Nenhuma equipa de média dimensão aguenta 70', 80' em intensidade e concentração máximas. O FC Porto, com outra experiência, está a encostar os madeirenses. Mas o golo não surge!

84' - ENORME SALIN!!! Na sequência de um canto, a bola sobra para Aboubakar, que remata cruzado e rasteiro. Defesa espectacular e apertada do francês com a perna esquerda.

83' - O cronómetro não pára. Dragão entra em modo de "contrarrelógio" para evitar a queda na Taça da Liga...

78' - Substituição no Marítimo: saída de Edgar Costa, entrada de Éber Bessa.

78' - Casemiro tenta alvejar a baliza de Salin, de meia-distância. Torto, torto, torto...

76' - Substituição no Marítimo: sai Bruno Gallo, entra Fransérgio.

76' - Substituição no FC Porto: saída de Quaresma, entrada de Gonçalo Paciência.

74' - Tello ultrapassa João Diogo e, já na área, em boa posição para facturar, deixa escapar a bola. Sintomático do desnorte dos portistas...

73' - Amarelo para Raúl Silva.

70' - Bem, a realidade é que as substituições proporcionadas por Lopetegui parecem ter confundido a equipa. O dragão parece perdido em campo! E já perdeu a intensidade que chegou a ter nesta segunda metade.

66' - Risco total de Lopetegui. É jogo a eliminar, compreende-se...

66' - Substituição no FC Porto: sai Ricardo Pereira, entra Brahimi.

64' - Dragão domina, mas com efeitos práticos nulos. Marítimo fecha-se sobre si próprio e encurta espaços entrelinhas. Tarefa difícil para o FC Porto conseguir chegar ao empate...

56' - Substituição no FC Porto: saída de Hernâni, entrada de Tello.

55' - Primeiro remate do FC Porto na segunda metade: transição rápida, com Aboubakar a ser desarmado. Na sequência, Hernâni acertou nas "orelhas" da bola. Por fim, Evandro atira muito ao lado da baliza de Salin.

53' - Lopetegui tem Tello e Brahimi a aquecer... os azuis e brancos bem precisam de mais "rasgo" e, sobretudo, de mais desequilíbrio, porque os jogadores madeirenses estão com a motivação nos píncaros. Rúben Ferreira, Danilo Pereira e Xavier demonstram sinal "+" do Marítimo na partida...

52' - Incrível. O FC Porto não consegue lidar com a forma determinada como os alas e extremos do Marítimo constroem as jogadas. Ricardo Pereira e José Ángel demonstram a Lopetegui que ainda não têm "andamento" para o mais alto nível. Estão a ser dizimados...

50' - Dragão expõe-se e o Marítimo aproveita! Marega conserva a posse de bola à entrada da área, à espera da subida dos companheiros de equipa. A bola sobra para Edgar Costa que, de longe, tenta o golo. O esférico sai por cima da baliza de Helton mas fica o aviso...

49' - FC Porto reentra no desafio sem a mesma intensidade nem a dinâmica evidenciadas na primeira metade. 

46' - Ivo Vieira e Julen Lopetegui não alteram os figurinos iniciais.

20h48 - Reinício da partida. Sai o Marítimo.

________________________________________________________________


COMENTÁRIO: Duelo dividido ao milímetro, com espectáculo e tudo a que o adepto tem direito. Marítimo entra melhor, mas o FC Porto abre o activo na sua melhor fase da primeira parte, por Evandro (32'). Vantagem durou apenas cinco minutos, dada a resposta afoita e cabal dos insulares. Bruno Gallo, na conversão de um "pénalti" cometido por Ricardo Pereira sobre Xavier, empatou o desafio. Marega, em cima do intervalo, operou reviravolta no marcador. Resultado premeia raça dos homens de Ivo Vieira e penaliza erros defensivos inaceitáveis da equipa de Julen Lopetegui.

20h33 - Final da primeira parte.

45' - GOLO DO MARÍTIMO!!! MARÍTIMO!!! MARÍTIMO!!! MARÍÍÍÍÍÍÍTTTIIIMMOOOO!!! "CAMBALHOTA" POR MAREGA!!! Que confusão na sequência de um canto! FC Porto a dormir na parada e Marega a encostar para a baliza, perante a passividade do adversário. Antes, outros dois jogadores dos insulares tinham tocado a bola na área... Quatro toques e bola no fundo da baliza!

38' - A vantagem portista durou apenas cinco minutos... temos jogo nos Barreiros! Bela reacção do Marítimo à adversidade, já agora...

37' - GOLO DO MARÍTIMO!!! MARÍTIMO! MARÍTIMO! MARÍTIMO! BRUNO GALLO!!! GOOOOOOOOOOOOLLOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!! Que categoria do brasileiro! Bola rasteira, a entrar junto ao poste direito da baliza de Helton, que "tombou" para o outro lado!

36' - Grande penalidade para o Marítimo! Sem espinhas! Cruzamento largo para a área, Helton hesita na saída, Xavier domina a bola com classe e, perante o "drible" perfeito do extremo, Ricardo Pereira estica a perna e derruba o adversário. Amarelo para o lateral.

