Tempo
|
A+ / A-

FC Porto 3-2 Famalicão

Pepe acusa Colombatto de insulto racista e critica "falta de coragem" do árbitro

05 mai, 2023 - 00:58 • Lusa

O treinador do Famalicão, João Pedro Sousa, recusou liminarmente que tenha existido qualquer insulto por parte de Colombatto.

A+ / A-

O futebolista do FC Porto Pepe acusou na quinta-feira o argentino Santi Colombatto, do Famalicão, de lhe ter chamado "macaco" e criticou a "falta de coragem" do árbitro da partida das meias-finais da Taça de Portugal, Manuel Mota.

"É triste isto acontecer entre atletas deste nível. Infelizmente, o árbitro não teve coragem, porque é mesmo isso, falta de coragem, porque ele ouviu. Ele [Colombatto] chamou-me de "mono" . Todos sabem o que é. É macaco em espanhol. Não saí de campo por respeito às que estavam a ver o jogo e ao Famalicão", disse o defesa portista, na "flash-interview" da RTP, logo a seguir à partida da segunda mão, que os portistas venceram por 3-2, após prolongamento.

Pouco depois dos 87 minutos, Pepe exaltou-se com Colombatto, que estava no chão, à espera de assistência médica, e com o árbitro Manuel Mota, sendo que o jogo esteve interrompido durante cerca de três minutos, enquanto o central se queixava de ter sido alvo de insultos racistas por parte do adversário. O treinador dos "dragões", Sérgio Conceição, chegou mesmo a admoestado com o cartão amarelo nesse periodo.

"É lamentável isto acontecer. Ainda mais, à frente do árbitro, que é o chefe do jogo. Ele ouviu. Ele estava atrapalhado, dizia que não tinha sido "mono", que tinha sido "monada". O árbitro não teve coragem de parar o jogo. Se o chefe maior que está em campo não tem essa coragem, quem vai ter?", questionou Pepe.

O capitão dos "azuis e brancos" disse esperar que "as pessoas olhem para isto e tomem uma decisão", reforçando ser "inadmissível isto acontecer num campo de futebol".

"Eu disse ao árbitro que estava dececionado com ele. Não me mereceu o meu cumprimento. Ele tinha autoridade e provas para poder mudar uma história negra no futebol. Temos VAR, que se escute", referiu.

De resto, Pepe disse ter intenção de denunciar a situação às entidades competentes: "Vou falar com as pessoas do FC Porto, porque eu quero denunciar isto. Sou capitão do FC Porto, da seleção nacional, respeito muito esta profissão. Sou o que sou hoje por causa deste desporto. Temos de dar um exemplo, independentemente de se ganhar ou perder. Nunca podemos insultar ou humilhar o próximo".

Também na "flash-interview" da RTP, o treinador do Famalicão, João Pedro Sousa, recusou liminarmente que tenha existido qualquer insulto por parte de Colombatto.

"Sejam jogadores, treinadores, dirigentes ou polícia, quem diz que o Colombatto chamou alguma coisa [a Pepe] é mentiroso. Sou testemunha e acredito no meu jogador. Aliás, nem precisamos de testemunhas. É tudo mentira", disse.

O FC Porto apurou-se na quinta-feira para a final da Taça de Portugal de futebol pela 33.ª vez na sua história, ao vencer por 3-2 na receção ao Famalicão, em jogo da segunda mão das meias-finais, após prolongamento.

Após terem vencido em Vila Nova de Famalicão na semana passada, por 2-1, os detentores do troféu viram os minhotos empatarem a eliminatória, com golos de Cádiz (21 minutos) e Iván Jaime (75), com Galeno a fazer o tento portista (28, de grande penalidade).

Contudo, quando tudo indicava que a meia-final seria decidida no desempate por grandes penalidades, Otávio (120+1 minutos) e Evanílson (120+4) "carimbaram" a qualificação do FC Porto, que terá pela frente o Sporting de Braga na final da Taça de Portugal, agendada para 04 de junho, no Estádio Nacional.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+