Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FC Porto

Taça da Liga. Sérgio Conceição deseja "as maiores felicidades" a João Pinheiro e ao VAR

27 jan, 2023 - 13:15 • Inês Braga Sampaio

Treinador do FC Porto assume que clássico com o Sporting é de grau de dificuldade elevado. Sérgio Conceição espera que à terceira final da Taça da Liga pelos dragões seja de vez.

A+ / A-

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deseja "as maiores felicidades" à equipa de arbitragem, liderada por João Pinheiro, e a Tiago Martins, videoárbitro (VAR) da final da Taça da Liga, frente ao Sporting.

O árbitro e o VAR do jogo de sábado são os mesmos do clássico entre FC Porto e Benfica, no campeonato, em que Stephen Eustáquio foi expulso e Sérgio Conceição viu o cartão vermelho no fim, por protestos contra a arbitragem. Na antevisão da final com o Sporting, contudo, o técnico opta por destacar que Pinheiro "é um dos melhores árbitros portugueses".

"Desejo as maiores felicidades para o jogo de amanhã [sábado] à equipa de arbitragem e a todos os que compõem o VAR. que corra bem. O João Pinheiro é um dos melhores árbitros portugueses, não estou a dizer nada de novo. E não estou aqui a puxar o saco ou a puxar o lustre, não preciso disso também. Que corra bem", declara, esta sexta-feira.

Porro ou Esgaio no Sporting? Porto com Evanilson?


A quem Sérgio Conceição não deseja um bom jogo, naturalmente, é o Sporting. O treinador destaca que a equipa de Rúben Amorim, esta época, "tem uma dinâmica diferente", mesmo mantendo a estrutura, embora continue a ser um adversário "de patamar elevadíssimo":

"Esta competição é um dos objetivos. Queremos conquistar mais um título. Vai ser um jogo de grau de dificuldade muito alto. É uma final."

No Sporting, a grande incógnita é a utilização de Pedro Porro, que está de saída para o Tottenham, por 45 milhões de euros. Sérgio Conceição admite que preparar o jogo com o espanhol ou com Ricardo Esgaio é diferente, pelas características de cada um, assim como seria com um ataque Trincão-Edwards-Paulinho ou Trincão-Pote-Edwards.

"Temos de preparar o jogo olhando, primeiro, para a organização coletiva e, depois, para cada jogador. Temos de perceber o que vai acontecer dentro das características do Sporting", sustenta o técnico portista.

Em relação ao Porto, Grujic continua indisponível, ao contrário de Evanilson, que "já está a trabalhar com o grupo, mas precisa de tempo".

"No final do jogo, não vou falar do tempo de descanso"


Após a meia-final com o Académico de Viseu, Sérgio Conceição afirmou que não era "justo" o FC Porto ter menos 24 horas de descanso que o adversário, que jogou no dia anterior. Questionado sobre isso, o treinador explica que a questão "não tem a ver com o Sporting".

"O Sporting já esteve do outro lado", lembra Sérgio, que salienta que o problema é geral, ou seja, quando é disputada uma final, as duas equipas, sejam quais forem, deviam ter o mesmo tempo de descanso:

"Os jogadores estão mais próximos de ter lesões e sermos prejudicados noutras competições. Jogar ao quarto dia não é a mesma coisa que jogar ao terceiro dia. E estamos a disputar uma final, contra um adversário fortíssimo. Todos os minutos que pudéssemos ter de recuperação seriam importantes. Mas também, não vou utilizar isso como desculpa no final do jogo. Vou falar do que fizemos e não do tempo de descanso."

Sérgio disputou duas finais da Taça da Liga pelo FC Porto. Perdeu as duas. Uma com o Braga e outra com o Sporting. À terceira, espera que seja de vez, embora prefira esquecer o passado e olhar em frente:

"Não podemos pensar nas duas [finais] que passaram. As duas que passaram já passaram, amanhã [sábado] o objetivo é conquistar o troféu."

FC Porto e Sporting defrontam-se, para a final da Taça da Liga, no sábado, às 19h45, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Relato em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+