FC Porto

Lei Webster não garante saída a Rolando

01 ago, 2014

Caso o jogador tente rescindir com o FC Porto, ao abrigo da Lei Webster, o processo avança para a FIFA e pode acabar no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).
Lei Webster não garante saída a Rolando

De acordo com o jornal "O Jogo", Rolando terá dado instruções aos seus representantes no sentido de estudarem a possibilidade de evocar a "Lei Webster" para se desvincular o mais rapidamente possível do FC Porto.

Rolando regressou esta época ao FC Porto, onde não tem treinado com os restantes companheiros de equipa. O defesa quer libertar-se definitivamente do dragão, depois de ter cumprido as duas últimas épocas em Itália, primeiro no Nápoles, depois no Inter de Milão.

A chamada “Lei Webster” surgiu em 2008 e basicamente permite a um jogador de futebol, em condições específicas, rescindir unilateralmente um contrato de trabalho mediante indeminização ao clube. No caso de Rolando, o jogador cumprirá os requisitos, depois de 29 de Agosto, dia em que celebra o 28º aniversário.

Com 28 anos, em fim de contrato, e há mais de três temporadas ligado ao FC Porto, o central pode tentar a saída. No entanto, o processo não é automático.

Decisão passa pela FIFA e pelo TAS
José Manuel Meirim, especialista em direito desportivo, explica, em Bola Branca, que se Rolando evocar a Lei Webster, e o Porto não concordar, a FIFA irá constituir "uma comissão de resolução de conflitos". "Essa comissão é que vai dizer em que termos há, ou não, renovação e se é devida ao clube. Depois, as partes podem recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), onde haverá uma decisão final sobre o assunto", completou o jurista.

Rolando voltou ao FC Porto e integrou os trabalhos de pré-temporada, após empréstimos ao Nápoles e ao Inter de Milão. Pinto da Costa anunciou, no primeiro dia de trabalho, que o internacional português entrava nos planos do clube e do treinador, mas já não seguiu para o estágio realizado na Holanda.

Pretendido em Itália, Rolando não está a treinar com a equipa e, de acordo com "O Jogo", procura uma saída através da Lei Webster.