Tempo
|
A+ / A-

Famalicão desconhece existência de acusações ao treinador Miguel Afonso

29 set, 2022 - 14:57 • Redação

Jogadoras do Rio Ave, antigo clube do treinador, denunciam abusos sexuais de Miguel Afonso, noticia o "Público". Famalicão compromete-se a atuar, caso sejam confirmados os factos.

A+ / A-

O FC Famalicão informa, em comunicado, que desconhece a existência de "qualquer acusação ou denúncia às entidades competentes que recaia sobre o técnico Miguel Afonso".

O treinador é acusado de assédio de sexual por algumas jogadoras do Rio Ave, equipa que treinou na época 2020/21. O técnico, que treina agora a equipa feminina do Famalicão, terá trocado algumas mensagens íntimas com jogadoras com idade entre os 18 e os 20 anos, solicitando fotos e vídeos, segundo avança o "Público".

Contatado pelo jornal, Miguel Afonso, de 40 anos, recusou-se a comentar, dizendo apenas: "Não sei onde querem chegar com isso e que tipo de conversas são essas".

O FC Famalicão manifesta total "disponibilidade para colaborar com as entidades competentes, com o objetivo primordial de estabelecer a verdade dos acontecimentos".

O clube censura "qualquer forma de abuso e caso se venha a comprovar a existência de algum facto praticado pelo nosso treinador que atente ou tenha atentado na liberdade de alguma atleta tomará todas as providência ao seu alcance para as sancionar".

O Rio Ave também já reagiu em comunicado e demarca-se das acusações de assédio sexual a Miguel Afonso e informa que não deu seguimento ao caso, na altura em que a situação terá ocorrido, a pedido das próprias jogadoras.

Uma das atletas conta que partilhou a situação com os pais e que, depois de ter dado disso conhecimento ao treinador, começou a sentir-se prejudicada, acabando por não ser convocada para o primeiro jogo oficial da temporada e por ser relegada para os escalões de formação do Rio Ave.

Numa outra situação, escreve o jornal, o treinador foi confrontado pelo namorado de uma das jogadoras alvo destas mensagens, mas Miguel Afonso "disse tratar-se de uma brincadeira e pediu desculpas".

O Famalicão terá sido informado da situação depois de o contratar e defende agora que a questão está resolvida, mas não quis prestar declarações ao jornal.

O jornal refere, ainda, que a promoção de Miguel Afonso a um clube da I Liga feminina "deixou surpreendidas muitas jogadoras e outros agentes desportivos" que tiveram conhecimento da situação e acrescenta que a direção do Famalicão foi informada, mas "nada fez até ao momento".

Miguel Afonso começou a carreira de treinador no Bonitos de Amorim, em 2019/20, e rumou ao Rio Ave na época seguinte. Na temporada passada, orientou a Ovarense. Esta época, assumiu o comando do Famalicão.

Desde julho que os regulamentos da FPF preveem punições para os casos de assédio. Este é o primeiro caso do género a ser conhecido no país.

A Renascença sabe que o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol vai abrir um processo disciplinar. A FPF lembra que existem sanções específicas previstas no regulamento e um canal de denuncia para situações de assédio e outras.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+