Tempo
|
A+ / A-

José Fernando Rio: "FC Porto tem de vender em janeiro"

05 jan, 2022 - 13:52 • Sílvio Vieira

Apesar de estar vendedor, Porto terá de contratar um central, defende o candidato às últimas eleições do clube. A avaliação a Rúben Semedo. Porto precisa de liquidez, reforça.

A+ / A-
José Fernando Rio acredita que o FC Porto tem de vender jogadores em janeiro para equilibrar as contas. Em entrevista à Renascença, o candidato às últimas eleições do FC Porto, que conquistou cerca de 26% dos votos, não vê outra saída. " O Porto tem falta de liquidez e precisa de dinheiro rapidamente para cumprir alguns compromissos", observa.

"O Porto vai ter de vender alguns jogadores neste mercado de janeiro. Fez menos pontos do que esperava na Liga dos Campeões, não se apurou para os oitavos de final e vai receber menos dinheiro da UEFA. Acho que vai ter de vender alguns jogadores, mas espero que não venda jogadores nucleares", acrescenta.

Sem querer apontar nomes transferíveis, que signifiquem encaixa significativo, porque não querer interferir nessa gestão ou criar qualquer tipo de instabilidade, José Fernando Rio admite que "há jogador que já foram muito importantes e que hoje têm um papel mais secundário". "Poderia haver hipótese de jogadores de qualidade, experientes, permitirem ao Porto realizar mais-valias", admite.

"Corona era uma boa hipótese", até porque está em fim de contrato, mas com a necessidade de chamar o mexicano à titularidade na lateral-direita, fruto das ausências de João Mário, Manafá e Nanu, Rio pensa que essa deixa de ser uma possibilidade.

Reforço do eixo central. A mais-valia e o risco a envolverem Rúben Semedo

Apesar de considerar que o Porto estará vendedor e não comprador no mercado de janeiro, o candidato derrotado por Pinto da Costa nas últimas eleições aponta a necessidade da contratação de um central.

Rúben Semedo está a ser negociado com o Olympiacos, "desportivamente seria uma mais-valia", mas José Fernando Rio tem dúvidas sobre se os problemas, de conhecimento público, da vida de pessoal do central poder fazer de Rúben Semedo um jogador que não está à altura da exigência do FC Porto.

Independentemente do ser Rúben Semedo, ou outro jogador, o empresário portuense manifesta insatisfação pelo facto de a administração da SAD não ter precavido o problema que o clube está a sentir no eixo da defesa.

Pepe tem 38 anos, Marcano tem 34, ambos têm sido condicionados por lesões, Mbemba está em fim de contrato e há Fábio Cardoso, "que está a corresponder àquilo que esperava". Rio entende que o Porto "já devia ter iniciado a renovação" e recorda que Pinto da Costa chegou a dizer que teve a possibilidade de contratar Lucas Veríssimo, um jogador que, na sua opinião, poderia ter contribuído para o arranque dessa regeneração do setor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+