Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Villas-Boas: "Sérgio Conceição quis exprimir grito de revolta"

02 nov, 2022 - 12:45 • Pedro Castro Alves com Redação

O treinador do FC Porto enviou recado interno, após a vitória com o Atlético de Madrid. Em entrevista à Renascença, André Villas-Boas comenta momento "excelente" do FC Porto.

A+ / A-

André Villas-Boas considera que Sérgio Conceição "quis exprimir um grito de revolta", quando, em declarações ao Porto Canal, afirmou que "muitas pessoas, até de dentro [do FC Porto], meteram a viola no saco". Em causa está o facto de o clube ter conseguido apurar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões, com vitória no grupo, depois de ter perdido os dois primeiros jogos.

Em entrevista à Renascença, esta quarta-feira, Villas-Boas interpreta o desabafo de Conceição como um momento de libertação de um sentimento forte, após as dúvidas colocadas sobre a possibilidade de o FC Porto continuar na prova milionária.

"Depois daquele arranque houve muita especulação, por parte dos media, sobre quantas equipas, estatisticamente, conseguem chegar aos oitavos de final, estando naquela posição. E tendo o FC Porto terminado em primeiro lugar dá essa vontade de expor um sentimento, por parte do Sérgio Conceição. Acho que ele quis exprimir um grito de revolta", comenta o antigo treinador do FC Porto.

Para Villas-Boas, esta recuperação do FC Porto, que estará no sorteio dos oitavos de final da Champions como cabeça-de-série, "é a constatação da força e da ambição de vencer desta equipa".

O treinador reconhece "mérito aos jogadores e à equipa técnica, porque tiveram capacidade de resiliência para aguentar a fase negativa". Depois das duas derrotas iniciais, com Atlético de Madrid e Brugge, o Porto reagiu com quatro vitórias consecutivas, sendo que "os jogos com o Leverkusen foram decisivos para meter a equipa de volta no caminho certo da qualificação". "Há muito mérito no trabalho e neste espírito que o Porto tem, com o qual enfrenta todos os jogos", reforça.

Porto um bocadinho longe do Benfica, mas numa fase muito boa

Villas-Boas faz um balanço positivo do primeiro terço da época do FC Porto, apesar de reconhecer que, no campeonato, "estamos um bocadinho longe do Benfica, que tem conquistado resultados excelentes"

"Estamos numa fase muito boa", diz o treinador, recordando que este ano a equipa já ganhou a Supertaça, está nos oitavos de final da Liga dos Campeões e está "bem lançada" na Taça de Portugal.

Para este estado de coisas, afirma, contribui muito Sérgio Conceição, "um treinador que vive o espírito do FC Porto como poucos". "Isso transmite-se na energia, na ambição, na sede de vencer que a equipa tem. A carreira do Sérgio tem sido marcada pelo sucesso no FC Porto, garantindo agora, mais uma vez, a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões", acrescenta.

Tempo para a família

Entrevistado pela Renascença na Web Summit, em Lisboa, André Villas-Boas revela que está numa fase em que dedica tempo à família.

Sem treinar desde a época 2020/21, quando deixou o Marselha, o técnico português não parece ter pressa para regressar aos bancos. "Tenho trabalhado muito com associações e federações de futebol, não só com conferências, mas também em consultoria. E assim tenho estado, encontrado este ponto de proximidade com o futebol. O futuro logo veremos para onde é que caminha", diz.

O treinador, de 45 anos, foi campeão nacional pelo FC Porto em 2010/11. Villas-Boas venceu, ainda, a Liga Europa, a Taça de Portugal e a Supertaça pelos dragões. Portista assumido tem sido colocado na lista de potenciais sucessores de Pinto da Costa na presidência do clube.

Depois de deixar o FC Porto, passou por Chelsea, Tottenham, Zenir, Shanghai SIPG e Marselha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+