Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pedro Pereira

"Diogo Costa está pronto para ser decisivo na baliza de Portugal"

13 out, 2022 - 18:15 • José Barata

Pedro Pereira, treinador de guarda-redes que trabalhou com Diogo Costa na formação do FC Porto, explica os nervos de aço do jovem e admite que pode proporcionar um bom negócio.

A+ / A-

Pedro Pereira, treinador de guarda-redes que trabalhou com Diogo Costa nos escalões de formação, acredita que o titular da baliza do FC Porto pode ajudar Portugal no Mundial e proporcionar um bom negócio.

Em entrevista a Bola Branca, Pedro Pereira afirma que Diogo Costa pode ser uma mais-valia para a equipa das quinas no Mundial do Qatar, podendo superar, na luta pelo onze, a experiência de Rui Patrício.

"O Rui Patrício, que jogou as fases finais por Portugal, tem essa experiência de as ter feito, e essa vivência pode ser uma mais-valia em determinados momentos. Mas o Diogo Costa tem demonstrado jogo após jogo que é capaz de estar a esse nível e é capaz de competir a esse nível sem dúvida absolutamente nenhuma. Se a opção de Fernando Santos for a utilização do Diogo, ele está pronto para assumir esse desafio e ser, potencialmente, decisivo para Portugal", afirma o técnico.

Interesse de grandes clubes é "normal"


Pedro Pereira, que está atualmente a trabalhar no Al-Sadd do Qatar, viu a vitória (3-0) do FC Porto no terreno do Bayer Leverkusen da Liga dos Campeões. Diogo Costa brilhou, ao defender uma grande penalidade e ao fazer uma assistência para o golo inaugural de Galeno.

O treinador vê como "normal" o interesse dos grandes clubes da Europa, perante "o nível que apresenta" e a idade (23 anos) que Diogo Costa tem. Pedro Pereira acredita que o Porto pode fazer um bom negócio.

"Ele é um guarda-redes fiável, que é a melhor qualidade que um guarda-redes pode ter, juntamente com a credibilidade. Por isso, é normal que esses clubes olhem para ele como um potencial ativo e como um guarda-redes que pode dar rendimento às suas equipas. O FC Porto é exímio na forma como gere os seus ativos e, quando chegar o momento de uma possível transferência, saberá fazê-lo da melhor forma", considera.

Ainda sobre o jogo na Alemanha com o Leverkusen, Pedro Pereira admite que lhe dá "muito orgulho" ver Diogo jogar na equipa principal do FC Porto. Aquilo que o internacional português fez "foi apenas mais um passo" na sua caminhada e no crescimento que tem exibido.

"Ele tem crescido com muita humildade e com muito trabalho, e a forma como se apresenta em campo é fruto disso mesmo, porque sabe medir até onde pode ir. E todos os dias tem podido um pouquinho mais, e vai atingido um nível maior com bastante estabilidade e consistência."

Grande equilíbrio emocional desde jovem


Pedro Pereira revela que Diogo Costa era, desde o início, um jovem "muito estável e que cresceu de forma muito equilibrada". Na formação, sabia "transparecer essa calma e esse controlo" para dentro e fora de campo: "Os colegas sabiam que podiam contar sempre com ele."

Calma que lhe dá "mais discernimento para tomar decisões" que outros jovens, que, segundo Pedro Pereira, deixam-se levar pelas emoções.

"O Diogo tem um controlo muito grande a esse nível, é uma pessoa muito bem formada e que está de bem com ele mesmo. Ele está onde quer, onde sempre sonhou, e isso nota-se na forma como ele está, é uma pessoa feliz. Com o talento que tem, ainda o torna melhor guarda-redes", conclui.

Diogo Costa, de 23 anos, conquistou a titularidade na baliza do FC Porto na temporada passada. Esta época, leva 13 jogos disputados e também ganhou um lugar na seleção nacional. Em princípio, será convocado para o Mundial do Qatar, que se realiza em novembro e dezembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+