Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Miguel Luís: "Sporting fica mais fragilizado sem Palhinha"

01 dez, 2021 - 08:27 • Pedro Castro Alves

Médio que representou o Sporting acredita numa boa resposta do jogador que Ruben Amorim escolher para o lugar de Palhinha e não aponta um favorito para o dérbi com o Benfica.

A+ / A-

Miguel Luís, médio que se formou no Sporting, admite que o clube leonino fica mais fragilizado sem João Palhinha, que falhará, pelo menos, os próximos quatro jogos, incluindo o dérbi com o Benfica, na Luz.

A dois dias do dérbi, o jogador português, que deixou Alvalade no verão de 2020, reconhece que Palhinha será o grande ausente do Sporting no dérbi de sexta-feira, a contar para a 13.ª jornada do campeonato.

"O Sporting fica um pouco fragilizado sem Palhinha, que é o pêndulo, mas o jogador que entrar vai ser apoiado pela equipa e irá dar uma boa resposta", afiança Miguel Luis.

Miguel Luís, atualmente no RKS Rakow, da Polónia, fez 21 jogos pelo Sporting nas épocas 2018/19 e 2019/20, tendo chegado a defrontar o Benfica. Na sexta-feira, está à espera de "um jogo muito igual":

"As duas equipas estão num bom momento de forma. O Sporting vem de muitas vitórias seguidas e o Benfica atravessa um bom momento…Têm cumprido com os seus objetivos. O Sporting já passou na Liga dos Campeões, o Benfica está a lutar para passar, por isso vai ser um jogo muito bom. Antevejo um bom espetáculo de futebol. Acho que partem as duas equipas em pé de igualdade igual. É um jogo sem um favorito."

Bragança ou Ugarte no lugar de Palhinha?


Perante a ausência de Palhinha, Ruben Amorim estará a pensar em duas soluções possíveis para o lugar: Daniel Bragança ou Manuel Ugarte. Miguel Luís considera que ambos são boas opções e acrescenta outra.

“Conheço muito bem o Daniel, joguei com ele muitos anos e é um excelente jogador. Tem uma qualidade acima da média. Acho que tanto o Daniel como o Ugarte podem jogar, dependendo do que o míster Ruben pretenda. Acho que o Matheus Nunes até pode jogar mais atrás, como fez o ano passado. Podem jogar juntos o Matheus e Daniel. O Ugarte é mais um '6', mas acho que tanto uma opção como a outra são boas e vai depender do que o treinador queira”, diz o ex-jogador do Sporting.

Se Ruben Amorim decidir pelo tempo de utilização, a escolha recairá em Daniel Bragança. O médio português, de 22 anos, soma 15 jogos na presente época. Na temporada passada, alinhou em 25 jogos oficiais. Já Manuel Ugarte tem apenas 8 jogos pelo emblema leonino. Na atual época, ainda fez um jogo pelo Famalicão, antes de rumar a Alvalade.

Miguel Luís acha que Daniel Bragança não tem jogado mais devido ao sucesso da dupla constituída por Palhinha e Matheus Nunes no meio-campo, pois "quando joga cumpre sempre com as expectativas".

“Joga sempre bem e mostra a sua qualidade. Acho que o problema não tem sido ele, tem sido o João [Palhinha] e o Matheus [Nunes], que têm jogado muito bem e correspondido sempre. Têm feito grandes jogos, são chamados à seleção nacional e isso mostra a qualidade que têm. O Dani acaba por ser um bocadinho prejudicado, porque só têm jogado dois e o míster Rúben tem optado pelo Matheus e pelo Palhinha. Mas acho que o Dani tem feito um excelente trabalho e sei que ele está a trabalhar para ter novas oportunidades. Quando essas oportunidades aparecerem ele vai corresponder, como tem feito até agora”, sustenta.

O efeito Coates


Para o dérbi da Luz, o Sporting conta com o capitão Coates, que recuperou de lesão durante a paragem das seleções e esteve a tempo inteiro em campo frente ao Tondela. O central uruguaio, eleito o melhor jogador do último campeonato, já soma, na presente época, 17 jogos e quatro golos.

Miguel Luís, que foi companheiro de equipa de Coates no Sporting, reconhece o peso que o central, de 31 anos, tem na equipa:

“O Coates tem sido das peças mais importantes. É a voz da defesa e da equipa. Tem liderado o grupo como só ele sabe e tem-no feito muito bem. Tudo isso tem sido demonstrado em campo, pelas exibições que tem feito. Já jogou muitos dérbis e sabe que é um jogo especial, tanto para os jogadores como para os adeptos. Ele sabe como gerir as emoções e vai passar isso para os mais jovens que vão acabar por aprender com ele e corresponder bem. As emoções vão estar controladas para o jogo."

A influência de Ruben Amorim


Em 2019/20, quando Ruben Amorim chegou ao Sporting, Miguel Luís foi orientado pelo atual treinador leonino. O médio, de 22 anos, agora na Polónia, elogia o discurso e os métodos do treinador português.

“Desde que chegou, passou uma ideia muito clara do que queria e do que esperava da equipa. Tem um método de treino muito bom, sempre no máximo. Todos os jogadores, mesmo os que não jogam, estão com a equipa e sabem que para ter uma oportunidade têm de trabalhar imenso. Isso também mostra aos que jogam que não podem confiar nos resultados, têm de continuar a mostrar nos treinos e nos jogos que querem continuar na equipa. O míster Rúben é muito isso, demonstra que confia em todos e que todos têm de estar preparados para jogar, porque ele vai dar oportunidades consoante o trabalho diário. Deu um ar fresco ao Sporting e acho que é um excelente treinador e vai continuar a ter muito sucesso”, antevê o médio-centro, formado no Sporting.

A experiência na Polónia


Depois de uma ligação de 11 temporadas ao Sporting, Miguel Luís representou o Vitória de Guimarães na época passada e, no último verão, ingressou nos polacos do RKS Rakow. O jogador explica a opção.

“Foi um projeto que me agradou e tem sido uma boa experiência. Sou jovem e ambiciono mais, foi isso que me trouxe para a Polónia. Um projeto de uma equipa que ambiciona lutar por títulos e, acima de tudo, gosta de jogar bom futebol e quer sempre ganhar. Isso foi o que me chamou a atenção”, declara o internacional português sub-20.

Miguel Luís tem 22 anos e contrato até 2025 com o RKS Rakow. O regresso ao futebol português não entra, por enquanto, na equação:

“Atualmente não penso muito nisso. Estou focado na Polónia, que é onde quero fazer o meu trabalho e fazê-lo bem. Não penso muito no futuro. O futuro logo virá e agora estou focado apenas na época atual, na Polónia."

Miguel Luis foi campeão da europa de sub-17, em 2016, e de sub-19, em 2018. Ambos os títulos europeus com o selecionador Hélio Sousa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+