Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sérgio Conceição

O super importante Díaz saiu do FC Porto. "Agora é bola para a frente"

05 fev, 2022 - 12:06 • Redação

O treinador do FC Porto voltou a falar dos movimentos de mercado e a salientar a relevância dos jogadores que saíram. Sem se referir aos erros de planeamento, a que aludiu no final do jogo com o Marítimo, Sérgio Conceição ajusta discurso sobre os objetivos a atingir.

A+ / A-

Sérgio Conceição procurou arrumar o assunto após a primeira investida, na conferência de imprensa, mas acabou por falar do mercado de transferência e fazer uma espécie de balanço do FC Porto.

O treinador não reforçou a abordagem que teve ao tema, após o jogo com o Marítimo, em que falou de "falta de planeamento".

Assinala, no entanto, que, por agora, entre o deve e o haver, o plantel está deficitário. A começar pelo peso que Luis Díaz tinha na equipa. Sérgio diz que o Porto perdeu o melhor jogador do campeonato de há duas épocas (Corona), o melhor da época passada (Sérgio Oliveira) e o melhor desta época (Luis Díaz).

"Reformular objetivos [ideia que expressou após o jogo com o Marítimo] tem a ver com a saída de três jogadores importantes. Tem a ver com a qualidade dos jogadores. Em termos de qualidade é inequívoco que o Luis Díaz estava a ser peça super importante. O Sérgio Oliveira estava a ser menos utilizado, mas quando contribuía era jogador de peso dentro e fora de campo. O Corona, mesmo não estando tão bem este ano, era um jogador que nos dava algo no balneário e na abordagem ao jogo", avalia.

Rúben Semedo "vem com uns quilos a mais"

O plantel foi reabastecido com Rúben Semedo, Eustáquio e Galeno. Três reforços de qualidade, define o treinador, mas a necessitar de adaptação.

"Chegaram três reforços e vamos trabalha-los da melhor forma para que sejam reforços. Mesmo sendo mais difícil, vamos tentar atingir os objetivos", recoloca a agulha.

Numa avaliação individual aos três reforços, Sérgio diz que Rúben Semedo "vem com uns quilos a mais", Eustáquio "fez um treino" e Galeno "não veio a 100%, em termos físicos".

Sobre o extremo contratado ao Braga, que tem a responsabilidade de suceder a Luis Díaz, havia a curiosidade de saber o que o treinador identifica nele para o resgatar, depois de o ter dispensado, quando ele pertencia aos quadros do FC Porto.

"O Galeno esteve connosco numa fase inicial da sua carreira. Para o lugar do Galeno tínhamos jogadores que, naquele momento, davam resposta mais rápida e mais capaz. Teve a sua evolução natural, cresceu e acho que tem aquilo que é necessário para nos ajudar", explica.

Para rematar o tema "mercado", Sérgio Conceição recorreu a uma expressão do futebolês, com a clara intenção de colocar um ponto final no assunto: "Agora é bola para a frente".

Em Arouca sem pensar no Sporting

O FC Porto visita o terreno do Arouca, este domingo, antes de receber o Sporting, segundo classificado, na sexta-feira, dia 11 de fevereiro, num jogo que pode ser decisivo nas contas do título.

Uribe, João Mário e Bruno Costa têm quatro amarelos na Liga e estão em risco para o jogo com os leões. Sérgio Conceição assegura que não fará gestão dos cartões, mas deixa antever que, pelo menos, Uribe não será opção inicial.

"Vou olhar para este como o jogo mais importante, mas estamos atentos às viagens que os jogadores tiveram, o tempo de treino. Foi gerir dessa forma, mas não a pensar no jogo a seguir", garante.

Dos três atletas em risco, João Mário e Bruno Costa estiveram sempre com o grupo nas últimas semanas. Uribe esteve ao serviço da seleção da Colômbia, falhou o jogo com o Marítimo e só regressou ao Olival na sexta-feira.

Sérgio Conceição trata de relevar a importância do desafio com o Arouca e recorda que a equipa de Armando Evangelista "conquistou quatro pontos nas duas últimas jornadas". "É uma deslocação difícil. Cabe-nos a nós olharmos para o jogo como mais uma final", determina.

Wilson Manafá é o único jogador indisponível, devido a lesão, para a partida de domingo. O Arouca-FC Porto está agendado para as 18h00. Relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+