Tempo
|
A+ / A-

FC Porto

Samuel Portugal tinha "todos os ingredientes" de guarda-redes de topo desde cedo

31 ago, 2022 - 19:45 • Inês Braga Sampaio

Henrique Neves, que treinou o brasileiro, de 28 anos, nos subs-23 do Portimonense, garante que o iminente reforço do FC Porto "está ao nível de um guarda-redes de topo nacional".

A+ / A-

Henrique Neves, que trabalhou com Samuel Portugal nos sub-23 do Portimonense, assinala que o iminente reforço do FC Porto deu desde o início sinais de ser guarda-redes talhado para altos voos na carreira.

Em entrevista à Renascença, o antigo treinador de guarda-redes dos sub-23 do Portimonense frisa que "sempre disse" que Samuel Portugal "era um guarda-redes que iria chegar a patamares" do nível do FC Porto.

"Aos 23 ou 24 anos, ele tinha todos os ingredientes de um guarda-redes já maduro", explica Henrique Neves, que detalha as qualidades que o levaram a prever um grande futuro para o guardião brasileiro, de 28 anos, e que o fazem acreditar que é um reforço de excelência para o Porto:

"[Samuel Portugal é] tecnicamente muito forte, acima da média, com excelente jogo de pés. Fortíssimo a nível psicológico, não vacila. Basta ver que, assim que entrou na baliza do Portimonense, não saiu, porque é muito forte física e psicologicamente, e tecnicamente muito dotado. Eu acho que ele está ao nível de um guarda-redes de topo nacional."

Esperar pela oportunidade. Seleção está ao alcance


Samuel Portugal vai ter a concorrência de Cláudio Ramos e do titular da baliza do FC Porto e da seleção nacional, Diogo Costa.

Na opinião de Henriques Neves, o FC Porto tem o problema resolvido se um dia optar por vender o internacional português, que também não se poderá distrair. Samuel Portugal sabe aproveitar as oportunidades, da mesma forma que sabe que poderá ter de esperar pelo momento certo.

"Vai ter de aguardar. Estamos a falar do guarda-redes da seleção, mas [Samuel] estará ao nível e fará com que o Diogo Costa nunca possa adormecer. Aos 28 anos ainda se é uma criança numa baliza, o Dino Zoff foi campeão do mundo com 40. Por isso, [Samuel] tem mais de uma década, ainda, para mostrar o seu valor. O Porto poderá vender o Diogo costa. Ele é a pessoa adequada para o substituir", garante.

Henrique Neves assegura que, tal como aconteceu no Portimonense, se Samuel tiver uma oportunidade, "estará preparado, com certeza".

O antigo treinador de guarda-redes dos sub-23 do Portimonense augura, inclusive, patamares ainda "mais elevados" para Samuel Portugal, que "sem dúvida" que poderá sonhar com a seleção brasileira, no futuro.

Portimonense sem garantias de substituto à altura


O Portimonense fica sem o guarda-redes totalista das quatro primeiras jornadas. Samuel Portugal, que tem impressionado desde a temporada passada, sofreu apenas dois golos, neste início de época.

Henrique Neves reconhece que os algarvios, "que se precaveram com os guarda-redes que têm neste momento", poderão ter algumas dificuldades em substituir o brasileiro, pois ninguém no plantel está à altura.

"Se [os guarda-redes que ficam no plantel] darão a mesma garantia de qualidade que o Samuel Portugal, tenho algumas dúvidas, mas não quer dizer que não possa surgir outro Samuel. Neste momento, penso que ainda estão alguns patamares abaixo. Mas o mercado dirá, o Portimoense tem outros tipos de mercados onde pode ir buscar atletas", atenta.

Samuel Portugal vai ser guarda-redes do FC Porto, segundo "O Jogo", a troco de quatro milhões de euros. O Portimonense fica com 10% do passe do brasileiro, de 28 anos, que assinará contrato de cinco temporadas com os dragões e ficará com cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+