01 nov, 2024 - 12:00 • Eduardo Soares da Silva
O Manchester United oficializou, esta sexta-feira, a contratação do treinador português Rúben Amorim.
Assinou um contrato válido até 2027, com mais um de opção. O comunicado do United confirma ainda que Amorim ficará no Sporting até à pausa internacional e assumirá os "red devils" a partir do dia 11 de novembro.
Vai orientar mais três jogos pelo Sporting: frente ao Estrela da Amadora, esta sexta-feira, contra o Manchester City para a Liga dos Campeões na terça-feira e despede-se em Braga, no domingo, dia 10 de novembro, para a I Liga.
Num comunicado enviado à CMVM, o Sporting confirma que a transferência rende 11 milhões de euros.
"Adicionalmente, a Sporting SAD terá um benefício de 1,6 milhões de euros elativos à extinção de direitos de crédito, registados como passivos e passivos contingentes, em consequência da revogação e renegociação de contratos referentes a comissões de intermediação", pode ainda ler-se.
Nenhum dos clubes confirmou, mas Amorim deverá levar consigo os adjuntos Carlos Fernandes, Adélio Candido, Emanuel Ferro e o treinador de guarda-redes Jorge Vital.
Amorim, de 39 anos, deixa o Sporting, clube que orientou desde a reta final da época 2019/20. Foi duas vezes campeão nacional, venceu duas Taças da Liga e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Tinha praticamente confirmado a saída na conferência de imprensa de antevisão na quinta-feira.
"Na vida todos temos fases em que estamos muito bem, mas falta-nos alguma coisa e queremos dar um passo em frente, sem saber se estamos a estragar o que temos ou não", disse.
Tinha, no entanto, prometido explicações para o dia de hoje e Amorim explicará os seus motivos após o jogo com o Estrela da Amadora: "No fim do jogo, ficarão muito esclarecidos. Adeptos podem gostar, ou não. Verão que não há paz podre, somos adultos e as coisas, às vezes, acontecem".
A maioria não sabe como jogam as equipas de Rúben (...)
Dias Ferreira, antigo vice-presidente do clube, acredita que a saída é "uma deceção e uma traição". Já Jaime Marta Soares, ex-presidente da mesa da Assembleia Geral (AG), acredita que Amorim "fez juras fantasiosas e cuspiu no prato" onde comeu.
João Pereira, atual treinador da equipa B, é apontado como o sucessor de Rúben Amorim, algo que ainda não foi confirmado pela SAD leonina.
Amorim é o substituto do neerlandês Erik Ten Hag, que deixou o clube no 14.º lugar da Premier League, anunciou na segunda-feira o clube dos internacionais portugueses Diogo Dalot e Bruno Fernandes.
A derrota sofrida no domingo no estádio do West Ham, por 2-1, terá precipitado a saída do treinador neerlandês, de 54 anos, que não resistiu à série de maus resultados do clube de Manchester, que esta época já empatou 3-3 com o FC Porto, para a Liga Europa.
A passagem de Ten Hag pelo comando técnico do Manchester United, que assumiu em abril de 2022, resultou na conquista de dois troféus: uma Taça da Liga, em 2023 - o primeiro título do clube em cinco anos -, e uma Taça de Inglaterra, em 2024.
Ten Hag esteve perto de ser despedido no verão e o nome de Thomas Tuchel foi muito associado aos "red devils", mas a INEOS - que assumiu a gestão desportiva do Manchester United na época passada - deu um voto de confiança ao neerlandês. Acaba despedido 14 jogos depois.
[Atualizado às 12h23 - contexto e comunicado CMVM do Sporting]