34' - Auch! Jogo (bastante) perigoso de Quaresma sobre Raúl Silva. Entrada com a sola da bota do "Mustang" poderia ter merecido amarelo...

33' - Danilo cai à entrada da área, sendo travado por Evandro. Carlos Xistra nada assinala, mas deveria tê-lo feito...

33' - Corolário óbvio da equipa que manda na partida e que tem as operações controladas. Adivinhava-se o golo do dragão, a partir dos 15'. E que golão de Evandro.

32' - GOLO DO FC PORTO!!! UUUUIIIII, É UM GOLAÇÇÇOOOOOO!!! EVANDROOOOOOO!!! GOOOOOOOOOOOLLOOOOOOOOOOOOOOOO!!! Canto estudado, à direita, com Quaresma a cruzar, Marega a falhar o desvio completo e, à entrada da área, "bomba" de primeira do brasileiro, de pé esquerdo. Salin "fuzilado"!!!

29' - Dragão cerca a área do Marítimo e Quaresma, de meia-distância, atira para longe...

28' - Primeiro amarelo do desafio: Óliver Torres, por entrada duríssima sobre Xavier.

27' - CASEMIRO IA TIRANDO UM COELHO DA CARTOLA!!! Salin adiantado no terreno, as duas equipas enfiadas no meio-campo defensivo maritimista e o "trinco", unidade mais recuada do FC Porto, a tentar um "chapéu" de 50 metros, na zona do meio-campo! A bola passa perto da trave...

25' - Do canto, nada resulta...

25' - Rúben Ferreira cobra um livre lateral para o segundo poste e Casemiro antecipa-se a Marega, pronto a finalizar. Canto.

17' - Dragão aumenta o ritmo e a intensidade e já começa a encostar o Marítimo... belo jogo no "caldeirão"!

15' - Uiiii!!! Hernâni à beira do golo! Óliver Torres descobre o extremo no lado esquerdo da área e o canhoto nem esperou: disparo de primeira, com a bola a embater na malha lateral da baliza de Salin.

12' - HELTON NEGA O GOLO!!! Cruzamento de Rúben Ferreira e Marega a cabecear perante a pressão de Marcano. A bola embate com violência no piso, ganha altura e o guarda-redes brasileiro teve de se aplicar para impedir o 1-0, amarrando a bola junto da trave.

9' - Salin! A dois tempos! Transição rápida do FC Porto, com Hernâni a receber a bola perto da área e a abrir para José Ángel. O espanhol cruza rasteiro e tenso e o guarda-redes francês ainda deixa escapar a bola do seu controlo, mas volta a recolhê-la logo de seguida...

8' - FC Porto começa a assumir o controlo da partida. Marítimo com menos posse de bola.

7' - Bela visão de jogo de Maicon, com um passe longo de cerca de 50 metros. Hernâni tenta dominar a bola, do lado esquerdo do ataque, mas acaba por ser incomodado por João Diogo...

4' - Hernâni cai na área do Marítimo! Duelo individual com Bauer, mas tudo legal, com o central alemão a arriscar mas a vencer apenas no 1x1. De resto, também não se justificava admoestação para Hernâni, porque não houve simulação. Xistra indicou pontapé de baliza, porque a bola escapou-se pela linha de fundo.

3' - Equipas "encaixadas", nestes primeiros instantes. Marítimo mais afoito no ataque. FC Porto pauta pela organização.

1' - Estádio dos Barreiros, ainda em fase de remodelação, apresenta boa moldura humana. Cerca de 4.500 espectadores nas bancadas...

1' - O vencedor da partida desta noite defrontará o Benfica na final da Taça da Liga. Na calendarização da época, a partida está marcada para o feriado de 25 de Abril, em Coimbra, mas poderá vir a ser adiada… e isto porque nesse fim-de-semana (25 e 26 de Abril), disputa-se outro Benfica-FC Porto, desta feita para o campeonato.

1' - Antes do arranque do desafio, nota para o minuto de silêncio que foi cumprido, em memória de Manoel Oliveira, cineasta português que hoje faleceu. O realizador portuense e adepto assumido do FC Porto, morreu aos 106 anos.

19h47 - Pontapé de saída, nos Barreiros. Sai o FC Porto.


Ficha de Jogo

Taça da Liga: Meia-final
Estádio dos Barreiros, Funchal
Árbitro: Carlos Xistra (AF Castelo Branco)

Marítimo
Salin, João Diogo, Bauer, Raúl Silva e Rúben Ferreira; Danilo Pereira, Alex Soares e Bruno Gallo; Edgar Costa, Marega e Xavier.
Suplentes: Wellington, Gegé, Briguel, Éber Bessa, Fransérgio, Ebinho e Dyego Sousa.
Treinador: Ivo Vieira.

FC Porto
Helton; Ricardo Pereira, Maicon, Marcano e José Ángel; Casemiro, Óliver Torres e Evandro; Quaresma, Aboubakar e Hernâni.
Suplentes: Andrés Fernández, Alex Sandro, Campaña, Herrera, Brahimi, Cristian Tello e Gonçalo Paciência.
Treinador: Julen Lopetegui.