Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sporting quer alcançar neutralidade carbónica em 2050

09 dez, 2022 - 13:10

Clube estuda a adoção de algumas práticas rumo à eficiência energética, como a aplicação de painéis fotovoltaicos na cobertura do Estádio de Alvalade e no Pavilhão João Rocha.

A+ / A-

O Sporting anunciou, esta sexta-feira, ter colocado em prática um projeto rumo à neutralidade carbónica em 2050. Assume entre outras metas, o objetivo da autossuficiência energética em 50% até esse período.

No seguimento deste compromisso, anunciado em comunicado no site oficial, o clube está já a estudar a adoção de algumas práticas no que toca ao processo de eficiência energética, como a aplicação de painéis fotovoltaicos na cobertura do Estádio José Alvalade e no Pavilhão João Rocha.

O Sporting pretende ainda alterar a sua frota de ligeiros para veículos elétricos, processo já iniciado e cuja transição a 100% será concluída até ao final da época de 2026/2027, permitindo a neutralidade total de emissão de carbono da mesma.

“Consumo elétrico 100% verde em todas as suas instalações” e a “adesão à GRACE – empresas responsáveis, no reforço do compromisso de construção e disseminação de boas práticas no âmbito da responsabilidade social e sustentabilidade” contam-se entre as pretensões do clube.

O emblema de Alvalade anunciou ainda a participação no Programa Smart Open Lisboa (SOL), cujo tema é a Transição Energética, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, no seu objetivo de se tornar uma cidade neutra em carbono até 2030.

O processo de autossuficiência e eficiência energética traçado para o Sporting passa também pela Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, em Setúbal, “através da instalação de mais de 650 painéis fotovoltaicos para autoconsumo”.

O Sporting anunciou ainda que foi escolhido pela European Club Association (ECA) para ser o representante de Portugal no grupo de trabalho de sustentabilidade que visa definir o enquadramento do tema na indústria do futebol, definindo as melhores práticas e jornadas de evolução deste setor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+