Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Leonel Pontes

​"Tenho dúvidas que Ronaldo acabe a carreira no Sporting"

08 jun, 2022 - 09:30 • Carlos Dias

Leonel Pontes não acredita num regresso de Ronaldo a Alvalade e recorda a passagem amargurada pelos leões em 2019/20, com uma breve subida à equipa principal, com críticas à direção de Frederico Varandas.

A+ / A-
Ronaldo jogou uma época na equipa principal do Sporting Foto: Marcos Borga/Reuters
Ronaldo jogou uma época na equipa principal do Sporting Foto: Marcos Borga/Reuters
Foto: DR
Foto: DR

Leonel Pontes foi treinador e tutor de Cristiano Ronaldo. De madeirense para madeirense, foi ele que o recebeu na Academia do Sporting.

Passados mais de 20 anos, a amizade continua entre dois homens que se conhecem bem. Numa entrevista a Bola Branca, o atual treinador do Covilhã, mostra muitas dúvidas quanto a um possível regresso de Cristiano Ronaldo a Alvalade para encerrar a carreira de jogador.

Dos elogios a Cristiano Ronaldo para o incómodo pelo desfecho da segunda passagem pelos leões. Em 2019/2020, da equipa de sub-23 foi promovido a treinador do conjunto principal. Uma história curta e amarga que mete críticas a Frederico Varandas e Hugo Viana e elogios e Rúben Amorim.

Em relação à sua segunda passagem pelo Sporting, na temporada 2019/20, parece que o sentimento não foi o mesmo da primeira e longa experiência no clube. É verdade?

Quando fui convidado para os sub-23 do Sporting, o clube ainda estava numa fase de transformação, ainda não sabia o caminho por onde queria ir, apesar de uma gestão recente do Dr. Varandas. Ainda havia muita coisa por afinar.

Internamente ninguém dava nada por essa equipa de sub-23, mas a partir de outubro/novembro dessa época começou a perceber-se que havia ali muito potencial. Começaram a aparecer o Gonçalo Inácio, o Eduardo Quaresma, que já tinha criado alguma experiência, o Nuno Mendes que fez seis meses extraordinários, o Matheus Nunes começou a ter outro tipo de rendimento, e o Rodrigo Fernandes.

Penso que se valorizou pouco o trabalho que se fez. É verdade que o treinador Leonel Pontes foi convidado para assumir a equipa principal, mas depois não se valorizou o trabalho que foi feito. Na equipa principal as condições foram muito difíceis.

Temos de recordar que dessa equipa que foi montada pela Dr. Varandas e pelo Hugo Viana, no final dessa temporada, em maio de 2020, mandaram quase todos embora, só ficaram quatro jogadores, Coates, Luís Maximiano, Jovane e Neto.

Isto significa que naquela altura, com aquela equipa, foi cometido um erro muito grave de gestão e quem foi penalizado foi o treinador Leonel Pontes que tentou resolver um problema que foi criado anteriormente, mas que não conseguiu porque à sua volta faltou alguma cobertura para que fosse possível dar resposta aquele desafio de meter a equipa no lugar que merecia.

O Sporting mudou muito depois dessa temporada?

O Sporting mudou com o Rúben Amorim e mudou para melhor, essencialmente pelas boas decisões que foram tomadas por um treinador que assumiu uma estratégia e uma forma de trabalhar, por um treinador que acredita num modelo de jogo, potenciou-o, escolheu muito bem os jogadores, criou uma bolha à volta daquela equipa e foram para dentro de campo a pensar somente na competição. Foi importante essa proteção de grupo que evitou desvios.

E Cristiano Ronaldo? São amigos há muitos anos…

O Cristiano Ronaldo é um campeão, dentro e fora de campo, e percebe algo muito importante que foi a amizade de um grupo de pessoas que fizeram parte da vida dele.

Recordo que mantém uma relação privilegiada com o Miguel Paixão, o José Semedo, o Luís Lourenço e isto para quem está ao nível dele é algo de valorizar. Tenho acima de tudo uma relação de respeito pelo trajeto e pelo trabalho que foi desenvolvendo, pela evolução que teve enquanto pessoa e profissional, mantemos uma relação de amizade, mas cada um sabe estar no seu devido lugar.

O Cristiano é mesmo um superatleta?

Foi o atleta mais consciente do seu corpo que eu conheci. O facto de estarmos no dia-a-dia com os jogadores permite-nos conhecer particularidades dos jogadores, há momentos bons e maus e o Cristiano Ronaldo foi o jogador que eu conheci com melhor consciência do seu corpo e consciência do seu papel, da importância que tem dentro e fora da equipa e o facto de ter essa consciência adequa todos os seus comportamentos à realidade que vai encontrando.

É esta capacidade de se adaptar que faz dele o melhor jogador do mundo. Ele vai continuar no futebol enquanto tiver a paixão do jogo e sentir-se fisicamente capaz e ao mesmo tempo vai continuar a ser o CR7 a vários níveis, porque naquilo em que ele se mete vai ser sempre muito bom porque coloca paixão no que faz.

O seu “feeling”? Ele ainda vai fazer uma “perninha” no Sporting?

Tenho dúvidas, a questão importante é que o Cristiano Ronaldo vai acabar pela sua própria decisão e tenho dúvidas que ele volte ao Sporting, mas só a cabeça dele é que vai mandar. Penso que vai continuar a jogar no Manchester United porque não é jogador e pessoa para virar as costas ao desafio.

Mas porque tem dúvidas em relação ao Sporting?

Penso que ele pode vir a sentir que para corresponder às expetativas de um clube à dimensão do Sporting, tem de estar ainda com capacidade para dar uma boa resposta e não ser mais um, e ele não é mais um, ele é especial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+