Tempo
|
A+ / A-

Sporting

Toñito: "Só o Sporting pode ser vitima de si mesmo"

26 fev, 2021 - 12:45 • Rui Viegas

Chamado por Bola Branca a perspetivar o clássico deste sábado no Dragão, o antigo médio ofensivo espanhol dos leões, campeão em 1999/2000, confia na equipa de Rúben Amorim. Mas não festeja já qualquer título, porque FC Porto e Benfica são "duas bestas adormecidas".

A+ / A-

Toñito está confiante na obtenção de um bom resultado por parte do Sporting, este sábado à noite no Dragão, embora resista a antecipar já a tão ambicionada vitória no campeonato.

No lançamento do desafio com o FC Porto, em declarações a Bola Branca, o antigo médio ofensivo espanhol dos leões admite que a equipa de Rúben Amorim chega à Invicta em posição privilegiada na classificação (mais 10 pontos que o segundo, o FC Porto), mas também defende que FC Porto e Benfica ainda não estão fora da corrida.

"Depois de muitos anos, o Sporting vai ao Porto com alguma tranquilidade. É um bom momento, chegamos com uma vantagem boa, com um bom futebol e só o Sporting pode ser vítima de si mesmo. Se relaxa, o Porto pode diminuir a vantagem. Mas se o Sporting mantiver o que tem feito durante todo o ano, vamos sair com um grande resultado de lá", afirma Toñito, de 44 anos, que ainda fala como se estivesse de leão ao peito, no relvado de Alvalade.

"Sinto-me sempre jogador e pelo facto de ter passado os melhores momentos no futebol no Sporting continuo a sentir o clube como se estivesse lá. Então falo na primeira pessoa porque tenho muito que agradecer e continuo a ser sportinguista a vida toda", explica, ao mesmo tempo que coloca alguma água na eventual euforia.

Bestas adormecidas

"Não falaria de um só favorito [Sporting] ao título, porque o Benfica e o Porto são duas bestas adormecidas. O que há, sorte nossa, é a coincidência de duas equipas grandes terem falhado muito este ano, o que não é normal. Mas quando despertarem e tiverem uma sequência de vitórias vão pressionar durante semanas. E o que o Sporting terá de fazer é pensar jogo a jogo", faz notar.

O título de 1999/2000, com Toñito a contribuir para o mesmo ao lado de nomes como Schmeichel, Quiroga, André Cruz, Beto, Rui Jorge, Duscher, Pedro Barbosa, Luís Vidigal, Iordanov, Mpenza ou Acosta, teve ainda a particularidade de dois espanhóis fazerem parte do plantel às ordens de Augusto Inácio: ele próprio e ainda Robaina, avançado.

Uma situação que se repete em 2020/21, sendo que agora são António Adán e Pedro Porro a representarem o país vizinho no grupo dirigido por Rúben Amorim. Será que passa também por tais presenças a excelente - e quase titulada - época leonina? Toñito encara a pergunta com um sorriso, antes de elogiar os compatriotas.

"Se fosse assim, gostaria de estar dentro do Sporting. Assim garantíamos que com um espanhol havia muitas vitórias. Mas é uma coincidência e uma coincidência bonita porque são compatriotas e são companheiros. O mister está a dar a oportunidade ao Porro e ele está simplesmente a trazer aquilo que queria trazer a outro clube e não o deixaram. Encaixou neste Sporting, com um treinador que dá oportunidades, um treinador jovem que aposta e - de facto - o Sporting tem a ala direita assegurada", sustenta o ex-jogador nesta entrevista a Bola Branca, com uma revelação a seguir, relacionada com a transferência para Alvalade de Adán.

"Recordo-me que há três anos falei com o mister Inácio, que estava na direção, para o levar. Estava feito e à última hora não sei o que aconteceu. Fez-se três anos depois, mas está garantida a minha aposta", confessa.

Hugo & Amorim

De qualquer modo, Toñito também não esquece o bom trabalho de Rúben Amorim em Alvalade, nem quem apostou no ex-treinador de Casa Pia e Sporting de Braga. O antigo futebolista 'canário' fala de um risco que o atual diretor desportivo do Sporting assumiu e ganhou.

"O Hugo [Viana] também é jovem, acertou na contratação, mas foi um risco. Saiu bem, mas poderia ter saído mal. É um acerto do Viana. [Rúben Amorim] Apanhou jogadores com uma qualidade superior em comparação com os clube anteriores e é essa a diferença também", considera, insistindo em reforçar o seu 'sportinguismo' a terminar.

"Estou sempre disponível para o Sporting. Para devolver aquilo que me deram e oxalá pudesse um dia ajudar desde dentro", conclui Toñito, que em Portugal jogou ainda no Vitória de Setúbal, Santa Clara, Boavista e na União de Leiria.

O clássico entre FC Porto e Sporting, da 21.ª jornada da I Liga, é sábado, às 20h15. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+