Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

I Liga

FC Porto e Benfica discutem liderança

21 out, 2022 - 09:41 • Redação

Separados por três pontos, o campeão nacional e o líder abrem as hostilidades da jornada 10. Porto tenta juntar-se ao rival no topo, Benfica procura aumentar vantagem para seis pontos.

A+ / A-

Benfica, primeiro classificado do campeonato, e FC Porto, segundo colocado, a três pontos, defrontam-se, esta sexta-feira, no encontro de abertura da décima jornada, com a liderança isolada em jogo.

Os encarnados, que ainda não perderam em jogos oficiais, esta época, com 18 já disputados, tentam alargar a vantagem para seis pontos, perante um rival que não conseguem derrotar desde março de 2019.

Os portistas chega ao clássico no melhor momento da temporada, depois de cinco vitórias consecutivas. O Dragão é fortaleza para a equipa de Sérgio Conceição: quatro jogos no campeonato, quatro triunfos.

Em relação a ausências e regressos, Roger Schmidt tem todos os jogadores disponíveis, incluindo David Neres. O extremo brasileiro, que falhou os últimos quatro jogos do Benfica por lesão, está recuperado.

Sérgio Conceição tem contas um pouco mais complicadas pela frente: o capitão Pepe é baixa certa e ainda tem Galeno e João Mário em dúvida até à hora do jogo. Por outro lado, André Franco está recuperado.

Na conferência de imprensa de antevisão da partida, na véspera, o treinador do FC Porto assumiu a ambição de derrotar o Benfica, no entanto, salientou que "ninguém é campeão à décima jornada".

"Acredito que à décima jornada ninguém é campeão, independentemente do resultado, mas também percebemos que temos uma responsabilidade muito grande e que temos de ganhar o jogo. (...) Espera-se um jogo de Champions, de alto nível. Um jogo equilibrado. São as duas melhores equipas do campeonato. Espero que tudo corra pelo melhor, no sentido de haver espetáculo dentro de campo", destacou Sérgio Conceição.

Roger Schmidt empurrou a pressão para o lado do FC Porto, que, em casa, e na perseguição ao líder, tem maior responsabilidade.

"Se ganharmos, teremos seis pontos de vantagem. É uma oportunidade. Será um jogo tenso, ainda só estamos a um terço do campeonato e temos muito para jogar. Queremos mostrar a nossa qualidade, jogar bem e ganhar. Eles têm um pouco mais pressão por jogarem em casa e estarem a três pontos atrás, mas o que conta são os 90 minutos", realçou.

Em 251 jogos entre FC Porto e Benfica, o histórico sorri aos azuis e brancos, com 100 vitórias, contra 88 dos encarnados. Limitando as contas ao campeonato, são 70 vitórias para o Porto e 57 para o Benfica.

João Pinheiro é o árbitro da partida, com Tiago Martins como videoárbitro (VAR), desde a Cidade do Futebol. Os principais lances do jogo e a performance da equipa de arbitragem serão analisados, ao intervalo e após o apito final, pelo VAR Bola Branca, Paulo Pereira.

FC Porto e Benfica defrontam-se a partir das 20h15, no Estádio do Dragão, a contar para a jornada 10 da I Liga. Encontro com relato em direto na antena Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+