Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Beto: "Vai ser difícil o Sporting não ser campeão"

10 fev, 2021 - 12:48 • José Barata com Redação

O antigo guarda-redes do Sporting não acredita que Benfica, Porto ou Braga consigam anular a vantagem que os leões têm no campeonato. Beto elogia Coates que ontem marcou os dois golos da equipa de Alvalade na vitória com o Gil Vicente.

A+ / A-

Beto admite tudo, porque futebol é futebol, mas o antigo guarda-redes do Sporting considera que os leões dificilmente deixarão escapar a oportunidade de serem campeões esta época. À vantagem pontual que neste momento se verifica, Beto junta a confiança do plantel de Rúben Amorim para concluir que "vai ser muito difícil destronar o Sporting".

"O futebol é fértil em reviravoltas e em surpresas, já o ano passado assistimos a essa reviravolta do FC Porto em relação ao Benfica, mas acho que com a confiança que o Sporting tem demonstrado dentro de campo vai ser muito difícil existir uma reviravolta este ano. Há muito trabalho e capacidade não só do Rúben Amorim como de todos os jogadores, há uma comunhão de objetivos e vai ser muito difícil destronar o Sporting", afirma o internacional português, em entrevista a Bola Branca.

Após a vitória em Barcelos com o Gil Vicente (1-2), na primeira jornada da segunda volta, e o empate entre FC Porto e Braga, o Sporting ficou com oito pontos de avanço sobre o FC Porto e 11 sobre Braga e Benfica.

Uma vantagem que não altera o discurso de Rúben Amorim, que mantém o horizonte da equipa no jogo seguinte e não na meta do título.

O líder Coates, uma extensão do treinador

Determinante para o triunfo em Barcelos, de reviravolta no marcador, foi Seba Coates. O central uruguaio marcou os dois golos dos leões, demonstrando "o lutador nato" que é, sustenta Beto.

"O Seba nunca deixou de ser Seba. É um jogador com uma capacidade de liderança muito forte, e aquilo que os sportinguistas podem esperar sempre do Seba é a entrega total, dedicação, superação, capacidade de liderança, por isso o Sporting tem ali um estandarte", observa.

Beto esteve com Coates no Sporting em 2016/17, naquela que foi a primeira época completa do uruguaio em Alvalade, depois de meio ano cedido pelo Liverpool. E o guarda-redes reconhece no atual capitão dos leões o perfil para ser "a extensão da mensagem do treinador dentro de campo.

"O Rúben Amorim tem mostrado ser um grande líder, um grande treinador, a acaba por ter em Coates a extensão da sua mensagem dentro de campo, e em momentos em que a equipa precisa de ajuda acaba por ser o Seba que guia a equipa", anota.

Beto identifica, ainda, "capacidade de superação e de reação às adversidades" no central uruguaio. O jogador revelou, após o jogo com o Gil, que vivia dias complicados, devido à morte de um grande amigo, o também jogador uruguaio Santiago Garcia.

"O grande segredo dele é saber reagir às adversidades. Também a capacidade de trabalho, de nunca desistir, independentemente das criticas e dos maus momentos, de dar uma boa resposta no jogo a seguir. Essa resiliência que o Seba tem, leva-o a superar os maus momentos e é um grande exemplo", conclui.

Beto, de 38 anos, fez a formação no Sporting e voltou ao clube em 2016/17. Depois de três anos na Turquia, regressou esta época a Portugal para jogar no Leixões, clube que também já tinha representado.

Coates foi seu companheiro na segunda passagem por Avalade. O central uruguaio, de 30 anos, cumpre a sexta época no Sporting.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+