Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FC Porto

Pepe apresentou queixa à PSP por alegado insulto racista de Colombatto

05 mai, 2023 - 10:19 • Redação

Capitão do FC Porto acusa o médio argentino do Famalicão de lhe ter chamado de "mono". Famalicão nega acusação.

A+ / A-

Pepe, jogador do FC Porto, apresentou queixa à Polícia de Segurança Pública por alegado insulto racista do argentino Santi Colombatto, do Famalicão, no jogo da meia-final da Taça de Portugal.

O capitão de equipa e internacional português afirmou no final da partida que iria falar com os responsáveis do Porto para apresentar queixa, que foi formalizada ainda na noite de quinta-feira.

"Para que a atitude de Colombatto não passe impune, o central apresentou queixa à Polícia de Segurança Pública imediatamente após o jogo", pode ler-se na "newsletter" do clube.

Pepe acusa Colombatto de lhe ter chamado "macaco" e criticou a "falta de coragem" do árbitro da partida das meias-finais da Taça de Portugal, Manuel Mota.

"É triste isto acontecer entre atletas deste nível. Infelizmente, o árbitro não teve coragem, porque é mesmo isso, falta de coragem, porque ele ouviu. Chamou-me de "mono" . Todos sabem o que é. É macaco em espanhol. Não saí de campo por respeito às que estavam a ver o jogo e ao Famalicão", disse o defesa portista, na "flash-interview" da RTP.

"É lamentável isto acontecer. Ainda mais, à frente do árbitro, que é o chefe do jogo. Ele ouviu. Ele estava atrapalhado, dizia que não tinha sido "mono", que tinha sido "monada". O árbitro não teve coragem de parar o jogo. Se o chefe maior que está em campo não tem essa coragem, quem vai ter?", questionou Pepe.

O capitão do Porto disse esperar que "as pessoas olhem para isto e tomem uma decisão", reforçando ser "inadmissível isto acontecer num campo de futebol".

"Eu disse ao árbitro que estava dececionado com ele. Não me mereceu o meu cumprimento. Ele tinha autoridade e provas para poder mudar uma história negra no futebol. Temos VAR, que se escute", referiu.

Famalicão nega racismo

Também na "flash-interview" da RTP, o treinador do Famalicão, João Pedro Sousa, recusou liminarmente que tenha existido qualquer insulto por parte de Colombatto.

"Sejam jogadores, treinadores, dirigentes ou polícia, quem diz que o Colombatto chamou alguma coisa [a Pepe] é mentiroso. Sou testemunha e acredito no meu jogador. Aliás, nem precisamos de testemunhas. É tudo mentira", disse.

O FC Porto apurou-se na quinta-feira para a final da Taça de Portugal de futebol pela 33.ª vez na sua história, ao vencer por 3-2 na receção ao Famalicão, em jogo da segunda mão das meias-finais, após prolongamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+