Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Roncatto

Rúben Amorim tem "filosofia própria" e fala a "língua dos jogadores"

05 mar, 2020 - 12:45 • José Barata com Redação

Roncatto foi colega de equipa do novo treinador do Sporting e garante, em declarações a Bola Branca, que o facto de Amorim ser adepto do Benfica em nada interferirá com o seu trabalho.

A+ / A-

Evandro Roncatto confessa, em Bola Branca, que "não esperava o sucesso" de Rúben Amorim como treinador, apesar de se ter rendido, rapidamente, aos métodos de trabalho do novo técnico do Sporting.

O avançado brasileiro, que atualmente representa o Olímpico do Montijo, cruzou-se com Rúben Amorim, como jogador, no Belenenses, em 2007/08, equipa que também incluía Jorge Silas. Voltou a encontrá-lo, como treinador, quando este assumiu o Casa Pia, em 2018/19.

Em entrevista a Bola Branca, Roncatto revela que Amorim chegou ao Casa Pia com uma "filosofia própria" e a falar a "língua dos jogadores". Fatores determinantes para colocar a equipa do lado dele.

"Fez com que conseguíssemos jogar um bom futebol. Apesar dos problemas que ele teve lá, nós continuámos com o que ele implementou e o Casa Pia acabou por se sagrar campeão do Campeonato de Portugal [naquela época]. Apesar de ele não ter ficado até ao final, a nossa leitura tática e o nosso estilo de jogo foi sempre obra dele", sustenta.

Para Roncatto, o facto de Amorim ter terminado carreira de atleta há pouco tempo permite-lhe criar laços de proximidade mais estreitos com os jogadores, como se verificou no Casa Pia: "Tinha acabado recentemente de jogar e, pela idade que tem, é muito próximo dos jogadores."

O sucesso repentino obtido ao serviço do Braga, após um período pouco convincente dos bracarenses a nível interno sob a orientação de Sá Pinto, catapultou Rúben Amorim para a liderança técnica do Sporting.

No entender de Roncatto, e em virtude dos acontecimentos, não é surpresa que tal tenha acontecido.

"Não fico surpreendido por ele aparecer agora no Sporting. Se virem como joga o Braga hoje, vêem aquela que é, para mim, a equipa que pratica o melhor futebol em Portugal", justifica o avançado brasileiro.

Benfiquista ou não, o que importa são os resultados


Rúben Amorim é adepto confesso do Benfica, o que, na opinião de Roncatto, não representa qualquer tipo de problema em relação ao facto de assumir, agora, o comando técnico do Sporting.

Roncatto exemplifica o seu ponto de vista com outra cara conhecida da época 2007/08 no Belenenses: o treinador Jorge Jesus.

"O Jorge Jesus era sportinguista e foi treinador campeão pelo Benfica", salienta, sem deixar de concluir que os adeptos do Sporting devem preocupar-se mais com o que Rúben Amorim "vai dar e apresentar dentro das quatro linhas" e menos com o "facto de ele ter jogado no Benfica ou ser benfiquista".

O avançado brasileiro aproveita para aconselhar todos os adeptos do Sporting a terem mais calma e a deixarem as pessoas trabalhar com tranquilidade, em vez de estarem sempre a criar confusão.

Roncatto acredita que este cenário acabou por "atrapalhar" o trabalho de Silas, no seu período como treinador do Sporting. Contudo, confia que Rúben Amorim tem capacidade para superar esse tipo de adversidade.

"Eu tenho a certeza que o Rúben Amorim vai passar por cima dessa pressão, porque ele não está muito preocupado com o que vem de fora, mas sim com o que tem de fazer", assinala, em Bola Branca.

Silas podia ter dado mais, mas foi infeliz


Sobre a saída de Jorge Silas, Roncatto admite que o seu ex-colega se deparou com uma conjetura "díficil" de inverter, sobretudo se analisarmos o momento do Sporting "fora das quatro linhas".

O avançado brasileiro, de 33 anos, adianta mesmo que, noutras circunstâncias e com outros recursos, Silas teria feito ainda mais:

"Eu conheço o Silas e conheço a capacidade dele. Acredito que ele, com todos os problemas que teve, ainda fez uma boa campanha com o Sporting. Só não fez mais porque não tinha recursos."

Ainda assim, Roncatto espera que o novo treinador seja capaz de fazer o que Silas não conseguiu.

"O Rúben Amorim vai tentar implementar uma filosofia diferente da do Silas, mas não vai ser fácil. Por ter trabalhado com o Amorim, acredito que ele possa acrescentar algo mais à equipa do Sporting", termina.

Rúben Amorim é apresentado, esta quinta-feira, às 15h00, como novo treinador do Sporting.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+