Tempo
|
A+ / A-

I Liga

Jorge Costa: "Porto não seria o que é sem Sérgio Conceição"

24 mai, 2022 - 10:20 • José Barata , Eduardo Soares da Silva

Glória do FC Porto espera que o clube acompanhe o nível de exigência de Sérgio Conceição, mas não censura eventual ambição de mudar de clube.

A+ / A-

O Porto não teria o mesmo sucesso com um outro treinador e os mesmos jogadores.

O antigo capitão do FC Porto, Jorge Costa, oito vezes campeão pelos portistas e vencedor da Liga dos Campeões, Taça UEFA e Taça Intercontinental pelo emblema azul e branco, em entrevista a Bola Branca, atribui a Sérgio Conceição a responsabilidade pela época do Porto, uma época de dobradinha.

"O Otávio, Pepe, Diogo Costa, Vitinha poderiam estar no mesmo plantel e no mesmo contexto, mas são uma coisa com o Sérgio e seriam completamente diferentes sem o Sérgio. O que o Sérgio fez nenhum outro treinador teria capacidade de fazer igual", começa por dizer.

O atual treinador, neste momento sem clube, diz que Sérgio Conceição é o grande responsável pela temporada do FC Porto.

"Entre todos os que foram importantes e decisivos nestas conquistas, e sei do que falo, o grande responsável é o Sérgio Conceição. Com as mesmas pessoas, o FC Porto não seria o que é sem a competência e acima de tudo a exigência do Sérgio Conceição", atira.

O Porto caiu nos oitavos de final da Liga Europa frente ao Lyon. Jorge Costa assume que "a nível europeu poderia ser feito algo mais, mas esta época é de sonho. Não há nada a apontar nas conquistas nacionais e com uma concorrência forte. É uma época muito acima do que era desejável".

Salto na carreira não é condenável

Sérgio Conceição tem sido associado à saída do FC Porto e já foi mesmo ligado ao cargo no Paris Saint-Germain. Um possível salto na carreira não deve ser condenado pelos adeptos.

"Também tem essa ambição natural que não se pode condenar. É um treinador desejado por essa Europa fora. É normal que surjam interessados e haja propostas, mas não irão afetar o Sérgio porque ele está habituado a esse tipo de coisas", atira.

Ainda assim, Jorge Costa espera que o Porto acompanhe a ambição do técnico: "Ele é portista, trabalha de corpo e alma no Porto e tem o nível de exigência como poucos. Se o clube acompanhar o nível de exigência dele, o Sérgio terá o treinador do Porto por muitos mais anos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+