08 nov, 2024 - 13:05 • João Filipe Cruz
Depois do adeus – com estrondo – ao Estádio José Alvalade, falta o adeus, em definitivo, do Sporting. A última dança de Amorim de verde e branco acontece no palco que o lançou na primeira liga. Este domingo, o futebol anda de mão dada com o "romantismo" e a expressão é utilizada por Beto Pimparel, em declarações a Bola Branca.
"Este jogo tem muito romantismo. A despedida emocional do Rúben em Braga, clube que representou como jogador e treinador. Vai ser um jogo muito, muito especial para quem vai ver e para quem vai jogar. Pelos pergaminhos e objetivos do clube, os jogadores do Sporting vão querer vencer e também dar essa última imagem e sensação a Rúben Amorim", reconhece o antigo guarda-redes.
Companheiro de balneário de Rúben Amorim na seleção e em Braga, Beto não tem dúvidas de que também os adeptos do antigo clube vão participar no último ato.
"As pessoas de Braga são gratas e o Rúben conseguiu atingir consenso. É consensual para todas as pessoas e adeptos de futebol. Acredito que vai ter uma grande receção porque também se despede do futebol português e do Estádio Municipal de Braga, que lhe deu muito", garante a Bola Branca.
O antigo guardião esteve em dois Campeonatos do Mundo com o ainda técnico leonino e, ainda que sublinhe a segurança emocional de Amorim, deixa dúvidas sobre se vai conseguir segurar-se no final do jogo na Pedreira.
"Acredito sinceramente que o Rúben só se importará com o lado emocional no final do jogo. Aí sim, quando o árbitro apitar, vai cair toda aquela capa, não de insensibilidade, mas de não querer dar a entender os sentimentos que tem", prevê.
Beto Pimparel acredita "muito" no sucesso de Rúben Amorim, porque "quem é bom e diferenciado acaba por ter sucesso" e não tem dúvidas de que o treinador escolheu o Manchester United pelas semelhanças que tem com o projeto que "agarrou" em Alvalade.
Sobre a partida deste domingo, o ex-guarda-redes atribui vantagem ao líder na despedida. "Tirando o lado emocional, atribuo o favoritismo ao Sporting por tudo o que tem feito. Mas, atenção, porque do outro lado está uma equipa com muito talento, bem liderada, é verdade que tem estado inconsistente, mas que tudo fará para contrariar o favoritismo do Sporting", antevê.