Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Finanças

"CMVM deve estar atenta" ao negócio Sporting-FC Porto

26 out, 2021 - 12:45 • Rui Viegas

Leões e dragões trocaram dois jogadores pela mesma verba, 11 milhões de euros. Professor de finanças João Duque considera o negócio "curioso". Não deteta qualquer ilegalidade, contudo, questiona se o valor de transação corresponde à realidade.

A+ / A-

O professor catedrático de finanças João Duque considera que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deve pronunciar-se sobre o recente negócio de jogadores entre Sporting e FC Porto.

Leões e dragões trocaram, no último mercado, dois jovens (Marco Cruz ruma a Lisboa, enquanto Rodrigo Fernandes segue para o Porto), com uns e outros a pagarem a mesma verba, 11 milhões de euros, pelas transferências, de acordo com o relatório que dá conta das operações financeiras efetuadas pelas sociedade anónimas desportivas.

Ouvido por Bola Branca, João Duque não vê qualquer ilegalidade no negócio. Apenas o acha "curioso" e defende que a CMVM faça o seu papel:

"Merece que as autoridades de supervisão estejam atentas, bem como os conselhos fiscais dos clubes. A CMVM pode questionar. Não significa que seja contabilidade criativa ou operação ilícita, mas é curioso que seja um valor exatamente igual, em ambas as sociedades. Quando se junta a fome com a vontade de comer, toda a gente beneficia, intermediários incluídos, e fica contente. A questão é só esta: se espelha, ou não, a realidade."

João Duque assinala que "não é muito comum, entre clubes, uma operação cuja génese seja uma motivação financeira".

"Mesmo sendo, não significa que seja ilícita. Podemos trocar os nossos automóveis, por exemplo, e não é ilícito. Só é se o valor de transação não corresponder à realidade. O que se pretende é que a contabilidade ilustre a realidade empresarial. E se essa realidade é muito diferente dos valores registados nas contas, então, alguma coisa está errada", refere.

João Duque explica à Renascença o que pode estar em cima da mesa.

"Há um benefício pela venda, mas não há contrapartida de custo, porque o pagamento é amortizado em anos subsequentes. É uma operação que, do ponto contabilístico, se não corresponder à verdade, atenção, é contabilidade criativa", sublinha o professor de finanças.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+