Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sporting

Coates, o central/ponta de lança que tem sabido ser líder

09 nov, 2021 - 12:45 • Rui Viegas com Redação

António Morato, antigo central dos leões, analisa desempenho do uruguaio, que deverá ser poupado na Taça para poder jogar diante do Dortmund.

A+ / A-

Sebastián Coates é o capitão e, atualmente, o jogador em maior destaque no plantel do Sporting. Não só pela capacidade de liderança, pela qualidade a nível defensivo, mas também pelo que oferece no ataque.

António Morato, antigo jogador do Sporting, fala do uruguaio como "um central que ao mesmo tempo é ponta de lança" e aponta mais qualidades ao capitão dos leões: "Destaco a sua liderança, a sua voz de comando, impondo respeito e ordem na casa, sempre que é preciso".

Coates, de 31 anos, tem quatro golos e uma assistência, esta temporada, depois de no ano do Sporting campeão ter registado sete golos. A sua influência na equipa é notória e é, por isso, com apreensão que o universo leonino olha para a lesão que sofreu no jogo com o Paços de Ferreira.

O central uruguaio apresenta uma lesão num joelho e foi mesmo dispensado dos próximos compromissos da sua seleção. Recebe, por isso, um ponto de interrogação em relação ao futuro imediato. Todavia, na opinião e experiência, manifestada em Bola Branca, de Morato, Coates deverá estar apto para o jogo com o Dortmund, para a penúltima jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

"Pelo que sei, e tenho falado com as pessoas, é uma lesão que precisa de descanso e tratamento. Poderá não jogar a Taça com o Varzim, mas para a Liga dos Campeões [a seguir] estará 'despachado'", refere o antigo defesa sportinguista.

"Não menosprezando o Varzim, o objetivo número um do Rúben [Amorim] é o jogo com o Dortmund", acrescenta. O Sporting, depois da pausa para as seleções, recebe o Varzim, em partida da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, antes de defrontar os alemães.

Foto: Tiago Petinga/Lusa
Foto: Tiago Petinga/Lusa
Foto: Sedat Suna/EPA
Foto: Sedat Suna/EPA
Foto: Antonio Cotrim/Lusa
Foto: Antonio Cotrim/Lusa
Foto: Hugo Delgado/Lusa
Foto: Hugo Delgado/Lusa

Morato entende que o treinador jamais irá admitir que está a pensar no jogo da Liga dos Campeões, com o da Taça como o próximo, mas ressalva que todos vão compreender eventuais "poupanças" que Rúben possa fazer no desafio com os poveiros.

O encontro com o Varzim, da II Liga, é a 18 de novembro. O desafio com o Dortmund está agendado para o dia 24.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+