Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sporting

Tottenham. Rúben Amorim integra "shortlist" de possíveis sucessores de Conte

09 mar, 2023 - 16:14

Treinador do Sporting é um de quatro nomes apontados ao lugar do técnico italiano, que tem sido muito contestado devido aos maus resultados e acaba de ser eliminado da Champions.

A+ / A-

Rúben Amorim está numa lista de quatro nomes de possíveis sucessores de Antonio Conte como treinador do Tottenham, caso o italiano seja demitido, segundo avança, esta quinta-feira, o portal "The Athletic".

Conte ainda não foi, pelo menos oficialmente, despedido, contudo, a imprensa inglesa já faz contas a quem lhe pode substituir. Um dos nomes apontados é Rúben Amorim, numa "shortlist" de várias nacionalidades.

O treinador do Sporting, ganhou muito crédito com a conquista do primeiro campeonato do Sporting em 19 anos e o diretor desportivo do Tottenham, o italiano Fabio Paratici, é seu "grande admirador".

No topo da lista de desejos encontra-se Luis Enrique, que venceu a Liga dos Campeões com o Barcelona em 2015. Em dezembro, deixou a seleção espanhola, após a eliminação nos oitavos de final do Mundial 2022.

A notícia também menciona os nomes do austríaco Oliver Glasner, treinador do Eintracht Frankfurt, que levou a equipa alemã à conquista da Liga Europa da temporada passada, e do italiano Luciano Spaletti, que está perto de conduzir o Nápoles ao seu primeiro "scudetto" em 33 anos.

Antonio Conte parece ter os dias contados. Os Spurs estão no quarto lugar da Premier League, foram eliminados da Taça de Inglaterra por uma equipa da II Liga, caíram na terceira ronda da Taça da Liga e, na quarta-feira, foram afastados nos oitavos de final da Liga dos Campeões.

A jogar em Londres e a precisar de um golo, depois de ter perdido, por 1-0, no terreno do AC Milan, na primeira mão, o Tottenham rematou menos que os italianos e também teve menos remates à baliza. No final do encontro, Richarlison criticou a estratégia defensiva de Conte.

Pode haver, então, dança de cadeiras em White Heart Lane, com Rúben Amorim entre os candidatos a subir ao trono. Em duas temporadas completas no Sporting, o antigo internacional português, de 38 anos, conquistou um campeonato, duas Taças da Liga e uma Supertaça.

Esta época é a que pior está a correr: os leões estão no quarto lugar, a 15 pontos do líder, caíram à primeira na Taça de Portugal, frente ao Varzim, da Liga 3, e perderam a final da Taça da Liga para o FC Porto.

Apesar das dificuldades em 2022/23, Rúben Amorim renovou com o Sporting, no final de novembro, até 2026. O treinador já foi associado a Manchester United, Leipzig, PSG, Chelsea e, agora, ao Tottenham.

Amorim e Conte encontraram-se, esta época, na fase de grupos da Liga dos Campeões. O jogo da primeira volta terminou num empate a um golo. Na segunda, o Sporting derrotou o Tottenham, em Alvalade, por 2-0.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+