Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sporting

TAD retira castigo a Luís Neto por críticas à arbitragem

21 set, 2021 - 19:01 • Redação

Após um Braga 1-0 Sporting, em fevereiro de 2020, o central criticou a arbitragem de Jorge Sousa. Nunca chegou a cumprir o jogo de suspensão devido a providência cautelar dos leões.

A+ / A-

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) revogou o castigo de um jogo de suspensão e multa a Luís Neto, do Sporting, aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol em setembro de 2020.

Em causa estão as declarações do defesa-central do Sporting em relação à arbitragem de Jorge Sousa, após o Braga 1-0 Sporting do dia 2 de fevereiro de 2020, a contar para a jornada 19 da I Liga de 2019/20.

"Fomos condicionadíssimos na primeira parte à conta de seis amarelos. Foi uma coisa incrível. Um árbitro internacional, que diz nas reuniões do jogo que não vai apitar contactos, que vai ter paciência, mostra seis amarelos. Já não se pode falar com ninguém? Foi uma falta de respeito da equipa de arbitragem durante todo o jogo. O Coates fez uma falta aos três minutos e já estava a dizer que na próxima ia para a rua. Um capitão, isto é uma vergonha. Não pudemos fazer mais faltas na segunda parte. Num jogo desta importância, não pode vir apitar desta forma. As culpas que nós temos assumimos. Está muito fácil bater no Sporting. Isto foi uma falta de respeito", disse, então, o internacional português.

Segundo o TAD, Luís Neto (que não cumpriu castigo porque o Sporting intercedeu uma providência cautelar com efeitos suspensivos) "não pessoalizou a crítica" em Jorge Sousa, pelo que as declarações do defesa não podem consideradas injuriosas, difamatórias ou grosseiras.

Retirado castigo a porta-vez, mantida multa ao Sporting


Também foram revogadas a suspensão de 45 dias e os 4.590 euros de multa a Miguel Braga, porta-voz do clube, por um artigo no "Jornal Sporting", em que recordou outro caso polémico envolvendo Jorge Sousa. Em causa, um encontro entre a equipa B leonina e o Real SC.

"O senhor Sousa podia ter aprendido a controlar as suas emoções nos jogos do Sporting CP. Mas não, o homem não se aguenta", escreveu Manuel Braga, na altura, no jornal oficial dos verdes e brancos.

O TAD considera que o porta-voz "não pode ser qualificado como dirigente", o que confere "inaplicabilidade ao caso do ilícito disciplinar".

Na altura, o Conselho de Disciplina tinha, também, multado o Sporting em 20.400 euros. Decisão essa que o Tribunal Arbitral manteve.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+