Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FC Porto

Diogo Boa Alma: "Zaidu respondeu bem a Wendell e à desconfiança dos adeptos"

10 mai, 2022 - 12:45 • Luís Aresta

Antigo diretor desportivo do Santa Clara classifica época do lateral-esquerdo nigeriano como "extremamente positiva" e acredita na chamada de Fábio Cardoso à seleção nacional.

A+ / A-

As lágrimas de Zaidu Sanusi, em pleno relvado da Luz, depois de ter marcado ao Benfica o golo com que o FC Porto carimbou a conquista do título, não passaram despercebidas a Diogo Boa Alma.

Foi o antigo diretor desportivo do Santa Clara que acompanhou, no verão de 2019, a chegada aos Açores de um jovem jogador nigeriano, contratado ao Mirandela, que, na altura, não era mais do que um desconhecido da generalidade dos adeptos do futebol em Portugal.

Zaidu só esteve uma época no Santa Clara, acabando por rumar ao FC Porto, onde se prepara para concluir a segunda temporada de dragão ao peito, com golos (três) e com títulos. No sábado, irá erguer, pela primeira vez, o troféu de campeão nacional. A 22 de maio, tem possibilidade de voltar a festejar na final da Taça de Portugal, diante do Tondela. Tudo isto, numa época com um arranque hesitante para o defesa nigeriano.

Em entrevista à Renascença, Diogo Boa Alma classifica a época de Zaidu pelo FC Porto como "extremamente positiva" e destaca a forma como o lateral-esquerdo nigeriano superou a desconfiança e a concorrência.

"De facto, no início, houve alguma desconfiança por parte dos adeptos, porque o treinador mostrou bem, ao longo destas duas temporadas, a confiança que tem no Zaidu. E ele, como sempre, a mostrar a sua capacidade, a sua resiliência. Apesar da contratação do Wendell, a verdade é que o Zaidu acabou por ser muito importante na época do Porto, a jogar a maior parte dos jogos e, sobretudo, os mais decisivos", constata o antigo diretor desportivo do Santa Clara.

O defesa internacional nigeriano, de 24 anos, tem contrato de longa duração com o FC Porto, até 30 de junho de 2027. A cláusula de rescisão está fixada em 50 milhões de euros. Diogo Boa Alma está convicto de que Zaidu Sanusi é para manter no plantel do novo campeão nacional.

"De certeza absoluta, até fazendo fé na continuidade de Sérgio Conceição, que tem contrato e foi falado isso mesmo com o presidente do Porto. Acredito que será um dos indiscutíveis para o treinador", declara.

Fábio Cardoso pode sonhar com a seleção


Diogo Boa Alma admite a chamada do portista Fábio Cardoso, também ex-Santa Clara, à seleção nacional, numa altura em que Fernando Santos tem Rúben Dias em dúvida para os próximos compromissos:

"Acredito que sim, [Fábio Cardoso] foi jogando bastante. É claro que a dupla titular foi composta por Pepe e Mbemba, mas sempre que foi chamado correspondeu. É um dos bons centrais que Portugal tem, numa posição que, se calhar, é a mais carenciada da nossa seleção. O Fábio perfila-se, naturalmente, para ser chamado. Seja agora ou um pouco mais à frente, não tenho dúvidas de que acabará por ser chamado à seleção."

O central do Manchester City contraiu uma lesão muscular e pode não recuperar a tempo de, em junho, estar apto para os jogos da Liga das Nações, diante de Espanha, Suíça e República Checa. Fábio Cardoso espeita a oportunidade e pode ouvir o seu nome na lista de convocados que o selecionador nacional irá anunciar a 20 de maio.

Diogo Boa Alma encontra-se sem clube, depois de, há poucas semanas, ter deixado o cargo de diretor desportivo do Vitória de Guimarães.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+