Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

I Liga

Clayton: "FC Porto tem todas as condições para ser campeão"

17 jan, 2022 - 18:15 • José Barata

O antigo jogador do Porto considera que a equipa de Sérgio Conceição tem caminho aberto para o título, mas avisa que Sporting e Benfica vão dar luta até ao final.

A+ / A-

Clayton Cruz, antigo jogador do FC Porto e Sporting, acredita que os dragões têm todas as condições para serem campeões, na presente temporada, ainda não exclui o Benfica das contas e antevê uma luta a três pela conquista do campeonato.

"Ainda falta muito campeonato e penso que o Benfica está vivo e tem de ser colocado na luta pelo título, assim como o Sporting, que está muito equilibrado como foi na época passada e é o atual campeão. Vai ser uma luta a três até ao final, mas penso que o Porto tem tudo para ser campeão porque está na frente da classificação e só depende de si", considera, a Bola Branca.

Ao cabo das primeiras 18 jornadas, o FC Porto lidera o campeonato com três pontos de vantagem para o Sporting e nove em relação ao Benfica.

Na noite de domingo, no Jamor, Evanilson marcou o primeiro “hat-trick” da sua carreira no futebol profissional. Clayton conhece bem Evanilson desde os tempos do Fluminense e destaca o profissionalismo do jogador que chegou com mérito à equipa principal depois de uma travessia na equipa B.

"O Evanilson portou-se muito bem com a situação de ter ido para a equipa B, teve um comportamento profissional, trabalhou bem e mostrou serviço, e por mérito está na equipa principal onde tem demonstrado o seu valor. Eu acho que ele é um grande avançado, porque é móvel, ele tem tanta presença na área como sai para buscar jogo e finaliza muito bem. É um avançado que tem cheiro de golo, e pode-se esperar muito dele, porque tem ajudado e vai ainda ajudar muito o FC Porto", antevê.

Mérito para Sérgio Conceição

Frente à Belenenses SAD, com o triunfo por 4-1, o Porto somou a 13ª vitória seguida na I Liga, registando o segundo melhor ataque com 48 golos. Na era Sérgio Conceição, 48 golos em 18 jogos só em 2017/18. É o melhor registo deste século mesmo à frente do Porto de Mourinho, onde alinhou Clayton. O antigo jogador, hoje com 46 anos, acha que a feição atacante do Porto deve-se a Sérgio Conceição.

"Eu sempre elogiei o Sérgio pela paixão que tem pelo clube, mas também pela forma de jogar. Ele prefere colocar a jogar jogadores móveis, com maior qualidade e habilidade e com um poderio ofensivo muito grande", começa por atirar.

"A equipa está montada para atacar muito, defende bem, mas tem muita qualidade de ataque. O facto de ter a bola muito tempo no meio-campo adversário e próxima da área do adversário, vai ter menos problemas defensivos e automaticamente aumenta a hipóteses de golos. E quando há qualidade na equipa, há sempre a possibilidade de haver muitos golos e é isso que vai acontecer ao longo da época", continua.

O Porto continua a render mesmo com as saídas de Sérgio Oliveira e Corona. Clayton vê um plantel equilibrado e de qualidade que não se ressentiu com o mercado.

"Penso que o plantel está bem equilibrado, porque os jogadores cumprem outras funções. E mesmo com as saídas de Corona e Sérgio Oliveira, dois jogadores de peso na equipa, não vai causar transtorno porque o plantel é muito bom, e quem tem jogado tem dado conta do recado, e penso que o Porto não vai ter problemas em se manter na luta pelo título", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+